RS é o primeiro a receber imageador térmico aéreo para a Copa

O sistema está instalado em um helicóptero da Brigada Militar e custou R$ 7,5 milhões - verba do Ministério da Justiça destinada à Copa do Mundo.





A segurança pública do Rio Grande do Sul passa a contar com um equipamento inédito no Brasil: o imageador térmico aéreo. O sistema está instalado em um helicóptero da Brigada Militar e custou R$ 7,5 milhões - verba do Ministério da Justiça destinada à Copa do Mundo. O helicóptero da Polícia Civil também está adaptado para operá-lo, quando necessário. O Rio Grande do Sul é o primeiro Estado do Brasil a recebê-lo. "A Secretaria da Segurança Pública tem uma relação estreita com o governo federal, principalmente por estar cumprindo todos os prazos em relação à Copa", ressaltou o secretário da Segurança Pública Airton Michels.

O comandante-geral da Brigada Militar no Estado, coronel Fábio Duarte Fernandes, lembrou que o investimento qualifica ainda mais a segurança pública. "Começamos nessa semana o policiamento ostensivo aéreo no Rio Grande do Sul. Cada aeronave equivale a 35 guarnições motorizadas", detalhou. O representante do Ministério da Justiça, diretor de operações da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge), José Monteiro Gomes Filho, elogiou a segurança pública do RS. "O Estado é modelo para todo país na questão da integração das forças da segurança. Além disso, por estar cumprindo os prazos, é o primeiro a receber o imageador".

Características

O equipamento tem capacidade de operação diurna e noturna e filmagem a longa distância. À noite, as imagens são captadas por meio do calor dos corpos, sendo possível identificar pessoas, por exemplo. Também contém sistemas de mapas digitais, de gravação e de transmissão de vídeo em tempo real, integrados ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). Nos próximos meses, servidores da segurança pública participarão de cursos sobre como operá-lo.

O Sensor Eletro-Ótico e Infravermelho (Electro-Optical and Infrared System - EO/IR), também conhecido como imageador térmico, fica na parte externa da aeronave e contém uma câmera infravermelho para visão noturna e uma câmera tipo CCD para luz visível. Além de imagens em alta definição, os sensores têm teleobjetivas de - a imagem não fica tremida.

O sistema permite, por exemplo, a leitura da placa de um veículo a cerca 750 metros de distância. As imagens da câmera e as informações dos mapas podem ainda ser transmitidas para o solo em tempo real, por meio de um sistema com alcance superior a 50 quilômetros. Desta forma, o Ciosp pode acompanhar e planejar toda a operação com recurso de imagens aéreas ao vivo e localização geográfica em mapas digitais. O equipamento pode operar a altura de vôo superior a 1.500 metros, tanto à noite, quanto de dia, com capacidade de visualizar pessoas a uma distância de até 10 quilômetros.

O sistema será um importante recurso a ser empregado nos seguintes tipos de missões:

• Vigilância e patrulha aérea

• Comando e controle de operações especiais

• Investigações e coletas de evidências

• Apoio à perseguição e captura

• Apoio à segurança em eventos públicos

• Escoltas vips / transferências criminosos

• Busca e salvamento

• Resgate aeromédico

• Defesa civil - apoio em calamidades

• Monitoramento ambiental

• Monitoramento de trânsito

Fonte: Palácio Piratini