Qual é o futuro do Turismo?

Fórum Gramado de Estudos Turísticos - O Turismo como Ciência a Serviço do Desenvolvimento Sustentável do país. De 12 a 14 de abril de 2018.

A Fundação Universidade de Caxias do Sul e o SindTur Serra Gaúcha assinaram (foto abaixo) um convênio para a realização do Fórum Gramado de Estudos Turísticos, que acontecerá entre os dias 11 e 13 de abril de 2018.

O evento é realizado pelo Sindicato da Hotelaria, Restaurantes, Bares e Similares da Região das Hortênsias – Sindtur/Serra Gaúcha, com a chancela institucional da Câmara de Vereadores de Gramado e organização de Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos.

A partir do tema central, o Fórum tem uma missão: deixar um legado de vanguarda aos destinos que apostam no turismo como atividade econômica sustentável. O Fórum vai oferecer conhecimento, com bases acadêmicas e práticas, aos que se voltam à prática do turismo. Para isso, contará com palestras e debates de turismólogos, economistas, empresários, filósofos, estudiosos, grandes pensadores que, cada um sob sua ótica, abordarão o turismo como tema central.

Além disso, o Fórum constará de uma seleção de trabalhos originais em investigação em turismo, aberta aos pesquisadores nacionais da área. Essa etapa estará sob a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade de Caxias do Sul.

Gramado, através da presente iniciativa, propõe o estudo de caminhos voltados ao futuro do turismo, questionando-o por meio dos seguintes eixos temáticos:

• Turismo como ciência

• Desenvolvimento sustentável do turismo

• Inovação

• Turismo, o negócio do futuro

• Marcos Regulatórios para destinos turísticos

O evento é destinado aos players do turismo nacional, aos dirigentes de destinos turísticos, aos legisladores, ou seja, aos que possuem ferramentas para a implantação de diretrizes em suas comunidades. Estudantes de turismo também são foco do Fórum, que se propõe a debater temas acadêmicos e suas execuções práticas.

Para garantir a excelência acadêmica, o Fórum foi buscar na Universidade de Caxias do Sul, possuidora de um dos mais renomados centros de estudos turísticos do Brasil, através de seus cursos de mestrado e doutorado, a orientação técnica para disciplinar a sistemática de sua organização.

Fonte: Assessoria