Autores disponibilizam gratuitamente e-book, webinars e workshops do livro Eventos Digitais

Iniciativas de especialistas visam orientar gratuitamente profissionais de eventos e clientes na criação de eventos digitais.

O mercado de Eventos acaba de ganhar o e-book Eventos Digitais – Híbridos e Virtuais, escrito pelos especialistas Vanessa Martin, blogueira do Portal Eventos, e Robson Lisboa. O material chega para orientar profissionais de eventos e clientes sobre como criar um evento híbrido ou virtual do zero, ou a partir do projeto de um evento presencial, e pode ser baixado gratuitamente neste link. Um dia após o lançamento, já haviam mais de 750 downloads do e-book.

Os eventos digitais experimentam crescimento sem precedentes após a quarentena do coronavírus. Em 2019, pesquisa realizada entre clientes e profissionais de eventos, apontou que 83% do mercado corporativo já utilizava o evento híbrido - que acontece parte presencialmente e parte virtualmente. Cerca de 76% dos entrevistados apontou que o formato seria o mais utilizado no futuro.

Com a necessidade do isolamento social, a experiência dos eventos virtuais tem sido adotada por empresas de todos os segmentos econômicos e sociais. No entanto, profissionais de eventos e os clientes que contratam ainda não possuem a expertise e experiência necessárias para adotar o evento digital como a principal plataforma de comunicação das suas empresas.

Quanto maior a abrangência e número de participantes, mais complexa é a sua criação e operacionalização. E ainda há vários aspectos a serem considerados para realizá-los, como o conteúdo. No híbrido e no digital, o principal aspecto que move o participante online a estar ligado é a grande relevância do conteúdo. E precisa ser entregue de forma diferente do presencial, alerta Vanessa Martin.

O evento digital tem duração menor que o presencial nas sessões. O participante entra pelo conteúdo e só permanece se ficar engajado e se sentir parte do evento. Para tal, são necessárias plataformas de engajamento, moderador exclusivo e muitas outras ações para segurá-lo até o final”, complementa Robson Lisboa.

Além do lançamento do E-book gratuito, Vanessa e Robson escolheram Maarten Vanneste, CEO do Meeting Design Institute (Bélgica), autor best-seller e um dos grandes especialistas mundiais em multi-hub meeting, para realizar, também gratuitamente, um workshop online, com dicas de técnicas e metodologias sobre eventos híbridos e virtuais.

Voltado para organizadores de eventos, profissionais da área, clientes de eventos corporativos, profissionais técnicos e demais interessados, o workshop terá duração de 90 minutos, com tradução simultânea para o português. O evento está marcado para o próximo dia 16 de abril, mas as 300 vagas ofertadas acabaram em poucas horas.

Para atender a esta forte demanda, os dois rapidamente ofereceram outros eventos digitais. Curso online do Meeting Design Institute, da Europa, com Certificação Internacional, com Maarten Vanneste – para aqueles que não conseguiram se inscrever no workshop gratuito ou querem aprofundar seu aprendizado com este renomado especialista. Serão 18 horas/aula durante 6 semanas, com tradução simultânea para o português. Terá certificado internacional emitido pelo Meeting Design Institute da Bélgica. Para também colaborar com o mercado brasileiro de eventos, Maarten concordou em oferecer, apenas para esta turma, valor da inscrição bem abaixo do que normalmente trabalha, pagas em reais e em várias parcelas. Serão apenas 45 vagas. Inscrições aqui.

Outra opção será um workshop gratuito com Vanessa Martin e Robson Lisboa para aprender as diferenças que devem ser consideradas entre os eventos presenciais e os digitais, os processos, as tecnologias, plataformas e como evitar os principais erros na criação e operação dos eventos híbridos e virtuais. Acontecerá no dia 20/4, às 14h30. Vagas limitadas e inscrições gratuitas neste link.

Haverá ainda um webinar gratuito com Will Curran - fundador e Chief Event Einstein da Endless Events, reconhecido como uma das pessoas mais influentes do mercado de eventos internacionais. É um dos 40 líderes desse mercado com menos de 40 anos. Trabalha no desenvolvimento de negócios à produção técnica de eventos, com vasta experiência nos eventos híbridos e virtuais. Will tem fala animada e rica em conteúdo e aprendizado. O webinar acontece dia 28/4 às 14h30. Os lugares também são limitados. Inscrição por meio deste link.

Vanessa Martin desenvolveu pesquisas inéditas na área, além de livros, matérias e workshops diferenciados com foco em estratégia de negócios. É jornalista, colunista, consultora e autora de livros publicados no Brasil e exterior, além de professora de pós graduação de eventos enquanto ferramenta estratégica corporativa. Executiva, empresária e consultora com mais de 30 anos de atuação em várias áreas do turismo e eventos. É também criadora do prêmio MICE Tech Awards, inédito no país, com a 1ª edição em 2021, voltado para a tecnologia no setor de turismo e eventos, além de curadora do São Paulo Tech Week e jurada do Prêmio Caio desde 2005.

Com mais de 26 anos de experiência em mercados de tecnologia (Sony, Nokia, Samsung, Santillana) implementando serviços web/mobile, apps e plataformas de conteúdo digital, Robson Lisboa é MBA em Arte Multimídia e em Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica (Unicamp). Mestre em Educação e Tecnologia e doutorando em Inovação Aberta pela Unicamp, atua como BDM do Midiacode, plataforma de mobile marketing e mobile content, muito usada em eventos.

SERVIÇO

WORKSHOP ONLINE EVENTOS DIGITAIS 2020 – com Vanessa Martin & Robson Lisboa

Data: 20 de abril de 2020

Horário: 14h30

PROGRAMAÇÃO

14h15 Sala aberta para conexões

14h30 Abertura - Eventos Híbridos e Virtuais - Vanessa Martin e Robson Lisboa

14h40 Workshop DESIGN DE EVENTOS DIGITAIS - métodos

15h20 Intervalo

15h30 Continuação do Workshop DESIGN DE EVENTOS DIGITAIS - Ferramentas de tecnologia

15h55 Novidades e Próximos passos - Vanessa Martin e Robson Lisboa

16h00 Fechamento - soft closing

Inscrições gratuitas aqui.

CURSO ONLINE EVENTOS DIGITAIS 2020 – Com Maarten Vanneste

Data: Início 22 de abril de 2020

Horário: 16h

PROGRAMAÇÃO

O programa é composto por seis módulos semanais de 3 horas cada:

MÓDULO 1 | Introdução ao uso da Internet

MÓDULO 2 | Tecnologia - plataformas, ferramentas de engajamento

MÓDULO 3 | Técnico - equipamento, montagem de salas

MÓDULO 4 | Formatos online e híbridos

MÓDULO 5 | Design de conteúdo - programa, script, sessões, atividades

MÓDULO 6 | Palestrante e gerenciamento de apresentações - palestrantes, painéis, facilitadores e moderadores

Inscrições aqui.

WEBINAR ONLINE GRATUITO SOBRE EVENTOS DIGITAIS 2020 – Com Will Curran

Data: Início 28 de abril de 2020

Horário: 14h30

PROGRAMAÇÃO

14h15 Sala aberta para conexões

14h30 Abertura – Apresentação do convidado - Vanessa Martin e Robson Lisboa

14h40 Webinar com Will Curran sobre eventos híbridos e virtuais

15h40 Espaço interativo para perguntas e respostas

15h55 Novidades e Próximos passos - Vanessa Martin e Robson Lisboa

16h00 Fechamento - soft closing

Inscrições aqui.

#TempoDeFicarEmCasa

Fonte: assessoria