Canais
Feiras
publicado em 24 de julho de 2017 - 10h54

O mercado de eventos e quatro itens que são indispensáveis em sua realização

O segmento de eventos, incluindo feiras e congressos, é considerado a principal ferramenta do setor de live marketing e correspondem a 77% das ações promocionais realizadas pelas empresas.

Da Redação

 Armando Zogbi diretor presidente do Intev
O Brasil já se estabeleceu como sede de grandes eventos, sejam eles nacionais ou internacionais. Depois da realização de dois grandes eventos esportivos no Brasil, Copa do Mundo e Olimpíadas, a era dos megaeventos vai demorar a voltar por aqui. Por outro lado, o atual momento da economia está fazendo crescer a demanda de eventos menores, ao invés de grandes produções.

Para Armando Zogbi, diretor presidente do Instituto Tecnológico de Eventos (Intev), seja qual for o porto do evento, as empresas organizadoras precisam oferecer serviços inovadores, que transmitam confiança e segurança. Ele destaca quatro itens indispensáveis na hora de realizar de um evento, vejam quais são:

1 – Inovação: nos últimos 12 meses, podemos perceber o crescente uso de novas tecnologias para planejar e maximizar a experiência dos participantes em diversos tipos de eventos. A atualização de recursos tecnológicos deverá, cada vez mais, ser utilizada para criar experiências surpreendentes e únicas aos participantes, com uma boa dose de emoção. Explorar o conceito de live marketing ou marketing de experiência com tecnologia, além de criar impacto positivo, gera valor para marcas e consumidores.

2 – Qualidade: na área de eventos, as pequenas e médias empresas correspondem a 90% do mercado. A maioria dessas empresas é administrada por seus proprietários e, como prestadoras de serviços, seu grande capital é humano. Assim, a qualidade está ligada aos seus equipamentos e produtos, mas principalmente aos serviços prestados. Neste contexto, é desejável que o empreendedor tenha iniciativa para identificar oportunidades. Além de posicionamento focado na ética e transparência, transmitindo essas qualidades para os demais colaboradores e confiança aos clientes.

3 – Segurança: eventos precisam ser bem estruturados. Para isso, além de um ótimo planejamento, alguns cuidados e medidas de segurança obrigatórios pela legislação são fundamentais. É importante chamar a atenção para um item que vem sendo cada vez mais exigido e utilizado por eventos bem planejados: o Seguro para Eventos, que conta com o Projeto de Lei Complementar (PLP) 1/2015 em tramitação na Câmara dos Deputados. A lei institui seguro obrigatório de responsabilidade civil das empresas, dos proprietários e dos promotores ou organizadores de eventos. Atualmente, dispomos de seguros completos, personalizados e de fácil contratação para diversos tipos de eventos, com várias coberturas que vão do início ao fim do evento, tanto para o segurado como para terceiros, com custos bem acessíveis.

4 – Sustentabilidade: o mercado de eventos vem se ajustando cada vez mais ao tema da sustentabilidade. Uma boa atuação neste sentido agrega valor para a empresa e a posiciona em um patamar admirável, tanto pelo mercado como pelos potenciais patrocinadores. As ações devem estar alinhadas com as modalidades de sustentabilidade Ambiental, Social e Econômica. Na sustentabilidade ambiental, o intuito é a redução dos impactos ao meioambiente, utilizando estratégias tais como neutralização de carbono, coleta seletiva, reciclagem, divulgação por meios digital, materiais ecológicos, utilização de energias limpas entre outras ações. Já a sustentabilidade social pode ser trabalhada com um conjunto de ações que visem a inclusão, como acesso aos eventos para participantes de baixa renda e oportunidades aos prestadores de serviços e mão-de-obra especializada. Temos ainda a sustentabilidade econômica, que visa um desenvolvimento estável. E em tempos de escassez de recursos econômicos, torna-se necessária para a sobrevivência de uma empresa.

Zogbi e o INTEV estão entre os expositores da Brazil Promotion – Live Marketing and Retail, que acontece entre os dias 1º e 3 de agosto, em São Paulo. A feira reunirá mais de 200 empresas, com as principais novidades e lançamentos em ações, produtos e serviços promocionais, brindes corporativos, soluções para o merchandising no ponto de venda e eventos, entre outros.

Veja também:

19/07/2018
Festuris anuncia nova marca
Os números da edição 29 revelam impacto econômico de 280 milhões com mais de 9 mil visitantes.
19/07/2018
Espaço Luxury abre inscrições para buyers na segunda-feira, dia 23
Sucesso absoluto, o espaço já está 100% comercializado e terá um espaço três vezes maior que a edição de 2017.
17/07/2018
Equipotel reforça a importância da hospitalidade
Feira apresenta soluções diversas para meios de hospedagem encantarem seus clientes.
14/07/2018
Francal acontece em momento estratégico para o setor calçadista
A produção nacional de calçados deve aumentar 0,7% em 2018, segundo projeções do IEMI Inteligência de Mercado.
Newsletter
Receba as novidades