Canais
Aéreo
publicado em 01 de fevereiro de 2018 - 10h33

RIOgaleão tem as partidas mais pontuais da América Latina em 2017

Em pesquisa feita pela consultoria especializada OAG, Aeroporto Internacional Tom Jobim melhorou eficiência em relação ao ano anterior e teve cerca de 85,8% das partidas ocorrendo dentro do horário marcado

Da Redação

O RIOgaleão foi o aeroporto mais pontual em partidas da América Latina em 2017, entre aqueles terminais que recebem entre 10 e 20 milhões de passageiros por ano (além disso, também conquistou a quarta posição mundial). Segundo estudo divulgado pela OAG, empresa especializada em análise de dados aeronáuticos, 85,8% de todas as partidas no Aeroporto Internacional Tom Jobim ocorreram na hora marcada. Esse percentual é melhor que o registrado em 2016, quando 82,2% das decolagens ocorriam dentro do prazo no principal terminal do Rio de Janeiro. A pontualidade das partidas realizadas, no RIOgaleão, em 2017 ante 2016 representou um crescimento de 3,6%.

Em média, saem do Aeroporto Internacional Tom Jobim cerca de 170 voos por dia. Praticamente uma partida a cada oito minutos da principal conexão do Rio com o mundo. A metodologia utilizada pela consultoria OAG leva em consideração o rastreamento de mais de 54 milhões de voos que decolaram em até 14 minutos e 59 segundos do tempo estimado.

Na categoria grandes aeroportos do mundo, que inclui terminais que recebem entre 10 e 20 milhões de pessoas anualmente, o RIOgaleão é o quarto colocado do ranking internacional, atrás apenas de dois japoneses: Osaka (90,8%) e Sapporo (86,2%) e um estadunidense: Salt Lake City (86%).

Segundo o gerente de operações Alan Veras, para chegar a esses resultados de eficiência, a concessionária estabeleceu um plano de ações com mais de dez etapas para melhorar a pontualidade. “Foi um trabalho que envolveu o compromisso do aeroporto e das companhias aéreas em um planejamento que incluiu a revisão da metodologia de alocação de recursos, relatório de atividades, reuniões periódicas com equipes de controle de tráfego e análise semanal de dados operacional”, afirmou Alan.

Além disso, o aeroporto contou com parceiros de tecnologia fundamentais para alcançar estes resultados. A Ikusi provê o sistema de aprovação dos voos; Rockwell Collins fez o sistema de gestão de operações, o que deu muita eficiência ao RIOgaleão e por fim, a SAAB é a empresa responsável pelo sistema de controle de pátio e multilateração. Ou seja, 24 antenas que monitoram o movimento de aeronaves dentro do aeroporto, tudo em tempo real.

O terminal carioca também está muito bem colocado no ranking que inclui partidas e chegadas, cálculo que sofre influência de atrasos ocorridos ainda no local de origem da aeronave. Nesse tipo de comparação, o RIOgaleão é o quinto melhor aeroporto do mundo, ainda entre os terminais entre 10 e 20 milhões de assentos por ano. Em 2017, dos quase 111.275 voos que passaram pelo maior aeroporto carioca, 84,2% estavam dentro do horário previsto.

Em agosto de 2014, o RIOgaleão iniciou um processo de transformação para fazer do Tom Jobim um dos aeroportos mais modernos, eficientes e conectados da América Latina e recuperar o posto global de porta de entrada do turismo no Brasil.

Desde então, o resultado dos investimentos de R$ 2 bilhões é um novo aeroporto de padrão internacional com capacidade para 37 milhões de passageiros por ano, que apresenta uma nova infraestrutura, serviços diversificados e tecnologia de ponta.


Veja também:

28/06/2018
GOLFEST reúne torcedores em festa no hangar
A GOL promoveu hoje uma festa, com direito a voo especial, para levantar a torcida pelo hexacampeonato.
26/06/2018
TAP Air Portugal anuncia parceria inédita com April Brasil
Passageiros da companhia aérea terão os três primeiros dias gratuitos de seguro viagem e acesso a produtos exclusivos para os dias adicionais.
25/06/2018
Avianca Brasil inicia terceira frequência diária para Santiago
O novo voo, que liga o aeroporto internacional de Guarulhos à capital chilena, começa a operar nesta sexta-feira (22).
19/06/2018
IATA segue Delta e exige adoção de etiqueta RFID na bagagem
A Delta introduziu o uso de etiquetas RFID nas bagagens em 2016.
Newsletter
Receba as novidades