Canais
Tecnologia para Eventos
publicado em 17 de setembro de 2021 -  7h36

Adaptando fluxos de trabalho de transmissão para o espaço de exposição

Adaptando fluxos de trabalho de transmissão para o espaço de exposição Ricardo Montesa, CEO da fornecedora de gráficos 3D para transmissões, Brainstorm , acredita que a indústria de eventos está mais sintonizada com a indústria de broadcasting e tira algumas lições que a indústria de eventos pode aprender com isso.

Da Redação


 Ricardo Montesa - CEO da Brainstorm
Ricardo Montesa, CEO da fornecedora de gráficos 3D para transmissões, Brainstorm , acredita que a indústria de eventos está mais sintonizada com a indústria de broadcasting e tira algumas lições que a indústria de eventos pode aprender com isso.

Um dos temas constantes dos últimos anos tem sido um aumento constante na complexidade dos eventos ao vivo. A introdução de novas tecnologias e o aumento das expectativas em nome dos organizadores da exposição e do público fizeram com que a lista de equipamentos de exposições e eventos corporativos de alto nível agora rivalizasse com a de um estúdio de transmissão .

Com um uso cada vez maior de câmeras, mixers, sinais, áudio, luzes, gráficos e RA (Realidade Aumentada), eventos ao vivo cada vez mais se assemelham a programas de transmissão. Na verdade, eles têm muito em comum com eles. Ambos são construídos em torno do conceito de lista de reprodução e eventos que acontecem em uma sequência cuidadosamente coreografada. Há uma programação e uma série de itens que precisam ocorrer sob demanda, geralmente exigindo o tempo exato de partes separadas do fluxo de trabalho.

Esta é uma das razões pelas quais os eventos ao vivo estão se voltando cada vez mais para o setor de broadcast, tanto para equipamentos quanto para construir workflows. A Broadcast tem uma herança de décadas em que garante que seu equipamento funcione de maneira à prova de balas para garantir que nunca haja nenhuma interrrupção, e está acostumada a criar fluxos de trabalho com redundância múltipla para ter certeza absoluta disso. Nos últimos anos, ele também se tornou mais acessível. O movimento em direção à produção IP em toda a indústria ajudou a democratizar o acesso à tecnologia, tornando possível construir um fluxo de trabalho de vídeo de alta qualidade sem usar um único componente SDI. Isso levou à possibilidade de reaproveitar o mesmo equipamento em todo o setor de exposições e está resultando em uma redução nos custos e, por sua vez, na expansão das opções.

Uma das mais novas tecnologias de crossover são os gráficos. Avanços recentes na arquitetura de software e poder de processamento bruto, especialmente com uma nova geração de GPUs especializadas, significaram que toda uma nova gama de opções gráficas inicialmente desenvolvidas ou derivadas do mercado de transmissão estão disponíveis para os setores de exibição e corporativo. Isso também aconteceu na hora certa, já que tanto o público pessoal quanto o virtual se cansam das reuniões do Zoom e de presenças virtuais anódinas.

Pacotes como o Edison PRO, por exemplo, e outros produtos baseados em modelos, como AstonElections do Brainstorm, redefiniram a facilidade de uso. O resultado é que gráficos baseados em dados, tecnologia virtual e opções de RA agora estão disponíveis em pacotes econômicos que não implicam em nenhuma perda de qualidade de imagem e não precisam de conjuntos de habilidades especializadas para operar.

Ao usar a operação de arrastar e soltar, por exemplo, o Edison pode ser usado por qualquer pessoa e permite que os usuários aprimorem sua fala e narrativa com gráficos 3D em tempo real e outros recursos visuais, bem como se incluam na apresentação. Tudo o que eles precisam como ponto de partida é um arquivo PowerPoint ou PDF.

Ele representa uma nova categoria de ferramentas gráficas que oferecem qualidade de ponta a preços competitivos. Essas ferramentas vêm com uma biblioteca de modelos predefinidos, cenas, móveis, ponteiros, telas e outros objetos para preencher a cena, com alguns até oferecendo uma série de modelos interativos para questionários e enquetes para personalizar ainda mais um evento. O Edison, por exemplo, também é totalmente compatível com o Unreal Engine, permitindo que as cenas fotorrealistas do Unreal sejam usadas como fundos 3D para uma apresentação, aprimorando a aparência de suas apresentações.

O resultado é que a tecnologia de set virtual que se tornou uma parte onipresente da indústria de transmissão nos últimos anos agora pode ser facilmente implantada em eventos ao vivo. Ele aprimora apresentações que ocorrem no local para um público por meio de telas grandes e aumenta seu impacto quando transmitido ou transmitido, permitindo que os organizadores de eventos produzam eventos melhores e mais visualmente atraentes que ajudam a aumentar o público em um mercado cada vez mais competitivo.

_________________________________________________

PUBLICADO SOB LICENÇA MASH MEDIA. EXHIBITION WORLD DIGITAL. DIREITOS RESERVADOS. TEXTO ORIGINAL EM INGLÊS ESTÁ EM WWW.EXHIBITIONWORLD.CO.UK


Veja também:

03/10/2021
Confraternização online:motivação de equipes e festa virtual corporativa
Uma Confraternização online ou uma festa online é o ato de planejar, organizar e executar um evento de forma digital, utilizando o poder da internet e do Streaming para transmitir ao vivo um conteúdo, gerando interação e descontração para um determinado grupo de colaboradores.
24/09/2021
Adobe e Gerando Falcões se unem sobre o papel da tecnologia no combate à desigualdade social
Federico Grosso, general manager da Adobe Latam, entrevista o CEO e fundador da Gerando Falcões, Edu Lyra, sobre estratégias digitais para criar um marketing automatizado e orientado a dados visando obter mais resultados com doações
14/09/2021
Geração Alpha: 'mais Gen Z do que Gen Z'
Tay Ling, vice-presidente da TBA Hong Kong, Pico Group, explora como as novas gerações forçarão um ajuste no marketing da marca e na indústria de eventos:
09/09/2021
MCI e Informa Markets lançam plataforma pioneira em metaverso para o Futurecom
Tecnologia que replica a realidade em mundo virtual será experimentada em sua concepção completa durante o Futurecom Digital Week
Newsletter
Receba as novidades