Canais
Tendências e Estudos
publicado em 06 de setembro de 2019 -  0h56

São Paulo está entre os Top 10 destinos mais visitados na América Latina e Caribe, aponta estudo da Mastercard

De acordo com o Global Destination Cities Index, a capital paulista é a única brasileira no TOP 10, ocupando a 7ª posição no ranking. No entanto o estudo prevê crescimento zero para São Paulo, enquanto Panamá, Cusco, Buenos Aires e Santiago tem previsão de crescimento de 11.82%, 10%, 6.36% e 5.05%.

Da Redação

A Mastercard divulgou hoje o Global Destination Cities Index, estudo que analisou todos os movimentos turísticos de 2018. De acordo com o levantamento, a cidade de São Paulo ocupa o 7º lugar no ranking de cidades mais visitadas na América Latina e Caribe, com mais de 2 milhões de turistas pernoitando na metrópole.

Com relação às despesas incorridas pelos viajantes internacionais, São Paulo está na posição 8, com turistas movimentando US$1,4 bilhão. A previsão é de que até o final de 2019, esse valor aumente 8,96%. A pesquisa apontou também que 33,3% dos gastos dos viajantes são com alimentação e bebidas, seguido de acomodação, com 27,2%; transporte local, com 10,3%; e compras, com 9,3%.

Em relação ao perfil dos turistas, o estudo indica que 62,9% visitaram São Paulo para fins recreativos. Os outros 37,1% vieram a negócios. Mulheres representaram 39,4% dos viajantes e pessoas com mais de 35 anos foram 57,2% do total.

A Mastercard passou a última década pesquisando para onde as pessoas viajam e o que fazem quando estão no local escolhido, compartilhando suas descobertas sobre as principais cidades de destino de hoje e de amanhã. O 10º Global Destination Cities Index, publicado hoje, mostra uma tendência: durante a última década, o número de visitantes internacionais que passaram a noite fora de seu domicílio aumentou 76% em todo o mundo.

Quando analisada a América Latina e o Caribe, Cancun é o destino que mais cresce em visitação. A maioria dos visitantes da cidade vem dos Estados Unidos e do Canadá, seguido do Reino Unido, que representa 5,5% de todos os visitantes internacionais que passam a noite no local.

Punta Cana ocupa a posição nº 2 do ranking, enquanto a Riviera Maya subiu um lugar em comparação com o ano passado, garantindo a posição nº 3 - ambos os destinos registraram mais de 3 milhões de visitantes internacionais.

A previsão para 2019 indica um crescimento de visitação da região em geral, sendo que a Cidade do Panamá deverá ter o maior aumento na procura dos turistas.

Os Estados Unidos continuam sendo os principais impulsionadores do turismo na América Latina, como a cidade de origem nº 1 em todos os 10 principais destinos da América Latina e Caribe, com exceção de Santiago (onde os EUA estão em 3º), São Paulo (EUA em 2º) e Buenos Aires (EUA em 2º).

Entretanto, Brasil e Argentina também figuram na lista como grandes impulsionadores do turismo em Miami. A cidade, que é o destino nº3 na América do Norte, tem 23,6% de seus visitantes advindos dos países latinos. Esses viajantes representam uma grande fatia dos US$ 7,7 bilhões que os turistas gastaram no destino em 2018.

Em nível global, este ano o Índice revelou Bangkok como a cidade nº 1 pelo quarto ano consecutivo, enquanto Paris supera Londres pela segunda posição. As cidades da região da Ásia-Pacífico registraram o maior aumento de viajantes internacionais desde 2009, crescendo 9,4%. Em comparação, a Europa, que registrou o segundo maior crescimento, subiu 5,5%. Isso é estimulado pelo crescimento de viajantes chineses no continente. Desde 2009, a China continental subiu seis lugares para ser o país de origem nº 2 dos viajantes dos 200 destinos incluídos - atrás apenas dos EUA.

Embora as tendências globais de viagens estejam em constante mudança, o desejo dos consumidores em relação a uma experiência de viagem sem complicações permanece o mesmo, e a Mastercard trabalha constantemente para apoiar e permitir que as cidades atendam a essas expectativas. Os gastos com viagens são igualmente importantes, pois podem fornecer às autoridades e empresas locais uma melhor perspectiva de como planejar e promover as capacidades de viagens e turismo para os próximos anos.

“No mundo interconectado de hoje, as viagens se tornaram uma parte importante de como trabalhamos e vivemos. Apesar da incerteza no mundo e de todas as nossas diferenças, viajar literalmente nos aproxima”, disse Carlos Menéndez, presidente da Mastercard Enterprise Partnerships. “Como as viagens não mostram sinais de desaceleração, é importante que entendamos como elas afetam as cidades de destino de maneira positiva, mas também os desafios que os visitantes podem representar para os sistemas locais das cidades. Isso é importante para viajantes, empresas, governos e residentes, e por isso fazemos parcerias com cidades e organizações em todo o mundo para garantir que eles tenham as informações e soluções necessárias para preservar a singularidade das cidades e aproveitar todas as oportunidades”, acrescentou o executivo.

Para a indústria global de viagens e turismo, a Mastercard atua como um parceiro-chave em tecnologia, fornecendo soluções que agregam insights baseados em dados, identidade digital, soluções de pagamento e segurança, gerenciamento de visitantes e consultoria em infraestrutura para atender às necessidades de um destino.

O City Possible é uma iniciativa global da Mastercard que realiza pesquisas com instituições do setor privado para identificar e ajudar a enfrentar os desafios urbanos por meio de soluções escaláveis ​​em áreas como inclusão digital e desenvolvimento econômico.

A Mastercard também trabalha para garantir facilidade, simplicidade e valor aos viajantes por meio de planejamento, conveniências e conectividade no destino, além de aceitação sem preocupações em milhões de estabelecimentos em todo o mundo:

- O Mastercard Travel & Lifestyle Services oferece serviços de planejamento e reservas de viagens imbatíveis para os titulares de cartões Black e Platinum. Com a menor tarifa de hotel e uma estadia garantida, os consumidores podem ter certeza de que sempre recebem o melhor preço e exatamente o que desejam pelo seu dinheiro;

- O Mastercard Travel Rewards oferece a seus clientes Black e Platinum na Europa, Oriente Médio, Ásia Pacífico e América Latina recompensas em dinheiro quando fazem compras em lojas selecionadas nos principais destinos;

- Priceless Cities ​​cria experiências únicas em gastronomia, entretenimento e compras em 42 cidades em todo o mundo, incluindo São Paulo, Buenos Aires, Santiago e muitas outras participantes do Índice.

- Mastercard e Boingo Wireless fornecem aos clientes Mastercard acesso ilimitado a mais de um milhão de locais com conexão sem fio premium da rede Boingo em todo o mundo. O serviço sem fio (Wi-Fi) está disponível sem custo adicional para clientes Mastercard Black na América Latina e no Caribe.

- Mastercard Airport LoungeKey conecta consumidores com alto poder de compra a uma das maiores redes de salas VIP nos aeroportos, além de ofertas em lojas, restaurantes e spas exclusivos.

- Os cartões Mastercard Black têm acesso a mais de 800 salas VIP em mais de 400 aeroportos em todo o mundo, independentemente da companhia aérea em que voam, tipo de passagem ou status de passageiro frequente.

- A Mastercard também fornece algumas das proteções mais completas para cuidar dos portadores de cartão quando eles viajam, incluindo uma variedade de seguro de viagem (por inconveniência e cancelamento, bagagem médica e perdida), além de proteções de compra (garantia estendida e proteção de preços).

Para mais informações e acesso a relatórios completos, clique aqui.

Fonte: assessoria

Veja também:

18/09/2019
Estudo da Visa mostra o que os brasileiros buscam nos programas de fidelidade
O brasileiro está entre os três mais satisfeitos com seus programas de fidelidade no mundo, perdendo apenas para México e Índia.
24/08/2019
Abracorp afina sintonia com o mercado financeiro
Na pauta dos encontros, análise de tendências do mercado de viagens corporativas, com base nos dados do BI Abracorp.
24/06/2019
Lei de Proteção de Dados é foco de debate na ISC Brasil
Lei deve entrar em vigor em fevereiro do próximo ano. Tema contará com palestra no dia 26 durante o Congresso ISC e também terá espaço na programação da Infosecurity.
14/06/2019
Presidente da ABAV-SP comemora crescimento do Turismo Nacional
Hoje (13 de junho) é celebrado o Dia do Turista.
Newsletter
Receba as novidades