Canais
Tendências e Estudos
publicado em 16 de outubro de 2018 -  2h34

54% dos profissionais de vendas e marketing acreditam que as condições da economia pioraram

Pesquisa ADVB/FIPE aponta queda na confiança na economia brasileira e aumento do pessimismo no 2º trimestre.

Da Redação

A Sondagem de Confiança e Expectativa dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil, realizada em parceria pela ADVB (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil) com apoio técnico da FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), referente ao segundo trimestre de 2018, aponta que houve queda na confiança na economia brasileira e aumento do pessimismo dos profissionais de vendas e marketing em comparação ao primeiro trimestre.

Para 53,9% dos entrevistados, as condições da economia brasileira pioraram ou pioraram muito no segundo trimestre – na pesquisa anterior esse percentual era de 18,7%. Para 29,7% as condições não se alteraram e 16,4% afirmaram que o cenário melhorou /melhorou muito. No primeiro trimestre, 27,1% disseram que não se alteraram e para 54,2% melhoraram ou melhoram muito.

Em relação ao futuro dos negócios, os profissionais ainda se mostram otimistas, embora os percentuais tenham caído significativamente entre um período e outro: no primeiro trimestre, 61,9% estavam com esperança de melhora no setor de atuação, agora apenas 36,9% estão otimistas.

O estudo tem como objetivos avaliar a opinião de ocupantes de cargos de vendas e marketing, bem como de outras áreas estratégicas de empresas e outras organizações, com respeito à situação atual e expectativa de evolução da economia, setores e empresas; avaliar a expectativa dos agentes em relação ao comportamento das vendas e da verba de marketing disponibilizada pelas suas respectivas empresas; Identificar áreas prioritárias para pautar as próximas atividades da entidade.

Segundo a sondagem, 47,5% dos profissionais estão otimistas em relação à empresa em que atuam, contra 68,1% na última pesquisa. Quanto ao setor de atuação da empresa, as condições pioraram/pioraram muito para 37,6% dos profissionais, contra 23,5% da pesquisa anterior. E sobre o andamento dos negócios, 36,4% dos participantes também apontaram piora.

A respeito das expectativas em relação ao futuro da economia do país, 38,8% se mostraram pessimistas ou muito pessimistas, 32,5% se mostraram neutros e 28,7% estavam otimistas ou muito otimistas. No estudo anterior, 16,9% afirmaram pessimismo, 25,6% estavam neutros e 57,6% se mostraram otimistas ou muito otimistas.

Ainda, o estudo revelou que 71,6% dos profissionais esperam um incremento no valor das vendas nos 12 meses seguintes à pesquisa, e 35,7% têm perspectiva de aumento na verba destinada ao marketing.

Fonte: assessoria

Veja também:

12/01/2019
Destaque na CES 2019, assistentes virtuais mudarão relações de consumo e estratégias de vendas e marketing
Marcelo Trevisani, CMO da CI&T, afirma que em um futuro não muito distante conversaremos muito com nossas máquinas e a voz vai nos salvar dos celulares.
01/10/2018
Confira o relatório 133 do InFOHB
No mês de agosto, os resultados consolidados registraram acréscimos nos três indicadores.
26/09/2018
Pesquisa de vendas da Abracorp mostra crescimento de 11,9% no 2º trimestre
Movimentação foi processada, medida e apurada pelo BI- Inteligência de Dados Abracorp.
24/09/2018
Avanços na tecnologia digital oferecem vantagens aos aeroportos
Novo relatório da Arthur D. Little destaca necessidade de colocar a transformação digital como prioridade estratégica para reduzir custos.
Newsletter
Receba as novidades