Thermas dos Laranjais é o segundo parque mais visitado do mundo, segundo Themed Entertainment Association

De acordo com dados divulgados pelo Themed Entertainment Association (TEA/AECOM), o parque de Olímpia só foi superado pelo chinês Chimelong e ficou à frente dos parques da Disney nos Estados Unidos

Vista aérea do parque aquático Thermas dos Laranjais, em Olímpia, no interior paulista
Embora, neste ano, a Themed Entertainment Association (TEA/AECOM) não tenha publicado o ranking mundial dos parques aquáticos, ao se comparar os números dos primeiros colocados de cada continente, o Parque Aquático Thermas dos Laranjais, localizado em Olímpia, aparece como o segundo mais visitado do mundo. Só foi superado pelo parque chinês, Chimelong Water Park.

No ranking da América Latina, o parque olimpiense permanece na primeira posição há vários anos e outros cinco parques brasileiros também entraram no ranking entre os 10 mais visitados em 2020.

Motivo de orgulho para toda a diretoria, associados, população de Olímpia e também para os milhões de pessoas que já visitaram o Thermas, a notícia foi recebida com entusiasmo. “Ficamos muito felizes em alcançar a inédita segunda posição mundial pelos dados da TEA/AECOM, apesar de termos vivido um ano extremamente desafiador, em função da pandemia. Mantivemos a posição de parque mais visitado na América Latina, mas chama a atenção que entre os dez parques aquáticos mais visitados, temos seis parques brasileiros, o que mostra a potência do Brasil no turismo”, comemoraram o empresário Benito Benatti, e o arquiteto Jorge Noronha, presidente e vice-presidente do Thermas dos Laranjais, respectivamente.

OS NÚMEROS DA TEA/AECOM - Pelos dados da organização, que publica o índex dos mais visitados do mundo desde 2012, o Thermas dos Laranjais recebeu em 2020 quase um milhão de turistas (922,500), mesmo tendo ficado sem funcionar por vários meses em razão da pandemia. O parque chinês conseguiu chegar a 1,5 milhão. Em 2019, o Thermas chegou a 1,8 milhão e o Chimelong 3 milhões.

No ranking do continente América do Norte, em 2020, figuram nas primeiras duas colocações os parques da Disney, que tiveram números de visitantes inferior ao Thermas dos Laranjais.

Na Europa, Oriente Médio e África, os dois parques mais visitados foram o Therme Erding da Alemanha, com 750 mil, e o Aquaventure Water Park, de Dubai, que recebeu 600 mil turistas.

Na Ásia, o Chimelong Water Park, em Guangshou na China, foi visitado por 1,5 milhão de pessoas em 2020, superando o Thermas.

PROJETO DE UM NOVO THERMAS DOS LARANJAIS - Essa posição de liderança é um incentivo para o parque continuar crescendo para se concretizar o projeto de um Novo Thermas dos Laranjais, com o aproveitamento da nova área adquirida de 76 hectares. O parque, que tem mais de 100 mil metros quadrados de área, está em plena expansão, com a estratégia de lançar pelo menos uma grande atração por ano.

Este ano, foi feita a ampliação no Play Kids, atração com reproduções dos brinquedos do parque, mas em tamanho para criança pequena; a ampliação do Rio Lento, uma atração em que desce um rio com uma leve corredeira em cima de uma boia; e do Lendário, um conjunto toboáguas com temática folclórica. Além disso, se tudo ocorrer conforme o planejado, ainda este ano o parque iniciará as obras do clube social que será um lugar de lazer para nossos associados, com campo de futebol, quadra de tênis, poliesportivas, academia, lago, quiosque para churrasco e piscinas.

Famoso pelas águas naturalmente quentes do Aquífero Guarani, o Thermas dos Laranjais atrai turistas de várias regiões do Brasil, especialmente dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás. São mais de 50 atrações para todas as idades e muitas delas exclusivas, como a maior montanha-russa aquática do país, o maior complexo de toboáguas radicais do Brasil e a única pista de surf 180° do mundo.

Além dos brinquedos radicais, o Thermas também conta com uma série de alternativas para quem procura por tranquilidade. As praias artificiais, ofurôs, piscinas de ressurgência e hidromassagem e áreas exclusivas para as crianças, como um parque aquático com as principais atrações em miniatura, estão na lista das áreas mais procuradas pelos turistas.

Onde se hospedar - A cidade de Olímpia conta com uma rede hoteleira com cerca de 20 mil leitos. No site do parque Thermas dos Laranjais está disponível a lista de hotéis cadastrados na Associação Olimpiense de Hotéis, Pousadas, Resorts, Bares e Restaurantes (AOHPBR).

Local e horário de funcionamento - O parque fica na Avenida do Folclore, 1.543, Jardim Santa Ifigênia, em Olímpia (SP) e funciona nas segundas-feiras, das 9h às 20h, e de terça-feira a domingo, das 8h às 20h. O parque está há 30 minutos do aeroporto de São José do Rio Preto, onde há translado diário para Olímpia, e próximo as principais rodovias do interior do estado. Também é possível chegar ao parque de ônibus, saindo do Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo, pela empresa de transportes Danubio Azul, a única que oferece passagem direta para Olímpia todos os dias da semana.