CLIA Brasil discute o futuro dos cruzeiros marítimos em evento em Brasília

O evento contará com a participação dos ministros do Turismo, Marx Beltrão, e dos Transportes, Mauricio Quintella e do presidente da Embratur, Vinicius Lummertz.

As oportunidades de crescimento do setor de cruzeiros no Brasil entram em pauta no seminário “Cruzeiros Marítimos: o momento é esse” que a CLIA Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos) promove no próximo dia 30 de agosto, na sede da CNC (Confederação Nacional do Comércio), em Brasília.

O evento contará com a participação dos ministros do Turismo, Marx Beltrão, e dos Transportes, Mauricio Quintella, do presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, além de representantes das principais operadoras.

A queda de mais de 50% no número de navios e cruzeiristas, nos últimos 6 anos, vai no sentido contrário do que acontece no mundo. São crescimentos consolidados na casa de 4% ao ano, com novos destinos, muitos navios encomendados e reformados, investimentos transformadores que atraem todas as gerações, gostos e bolsos para navegarem em meio a muitas atrações e serviços exclusivos. Serão mais de 25 milhões de cruzeiristas em 2017.

Mesmo assim, nas três últimas temporadas, o setor de cruzeiros marítimos injetou mais de R$ 6,39 bilhões na economia brasileira e transportou 1,69 milhões de passageiros. Os destinos que recebem navios são beneficiados em diferentes aspectos com o aumento do fluxo de turistas nas cidades, o que movimenta o comércio, gera empregos e divisas.

O crescimento do setor depende de mais projetos e investimentos em questões como infraestrutura, custos, regulação e tributos, assim como de investimentos para que a vasta faixa litorânea do Brasil e seus portos sejam utilizados ao máximo, fomentando novos destinos.

O objetivo do evento é criar um ambiente favorável de discussões no qual agentes governamentais, empresários e especialistas discutirão sobre experiências, desafios e oportunidades do setor de cruzeiros no país.

O evento acontecerá das 9h às 19h30 e terá cinco painéis com temas como indústria de cruzeiros no mundo, regulação, infraestrutura portuária, terminais de passageiros, trabalho à bordo e destinos.

Fonte: Assessoria