Aplicativo é a aposta da MobLee para dobrar de tamanho em 2017

Startup que já desenvolveu apps para mais de 500 eventos no Brasil, América Latina, Europa e Ásia se prepara para crescer mais de 100% neste ano, impulsionada por investimento milionário.


Como um aplicativo para celular pode ajudar a gerar engajamento para quem participa de eventos corporativos? Para os fundadores da MobLee, startup com sede em Florianópolis e que se tornou referência nacional para apps voltados a eventos, é preciso transformar o aplicativo numa plataforma de informações, simples e interativa, que sirva como um guia móvel para os participantes.

Foi assim que, nos últimos anos, a empresa tem crescido ao desenvolver apps para grandes eventos: desde o modelo white label, para feiras setoriais, ou para empresas que realizam eventos internos ou abertos ao público. Ao todo, foram mais de 500 eventos, dos mais diversos portes, no Brasil, América Latina, Europa e Ásia que utilizaram soluções desenvolvidas pela MobLee. Entre os clientes, estão a Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP), Endeavor Brasil, BM&F Bovespa, Bradesco, Sebrae, Magazine Luiza e empresas de tecnologia de diversos portes, como Salesforce, Zendesk e Resultados Digitais.

Criada em 2011, a startup começou desenvolvendo aplicações mobile. Um dos focos, mas não o único, era o mercado de eventos: o primeiro trabalho foi em 2012, para um encontro de estudantes de design. Em parceria com a Reed Exhibitions Alcantara Machado, maior promotora de feiras no Brasil, a mobLee desenvolveu mais de 20 apps nos primeiros anos de atividade. Após participar, em 2014, do programa de capacitação Startup SC e obter os primeiros investimentos anjo, os sócios focaram exclusivamente no mercado de feiras, congressos e eventos corporativos. Neste período, o mercado de smartphones se consolidou no Brasil, criando as condições necessárias para a maturidade deste serviço.

Liderada hoje pelo CEO André Rodrigues e pelo CTO Glauco Neves, a mobLee cresceu 121% no número de eventos que utilizou sua plataforma em 2016 e deve manter o ritmo acelerado neste ano. Entre janeiro e abril, a empresa dobrou o número de colaboradores - hoje são 30, com perspectiva de fechar o ano com 50 pessoas. Um dos impulsos para este crescimento acelerado é o aporte de R$ 3 milhões recebido no início de 2017 pela gestora de fundos de venture capital Bzplan. Os recursos serão utilizados para investimentos no crescimento do time, na área de Customer Success e em processos de marketing e vendas.

“Estamos no melhor momento de maturidade para este mercado. O setor de eventos corporativos, mesmo com a recessão econômica, é fundamental para que marcas e empresas continuem gerando negócios e nossos aplicativos funcionam como um upgrade não só de tecnologia mas também de engajamento para quem participa de feiras e congressos”, define Rodrigues.

Um exemplo é o aplicativo desenvolvido para os eventos internos do Magazine Luiza. A gigante varejista procurava novas ferramentas que pudessem ajudar a aumentar ainda mais a interação nestes eventos. Ao desenvolver um app multieventos para o cliente, a solução da MobLee ajudou a empresa a criar um canal unificado para centralizar as informações geradas em diferentes encontros – #FocanaVenda, Magalu e Gestores e Lideranças - além de promover a interação e a participação dos colaboradores em tempo real.

Na visão dos investidores, a MobLee caminha para se tornar uma referência para empresas que buscam gerar negócios por meio do marketing offline. “Este mercado, de investimentos em mídia offline, vem decrescendo pela falta de indicadores de retorno real. As soluções da MobLee vêm no caminho inverso, criando oportunidades mensuráveis de negócios”, aponta Marcelo Wolowski, sócio da Bzplan.


Fonte: Assessoria