Destinos internacionais voltam a ganhar espaço entre os brasileiros

O Mobile Travel Report 2018 do KAYAK aponta 8 tendências de viagem e traça perfil dos viajantes brasileiros.

Pelo terceiro ano consecutivo, o KAYAK, maior ferramenta de planejamento de viagens do mundo, analisou todas as buscas feitas no site e nos aplicativos da plataforma para apresentar o Mobile Travel Report 2018, um estudo sobre o comportamento digital dos viajantes brasileiros no ano que passou. Confira os oito principais achados:

1. Destinos mais populares – São Paulo lidera e Paris e Lisboa são destaques

Os brasileiros estão viajando mais para o exterior. Após uma queda em anos anteriores, o número de cidades estrangeiras no top 10 de todas as plataformas aumentou. Os destaques foram Lisboa e Paris, que vêm desbancando tradicionais favoritos dos brasileiros, como Miami e Orlando. Capitais do nosso litoral, como Salvador, Fortaleza e Recife, também marcam presença.

2. Classes tarifárias mais populares – econômica cresce

O preço continua sendo uma variável determinante. Em 2017 a classe econômica registrou aumento no percentual de buscas em todas as plataformas, variando de 94% (em tablets) a 98,4% (no Android) do total de buscas.

3. Categorias de hotéis mais buscadas – 3 ou mais estrelas lideram

Ao escolher um lugar para descansar o conforto é mais importante do que o preço: a maior parte das buscas é feita para hotéis de 3 ou mais estrelas. A busca por hotéis de luxo (de 5 estrelas) aumentou em todas as plataformas. No Android, os de 3 estrelas lideram o ranking, concentrando 31% das buscas, ao passo que em iPhone e tablet lideram os de 4 estrelas, com 33% e 32% das buscas respectivamente.

4. Destinos premium – Malé e cidades australianas são destaque

O desktop continua sendo a plataforma preferida pelos que procuram destinos “premium” – lugares mais distantes, cujas passagens são mais caras. Malé, capital das Ilhas Maldivas, é a opção principal para estes usuários. Muitas cidades da Austrália também figuram entre os destinos premium de cada uma das plataformas, como Melbourne, Perth, Sydney e Brisbane.

5. Tempo médio de busca – somos rápidos para pesquisar

Os brasileiros continuam bastante rápidos na pesquisa de suas ofertas – sejam elas de passagem aérea, hotel ou aluguel de carros. O tempo médio de pesquisa para aluguel de um veículo no KAYAK é de apenas 2 minutos, contra 3 minutos para hotéis e 4 para passagens aéreas.

6. Dias e horários de busca – domingo e segunda-feira são os favoritos

Para os usuários de desktop, o dia da semana de maior pico é a segunda-feira, e o horário, por volta das 10h da manhã – o que sugere que os brasileiros reservam o começo de sua semana útil para sonhar com a próxima viagem. Para usuários mobile, domingo é o dia preferido e o horário de pico é por volta das 20h.

7. Tempo de antecedência – usuários de Android se planejam mais

A antecedência da reserva varia bastante de uma plataforma para a outra. Usuários de Android se planejam mais, com uma antecedência média de 44 dias para reserva de passagem aérea, hotel e aluguel de carro. Em desktop a média cai para 40 dias e, em iPhone, para 31. A média brasileira, somadas todas as plataformas, é de 38 dias.

8. Duração da viagem – preferência por viagens mais curtas

Viagens curtas são as mais buscadas em todas as plataformas – entre 3 dias e uma semana. “Em 2018, devemos assistir a um reforço desta tendência por conta do grande volume de feriados emendados, que levam parte dos brasileiros a pulverizar seu orçamento em várias viagens menores, ao invés de guardá-lo todo para uma viagem mais longa”, afirma Eduardo Fleury, country manager do KAYAK no Brasil.

Confira maiores detalhes e um raio-X do perfil dos viajantes brasileiros em cada plataforma no relatório completo.

Fonte: assessoria