Canais
Entidades
publicado em 15 de fevereiro de 2019 -  3h47

80,9% dos profissionais de vendas e marketing estão otimistas com futuro da economia

Pesquisa ADVB/FIPE do 4º trimestre de 2018 destaca melhora expressiva da confiança em relação à economia brasileira e ao setor econômico, além do otimismo com as condições futuras da empresa e do setor de atuação.

Da Redação

Os resultados do 4º trimestre de 2018 da Sondagem de Confiança e Expectativa dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil, realizada pela ADVB (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil) com apoio técnico da FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), apontam recuperação da confiança dos profissionais de vendas e marketing com o futuro da economia do país: 80,9% dos entrevistados afirmaram estar otimistas, contra 35,7% do estudo anterior. O grau de confiança em relação às condições da economia brasileira também melhorou ou melhorou muito para 45,6% dos entrevistados – no terceiro trimestre esse percentual era de apenas 25,6%. A percepção de melhora nos setores de atuação das empresas também teve ganhos: passou de 27,9% no terceiro trimestre para 43,9% no quarto.

“Esta pesquisa do último trimestre foi posterior às eleições presidenciais, então percebemos que os profissionais de vendas e marketing estão otimistas em relação ao cenário político-econômico do país e acreditando que o novo governo trará mudanças para a economia e os negócios. Com isso esperamos que hajam novos investimentos em todos os setores”, afirma Latif Abrão Jr., presidente da ADVB.

A respeito das expectativas em relação ao futuro dos negócios, 84,3% dos profissionais estão otimistas em relação ao setor de atuação; no terceiro trimestre, esse percentual era de apenas 49,2%. A pesquisa também revelou que 88,7% dos profissionais esperam um incremento no valor das vendas nos 12 meses seguintes à pesquisa e 58,5% esperam um aumento na verba destinada ao marketing.

Outro resultado positivo surgiu quando os entrevistados foram questionados sobre as condições vivenciadas pela empresa e o andamento dos negócios: também melhoraram/melhoraram muito para 47,2% - contra 29,6% do percentual do trimestre passado.

A sondagem de confiança e expectativa foi realizada entre 03 de dezembro de 2018 e 11 de janeiro de 2019 por meio de questionário eletrônico. A maioria dos entrevistados é do sexo masculino (86,8%) com 45 anos ou mais (81,4%); 79% atuam em empresas sediadas em São Paulo. A maior parte dos respondentes, 48,5%, ocupa cargos de presidência, direção e gerência; 80,6% são de empresas de comércio e serviços e 18,5% em segmentos industriais.

O estudo tem como objetivos avaliar a opinião dos profissionais de vendas e marketing, bem como de outras áreas estratégicas de empresas e outras organizações sobre a situação atual e expectativa de evolução da economia, setores e empresas; avaliar a expectativa dos agentes em relação ao comportamento das vendas e da verba de marketing disponibilizada pelas suas respectivas empresas; identificar áreas prioritárias para pautar as próximas atividades da entidade.

Fonte: assessoria

Veja também:

16/05/2019
Abracorp se posiciona a favor do programa 'Tax Free'
Carlos Prado manifesta apoio à aprovação, pela Comissão de Turismo da Câmara, do parecer sobre restituição de impostos a turistas estrangeiros.
16/05/2019
Bolsonaro troca presidente da Embratur em menos de uma semana
Quem assumirá o posto será Gilson Machado Neto, dono de uma pousada em Alagoas.
16/05/2019
Eventos responsáveis: temos que surfar sempre nessa onda
Mesmo que ainda haja muita discussão sobre as melhores práticas e pontos a serem melhorados neste universo.
15/05/2019
FOHB em parceria com TOTVS promovem evento sobre hotelaria digital
Evento aconteceu no último dia 9 de maio no Cullinan Hplus Premium.
Newsletter
Receba as novidades