Ações sociais são ampliadas durante a pandemia por associadas da ABEAR

Transporte gratuito de profissionais da saúde e de vacinas contra a Covid-19 são algumas iniciativas

Cerca de 3 mil profissionais da saúde transportados gratuitamente e 3,8 milhões de vacinas* contra a Covid-19 distribuídas em todo o país para combater o novo coronavírus são algumas das ações sociais que foram ampliadas pelas companhias integrantes da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), desde o início da pandemia. As empresas transportaram também, sem custos, 166 toneladas de alimentos, respiradores e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para diversas cidades do País.

De março a maio de 2020, as associadas ABEAR possibilitaram, ainda, a repatriação de 42 mil brasileiros que ficaram impossibilitados de voltar ao Brasil porque a sua companhia aérea internacional parou. Esse total equivale a mais de 63% do total de passageiros que retornaram ao país por meio do transporte aéreo, esforço que incluiu as empresas internacionais e a Força Aérea Brasileira (FAB).

A contribuição da aviação comercial para o transporte gratuito de órgãos, equipes médicas e insumos para transplantes, que acontece desde 2001, não foi interrompida em meio à pandemia. As companhias aéreas nacionais transportaram gratuitamente, no ano passado, 4.895 itens para transplante (órgãos, tecidos, insumos e equipes médicas), segundo dados da Central Nacional de Transplantes (CNT), do Ministério da Saúde. Nesse período, 2.911 voos levaram pelo menos um item a bordo.

Fonte: Abear