Canais
Tendências e Estudos
publicado em 18 de setembro de 2019 -  1h49

Estudo da Visa mostra o que os brasileiros buscam nos programas de fidelidade

O brasileiro está entre os três mais satisfeitos com seus programas de fidelidade no mundo, perdendo apenas para México e Índia.

Da Redação




Estudo da Visa, em parceria com a consultoria Bond Brand Loyalty, empresa global de gerenciamento de fidelidade e experiência de cliente orientada por dados, mostrou que o brasileiro está entre os três mais satisfeitos com seus programas de fidelidade no mundo, perdendo apenas para México e Índia. O que mais tem atraído os brasileiros são a experiência para ganhar e usar os pontos (17%) e a forma como são tratados por essas empresas (16%).

Outro dado interessante que comprova a relevância dos programas de fidelidade dentro do perfil de consumo do brasileiro diz respeito a sua não utilização. O The Loyalty Report encomendado pela Visa, mostra que 13% dos clientes no Brasil nunca resgataram algum benefício, um dos mais baixos em todo o mundo. Se compararmos com os países vizinho, Peru chega a 16%, Colômbia, 18% e Chile, 17%. A pesquisa ainda mostrou que 86% dos brasileiros afirmam continuar fazendo compras com empresas que oferecem uma boa experiência de fidelidade.

“O brasileiro é um público estratégico para programas de fidelidade no mundo inteiro, mas é preciso estar atento ao fato de que a experiência e a customização das promoções são muito valorizados pelos consumidores desse país. Nada adianta oferecer uma promoção de fralda para alguém que não tem filho, ou um desconto no restaurante que demande cadastros e processos cansativos. Por isso temos trabalhado em conjunto com o time de analytics e de inovação da Visa para levar o que há de mais moderno no mercado”, afirma Fernando Pantaleão, vice-presidente da Visa do Brasil.

Veja a lista do que mais motiva os brasileiros a usarem os programas de fidelidade, em ordem de preferência:

1. Programa consistente com minhas expectativas em relação a marca

2. Nível de personalização

3. Programa atende minhas necessidades

4. Forma com que os benefícios são oferecidos

5. Me sinto valorizado pela empresa

6. O montante acumulado é sempre alto

7. Programa que é mobile friendly

8. Não é difícil recuperar meus pontos

9. Ofertas relevantes

10. Gosto de participar do Programa

A Visa traz soluções que podem ser utilizadas por todos os seus clientes e parceiros (emissores, credenciadores e estabelecimentos comerciais) com o objetivo de melhorar a experiência de compra dos consumidores, trazendo diferenciais e fidelização para as empresas e aumentando seu volume de vendas.

Baseadas na rede de pagamentos da Visa, as soluções são desenvolvidas de forma simples, flexível, de fácil implementação e gestão. Elas permitem a interação com o consumidor em momentos oportunos e em tempo real, criando relevância e trazendo conveniência para o processo. Além disso, por meio do envio de créditos diretamente na fatura do participante (cashbacks), possibilitamos a entrega do benefício de modo transparente, sem necessidade de apresentação de códigos promocionais ou cupons. Saiba mais em Programas de Fidelidade para Emissores ou Programa de Fidelidade para Fornecedores.

Sobre a pesquisa

Já em sua segunda edição na América Latina, os dados foram analisados entre os meses de setembro e dezembro de 2018, ouvindo mais de 11 mil consumidores em 7 países da América Latina: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Panamá e Peru. No caso do Brasil, foram avaliados mais de 30 cartões co-branded, 40 programas de fidelidade em mais de 2.200 entrevistas, entre setembro e outubro. Esse recorte faz parte do estudo “The Loyalty Report”, publicado anualmente, e que analisa atitudes e comportamentos dos consumidores em relação aos programas de fidelidade e de recompensas. Está em seu 9º ano de publicação na América do Norte, além de ter sido expandida para a Europa e Ásia. O relatório revela informações importantes e implicações para profissionais de marketing e empresas que possuem programas de fidelização.

Fonte: assessoria

Veja também:

06/09/2019
São Paulo está entre os Top 10 destinos mais visitados na América Latina e Caribe, aponta estudo da Mastercard
De acordo com o Global Destination Cities Index, a capital paulista é a única brasileira no TOP 10, ocupando a 7ª posição no ranking. No entanto o estudo prevê crescimento zero para São Paulo, enquanto Panamá, Cusco, Buenos Aires e Santiago tem previsão de crescimento de 11.82%, 10%, 6.36% e 5.05%.
24/08/2019
Abracorp afina sintonia com o mercado financeiro
Na pauta dos encontros, análise de tendências do mercado de viagens corporativas, com base nos dados do BI Abracorp.
24/06/2019
Lei de Proteção de Dados é foco de debate na ISC Brasil
Lei deve entrar em vigor em fevereiro do próximo ano. Tema contará com palestra no dia 26 durante o Congresso ISC e também terá espaço na programação da Infosecurity.
14/06/2019
Presidente da ABAV-SP comemora crescimento do Turismo Nacional
Hoje (13 de junho) é celebrado o Dia do Turista.
Newsletter
Receba as novidades