12 dias após ataque cibernético, CVC retoma parte de suas operações

A CVC Corp informou ao mercado no último dia 14/10 que obteve significativos progressos na restauração das funcionalidades de seus principais sistemas, em especial aqueles que suportam a operação.

A empresa CVC Corp informou ter retomado suas operações nesta quinta-feira 14/10, 12 dias após ter sido vítima de ataque cibernético.

A companhia reforça que até o momento não foi constatado vazamento de dados”, afirmou a CVC no comunicado, citando informações de clientes, fornecedores, franqueados e agentes de viagens”, entre outros.

O ataque sofrido pela CVC no último dia 02/10 tem se tornado cada dia mais comum e é conhecido como ransomware, em que o hacker literalmente sequestra os sistemas da empresa e só devolve sob pagamento de um resgate.

Especialistas afirmam que empresas que têm backup conseguem resolver sem ter que fazer esse pagamento e a depender da importância do sistema afetado, a necessidade de fazê-lo voltar a operar rapidamente.

Neste ano, lojas Renner, Grupo Fleury e JBS tiveram que lidar com sequestradores. O JBS sofreu ataque em suas unidades nos Estados Unidos, Canadá e Austrália e pagou 11 milhões de dólares de resgate.

Confira na íntegra comunicado publicado pela CVC Corp no dia 14 de outubro 

COMUNICADO AO MERCADO

Atualização sobre Incidente Cibernético

"A CVC Brasil Operadora e Agência de Viagens S.A. (“Companhia” ou “CVC Corp”), informa aos acionistas e ao mercado em geral, em continuidade às comunicações ao mercado realizadas nos dias 4, 7, 8 e 11 deste mês, que obteve significativos progressos na restauração das funcionalidades de seus principais sistemas, em especial aqueles que suportam a operação.

A Companhia informa que a sua operação começa a ser retomada hoje, permanecendo focada em seguir com a recuperação após o incidente, aplicando todos os controles de segurança e garantindo maior robustez nos seus ambientes de tecnologia.

A Companhia reforça que até o momento não foi constatado vazamento de dados, inclusive pessoais, da Companhia, suas controladas, seus clientes, fornecedores, franqueados, agentes de viagens e/ou seus parceiros.

Por fim, a CVC Corp agradece a parceria e a compreensão de todos os seus parceiros, fornecedores e clientes durante o período em que atuou para a retomada de suas operações."

Santo André, 14 de outubro de 2021.

Marcelo Kopel

Diretor Financeiro e Diretor de Relações com Investidor