Canais
Tendências e Estudos
publicado em 15 de fevereiro de 2019 -  3h47

80,9% dos profissionais de vendas e marketing estão otimistas com futuro da economia

Pesquisa ADVB/FIPE do 4º trimestre de 2018 destaca melhora expressiva da confiança em relação à economia brasileira e ao setor econômico, além do otimismo com as condições futuras da empresa e do setor de atuação.

Da Redação

Os resultados do 4º trimestre de 2018 da Sondagem de Confiança e Expectativa dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil, realizada pela ADVB (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil) com apoio técnico da FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), apontam recuperação da confiança dos profissionais de vendas e marketing com o futuro da economia do país: 80,9% dos entrevistados afirmaram estar otimistas, contra 35,7% do estudo anterior. O grau de confiança em relação às condições da economia brasileira também melhorou ou melhorou muito para 45,6% dos entrevistados – no terceiro trimestre esse percentual era de apenas 25,6%. A percepção de melhora nos setores de atuação das empresas também teve ganhos: passou de 27,9% no terceiro trimestre para 43,9% no quarto.

“Esta pesquisa do último trimestre foi posterior às eleições presidenciais, então percebemos que os profissionais de vendas e marketing estão otimistas em relação ao cenário político-econômico do país e acreditando que o novo governo trará mudanças para a economia e os negócios. Com isso esperamos que hajam novos investimentos em todos os setores”, afirma Latif Abrão Jr., presidente da ADVB.

A respeito das expectativas em relação ao futuro dos negócios, 84,3% dos profissionais estão otimistas em relação ao setor de atuação; no terceiro trimestre, esse percentual era de apenas 49,2%. A pesquisa também revelou que 88,7% dos profissionais esperam um incremento no valor das vendas nos 12 meses seguintes à pesquisa e 58,5% esperam um aumento na verba destinada ao marketing.

Outro resultado positivo surgiu quando os entrevistados foram questionados sobre as condições vivenciadas pela empresa e o andamento dos negócios: também melhoraram/melhoraram muito para 47,2% - contra 29,6% do percentual do trimestre passado.

A sondagem de confiança e expectativa foi realizada entre 03 de dezembro de 2018 e 11 de janeiro de 2019 por meio de questionário eletrônico. A maioria dos entrevistados é do sexo masculino (86,8%) com 45 anos ou mais (81,4%); 79% atuam em empresas sediadas em São Paulo. A maior parte dos respondentes, 48,5%, ocupa cargos de presidência, direção e gerência; 80,6% são de empresas de comércio e serviços e 18,5% em segmentos industriais.

O estudo tem como objetivos avaliar a opinião dos profissionais de vendas e marketing, bem como de outras áreas estratégicas de empresas e outras organizações sobre a situação atual e expectativa de evolução da economia, setores e empresas; avaliar a expectativa dos agentes em relação ao comportamento das vendas e da verba de marketing disponibilizada pelas suas respectivas empresas; identificar áreas prioritárias para pautar as próximas atividades da entidade.

Fonte: assessoria

Veja também:

24/06/2019
Lei de Proteção de Dados é foco de debate na ISC Brasil
Lei deve entrar em vigor em fevereiro do próximo ano. Tema contará com palestra no dia 26 durante o Congresso ISC e também terá espaço na programação da Infosecurity.
14/06/2019
Presidente da ABAV-SP comemora crescimento do Turismo Nacional
Hoje (13 de junho) é celebrado o Dia do Turista.
10/06/2019
Estudo apresentado pela ABA no ENA 2019 demonstra a fortaleza das mídias tradicionais.
As mídias Televisão, Impressa e Rádio, revela estudo da Thinkbox apresentado no evento, são as que proporcionam maior resultado a curto, médio e longo prazos.
08/03/2019
InFOHB apresenta dados de desempenho das redes de hotelaria associadas
Na 138º edição do InFOHB foram analisados os resultados de hotelaria do mês de janeiro de 2019.
Newsletter
Receba as novidades