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publicado em 30 de maio de 2013 - 11h25

Workshop de Mídias Sociais une Dia do Vinho com megaeventos do Brasil

Evento reuniu palestrantes de renome como a escritora Martha Gabriel, autora do best-seller Marketing na Era Digital.

Da Sucursal Rio Grande do Sul
 Workshop marcou a programação do Dia do Vinho




Com mais de uma centena de inscritos e palestrantes de renome, a terceira edição do Workshop de Mídias Sociais levou a pauta dos megaeventos no Brasil, como Copa do Mundo e Olimpíadas, para um dos salões do Hotel Villa Michelon, no Vale dos Vinhedos, ao longo de aproximadamente seis horas de programação, durante a terça-feira (28). O evento faz parte da programação oficial das comemorações do Dia do Vinho – que mobiliza oito municípios da Serra Gaúcha, cinco da Campanha Gaúcha e Porto Alegre, entre 24 de maio e 2 de junho.

Nome aguardado com grande expectativa pelos participantes, Martha Gabriel mobilizou as atenções com uma explanação de aproximadamente duas horas, ministrada em altíssima velocidade. “A empresa tem de buscar engajamento, encantar o cliente. Se o seu público está usando determinada mídia e você não está, não há engajamento”, sentenciou a especialista. Escritora, consultora, autora de cinco livros, entre eles o best-seller Marketing na Era Digital, Martha Gabriel é considerada entre as 50 experts mundiais em marketing digital.

Na opinião de Martha, as tecnologias e experiências de marketing mobile devem ganhar foco prioritário das empresas, uma vez que têm poder de influência em todas as outras mídias. Segundo ela, o mercado estimula o padrão, mas recompensa a criatividade. É a partir deste recurso, assinalou, que se começa a conquistar o novo modelo de consumidor. Quatro fatores foram apontados como determinantes para o sucesso no investimento em marketing digital: relevância, encontrabilidade, conteúdo e mensuração.

“Há uma inversão no vetor de marketing. Os consumidores é que passam a buscar empresas e marcas. As pessoas não são, elas estão. É preciso buscar sincronia com elas. A dinâmica de mercado está completamente alterada. O consumidor está no comando a partir de agora”, alertou.

Quem abriu a jornada foi Eduardo Muniz, sócio da TopBrands Consultoria e da Brunoro Sports Business (BSB), destacando a necessidade de se compreender a força do esporte sem deixar de relativizar o potencial do negócio, a fim de definir o que a empresa pretende ao relacionar sua marca com este meio.

“Não se pode pensar em marketing esportivo apenas pela visibilidade. O poder de engajamento do fã é muito maior que isso”, sublinhou, acrescentando que os vinhos brasileiros podem considerar o atrelamento de sua imagem também a outras modalidades, como tênis e hipismo, por exemplo. “Tudo depende do que se esteja buscando”, completou Eduardo.

Jornalista, sommelier e gestor de conteúdo digital do Ibravin, Maurício Roloff, trouxe um panorama da ação realizada durante o carnaval paulista, com a Vai-Vai e o tema dos vinhos brasileiros. Na ocasião, foi desenvolvido o aplicativo #Carnavinhos. “Tivemos mais de 10 mil acessos únicos, com 78% de novos usuários”, revelou.

Maurício também chamou atenção para a necessidade de se compreender de modo relativo o impacto da Copa do Mundo e o novo comportamento do consumidor. “A Copa não vai significar um resultado imediato de vendas. Mas abre um grande leque de oportunidades. Estamos trabalhando hoje com um consumidor que é, acima de tudo, divertido. Na hora de escolher seu produto, ele é destemido, despretensioso e nômade, não se fixa a marcas”.

Por fim, Rodrigo Demétrio, palestrante, empreendedor premiado Redinnova e Campus Party, desenvolvedor e fundador da Startup Talk Labs, apresentou estratégias de social commerce, o novo marketing boca a boca. “Acredito que social commerce é para quem entende de ser humano. Há uma influência significativa do online no comércio convencional. É preciso entender de relações sociais para gerir conteúdo de redes digitais”.

Sobre o Dia do Vinho

Sob o mote “Viva o vinho! Brinde a vida”, a programação do Dia do Vinho 2013 começou no dia 24 de maio e segue até 2 de junho, em oito municípios da Região Uva e Vinho na Serra Gaúcha e cinco da Campanha Gaúcha, além de Porto Alegre. O Sindicato dos Hotéis Restaurantes Bares e Similares Região Uva e Vinho (SHRBS) e o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) mobilizaram pelo menos 200 empreendimentos – participação 20% maior em relação ao ano anterior.

A região Uva e Vinho se integra ao Dia do Vinho 2013 com as cidades de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Monte Belo do Sul e, a novidade da temporada, o novo município de Pinto Bandeira. Pela Campanha Gaúcha, os municípios são Alegrete, Bagé, Dom Pedrito, Rosário do Sul e Santana do Livramento. O Dia do Vinho também conta com o apoio do Sindicato Estadual do Vinho (Sindivinho), Bento Convention Bureau e Caxias do Sul Convention & Visitors Bureau.

Descontos de até 50% e pacotes de hospedagem na Serra Gaúcha

Durante o período estão previstos descontos em compras ou degustações nas vinícolas e redes de supermercados participantes, de 10% a até 50%, promoções em hotéis, cursos de degustação, gastronomia, e o concorrido Workshop de Mídias Sociais, com ministrantes de expressão nacional. O site www.diadovinho.com.br traz a programação completa. Pela fanpage oficial do evento www.facebook.com/diadovinho é possível participar do concurso cultural Brinde Dia do Vinho, uma proposta de celebração coletiva que premia os vencedores com pacotes de hospedagem na Serra Gaúcha. O foco do evento está na marca dos 10 anos da promulgação da lei que instituiu o Dia do Vinho no Rio Grande do Sul, em 12 de dezembro de 2003.

Fonte: Ascom

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