Convenção de vendas online: dicas para organizar e alcançar resultados à distância

Anualmente milhares de empresas escolhem um dia do seu calendário para reunir todo o seu time em um evento exclusivo, dedicado especificamente para apresentar resultados, definir novas metas e traçar estratégias de negócio de forma leve, descontraída e muito interativa.

Anualmente milhares de empresas escolhem um dia do seu calendário para reunir todo o seu time em um evento exclusivo, dedicado especificamente para apresentar resultados, definir novas metas e traçar estratégias de negócio de forma leve, descontraída e muito interativa. Também conhecido como convenção de vendas , esse evento tem o objetivo de alinhar informações entre as áreas da empresa, motivar os colaboradores e ainda potencializar resultados através de um bom engajamento.

Com as restrições sociais acentuadas pela Pandemia de Coronavírus, as convenções de vendas precisaram ser reestruturadas e repensadas em um formato igualmente potente, colocando em evidência o modelo de convenção de vendas online. Mas será que você está preparado para organizar esse grande evento em uma estrutura híbrida ou 100% digital? Hoje você vai entender o que é, como funciona, como organizar e todas as vantagens em optar pela convenção de vendas online.

O que é uma convenção de vendas online?

Uma convenção de vendas online é um evento realizado virtualmente ou de forma híbrida, com colaboradores e representantes de uma empresa reunidos em salas virtuais com o objetivo de disseminar os resultados anuais da empresa, expor novidades do setor e definir as novas metas e objetivos do negócio para os próximos meses, tudo isso, de uma forma leve, interativa e divertida em um ambiente digital personalizado.

Como funciona uma convenção de vendas online?

Uma convenção de vendas online pode ser realizada de duas formas:

Convenção de vendas híbrida: nesse formato, diretores, gestores e convidados especiais são alocados em um estúdio profissional personalizado, interagindo em tempo real com colaboradores e representantes da empresa através de um painel de LED integrado. Esse formato é muito utilizado por grandes empresas pois consegue transformar a dinâmica da convenção de vendas em uma experiência muito mais imersiva, próxima e interativa. Além disso, é possível incluir recursos adicionais como banda ao vivo e gamificação do evento online.

Convenção de vendas 100% online: O modelo 100% online permite reunir todos os colaboradores e gestores da empresa em salas virtuais exclusivas, interagindo em tempo real, com opções de compartilhamento de tela e envio de materiais durante toda a transmissão.

Em ambos os formatos, é possível personalizar a convenção de vendas online, com uma customização geral da transmissão e a inclusão de inúmeros recursos de interação e imersão.

Como organizar e planejar uma convenção de vendas online?

Além de todos os trâmites padrão para organizar uma convenção de vendas presencial, como definir a estrutura do evento, produzir um planejamento detalhado, selecionar os tipos de premiação, estabelecer um orçamento, elaborar o envio dos convites e todas as características que compõem os momentos que antecedem a convenção de vendas, no formato online, o cronograma não é diferente.

A organização e o planejamento de uma convenção de vendas online, envolve além das etapas de praxe, o planejamento e a execução da transmissão ao vivo dessa convenção. Confira um passo a passo completo de como organizar a sua convenção de vendas virtual do início ao fim.

Passo a passo para organizar e planejar uma convenção de vendas virtual

Convenção de vendas virtual

Defina o objetivo da sua convenção de vendas online: O principal objetivo de qualquer convenção de vendas, é realizar um alinhamento estratégico com os colaboradores e repassar números e resultados alcançados, traçando um panorâma geral das conquistas e estabelecendo novas metas. Mas quais os objetivos secundários que você deseja alcançar com a sua convenção de vendas online?

– Motivação da equipe;

– Planejamento estratégico de uma ação específica;

– Criação de metas e objetivos para o semestre;

– Alinhamento das equipes e Impulsionamento da força de vendas;

– Integração de novos funcionários;

Cada empresa possui seus próprios desafios, defina exatamente todos os objetivos que devem compor o seu evento.

Planeje a sua convenção de vendas digital com antecedência

As convenções de vendas costumam ser grandes eventos com um alto número de participantes, portanto, reserve um tempo adequado para realizar um planejamento estratégico eficiente. Nesse planejamento, defina todos os pontos importantes para realização da convenção no formato online:

– Formato da convenção (híbrido ou 100% online)

– Plataforma de transmissão (Zoom? Webinar? StreamYard?)

– Contratação de uma empresa especializada em transmissão ao vivo de eventos online

– Criação da identidade visual do evento

– Definição dos prêmios

– Orçamento

– Convites, brindes via delivery

– Tempo de duração etc…

Defina um tema para a sua convenção de vendas

Que tal personalizar a experiência dos colaboradores com uma temática customizada para a convenção? Conte com a equipe de marketing da empresa para criar a identidade do evento – (logotipo, slogan, camisetas personalizadas para envio na residência dos colaboradores).

Uma outra dica interessante é criar uma identidade visual para o seu evento online. Essa personalização pode fazer toda a diferença na hora de engajar o seu time e ainda torna a experiência do evento muito mais agradável.

Escolha a empresa de transmissão ao vivo e a equipe de produção que fará a gestão do evento online

Equipe especializada em eventos online

Essa é uma etapa fundamental para o sucesso de um evento online. Dedique um bom tempo na pesquisa de uma boa empresa de transmissão ao vivo. Dê preferência para empresas especializadas em gestão de eventos online, com estúdios de gravação próprios, link dedicado de internet, geradores de energia e equipamentos modernos e atualizados.

A plataforma de transmissão também é super importante, viu? Verifique com a empresa escolhida as opções disponíveis, o tipo de integração e os recursos que você terá durante a sua convenção de vendas.

Desenvolva um roteiro e um cronograma preciso da convenção de vendas

É hora de ser detalhista! Aposte na produção de um roteiro + cronograma super completos. Para facilitar a visualização e organização, liste as atividades por categorias e separe-as por tempo de execução (antes, durante e depois da convenção).

Informações como tempo de duração de cada atividade, convidados, palestrantes, lista de convidados, data de envio dos convites e prazos estipulados para cada tarefa devem constar obrigatoriamente nesses documentos.

Defina as atividades para a convenção de vendas online

No formato virtual você também pode abusar da criatividade. Ofereça uma imersão completa ao evento.

– Ofereça um evento online com gamificação

– Inclua recursos interativos (enquetes, chats exclusivos)

– Disponha de uma banda ao vivo tocando músicas exclusivas para os seus colaboradores

– Trabalhe com delivery no dia e envie brindes personalizados.

Confira mais ideias de gamificação e personalização de eventos online.

Escolha palestrantes e influencers de acordo com a temática da sua convenção de vendas

Antes de escolher palestrantes e influenciadores para palestrar na sua convenção de vendas, entenda o perfil dos colaboradores. Esse é o momento de motivar a equipe, portanto capriche na escolha dos perfis.

Faça um encerramento memorável e motivador

Que tal fechar a sua convenção de vendas com chave de ouro? Programe uma atividade inesquecível e motivadora para sua equipe. Que tal convidar aquele palestrante de todos admiram? Ou fechar o evento com uma banda ao vivo marcante? Capriche nas ideias.

Agora que você já sabe como planejar e organizar uma convenção de vendas online, que tal conferir algumas ideias para potencializar o seu evento online?

4 Ideias para divertir e potencializar uma convenção de vendas online

  • Inclua uma banda ao vivo na sua convenção de vendas
  • Já participou de uma convenção de vendas sem música? Pois é, não existe. Escolha uma banda ao vivo e integre-a em um estúdio interagindo em tempo real com seus colaboradores. Desenvolva um setlist personalizado baseado nos gostos dos seus colaboradores.
  • Envie brindes e presentes personalizados para a equipe
  • É uma tradição disponibilizar brindes, kits personalizados e premiações diferenciadas em convenções de vendas, né? No formato virtual não pode ser diferente. Capriche no serviço de entrega, e crie uma dinâmica diferenciada para premiar sua equipe em casa.
  • Inclua um show de Stand Up Comedy para divertir os colaboradores
  • Que tal investir na abertura do seu evento com um show exclusivo de Stand Up Comedy voltado para o público corporativo? Esse tipo de ação deixa o evento muito mais leve e engaja todos os colaboradores.
  • Crie vídeos personalizados para divulgação dos funcionários do ano e das equipes premiadas
  • Torne a divulgação dos números alcançados e dos funcionários premiados muito mais divertida. Produza vídeos personalizados e transmita ao vivo na hora da divulgação.
Sobre a CROSS HOST

A Cross Host é líder no segmento de Streaming no Brasil há 1'5 anos 

Desde 2005, a Cross Host já apostava em estratégias e formatos inovadores para chegar aos melhores resultados em transmissões de áudio e vídeo.

Antes de todo mundo falar sobre Streaming, a Cross Host já pensava e já atuava dentro dos segmentos desenvolvendo soluções em transmissões ao vivo e gravações.

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