BTL Lisboa: patrocinadores cancelam participação por causa do Covid-19 e evento é adiado para maio

Abandono do Turismo de Portugal e das entidades regionais de turismo, a BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, marcada para 11 a 15 de março, confirma o adiamento do evento.

Deixaram de estar reunidas as condições para poder assegurar a realização da BTL 2020 nas datas originalmente previstas”.

Com estas palavras, em Comunicado publicado em seu site, a Fundação Associação Industrial Portuguesa anunciou o adiamento da principal feira de turismo de Portugal.

Apesar de confirmada na segunda-feira pela organização, e reconfirmada na quarta-feira, a BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa 2020, que deveria acontecer de 11 a 15 de março, será adiada para maio, de 27 a 31, por causa do novo coronavírus (Covid-19).

O adiamento segue decisão similar tomada por outros grandes eventos da indústria do turismo europeu, como as feiras de turismo de Paris e de Berlim, neste caso canceladas.

De acordo com matéria publicada no noticioso português Público, a Fundação AIP tinha decidido manter o evento, e chegou a reconfirmá-lo na segunda e na quarta-feira, mas a decisão do Turismo de Portugal e de todas as entidades regionais de turismo de não estarem presentes levou, por fim, à decisão de adiamento.

Atenta à posição assumida pelas entidades públicas do setor do turismo”, indica a Fundação AIP, a decisão é tomada “em articulação com o Governo (Ministério da Economia) e as associações mais relevantes no setor do turismo”. “Face a este novo enquadramento, deixaram de estar reunidas as condições para poder assegurar a realização da BTL 2020 nas datas originalmente previstas”.

No documento, a entidade informa ter sido notificada, tanto pelo Turismo de Portugal como pela TAP (cia aérea patrocinadora do evento), da decisão de ambas em “adiar o programa de Hosted Buyers da BTL 2020, cancelando, assim, a vinda de compradores internacionais ao evento”. O programa, refere-se, “traz anualmente a Portugal mais de 300 compradores internacionais que vêm conhecer e comprar a oferta turística do destino Portugal”.​

Assim, com o objetivo de corresponder aos anseios e necessidades de promoção do setor do turismo, entendeu a Fundação AIP adiar a BTL 2020 para os próximos dias 27 a 31 de maio”, informa a nota enviada ao PÚBLICO.

Seremos capazes de ultrapassar as circunstâncias do momento e seremos capazes de realizar, nas novas datas agora anunciadas, uma BTL ainda mais decisiva para a dinamização da promoção e realização de negócios no setor do turismo”, garante.

Esta manhã, a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, já tinha admitido adiar a feira. “Estamos todos juntos a tentar que o evento seja adiado, para que possamos continuar a trabalhar no mesmo registro de normalidade, que tem sido o privilegiado até aqui”, dizia a governante, citada pela Lusa.

​Planejada para ocorrer de 11 a 15 de março, em quatro pavilhões da FIL, no Parque das Nações, em Lisboa, a feira, que em 2019 foi visitada por cerca de 70 mil pessoas (quase 50/50 em termos de profissionais e público), deveria contar com a participação de cerca de “1500 expositores de 67 destinos internacionais”.

Ainda na quarta-feira à tarde, o gabinete de comunicação da FIL adiantava à imprensa haver apenas três cancelamentos, mas de “unidades hoteleiras”, e que a feira iria acontecer. A única alteração nos planos seria a implementação de um “Plano de Mitigação de Riscos, tendo em conta as orientações da Organização Mundial da Saúde e da Direção-Geral da Saúde”.

Porém, em comunicado, na quarta-feira, o Turismo de Portugal e as entidades regionais de turismo já tinham manifestado que, tendo em conta as “últimas recomendações da Direção-Geral da Saúde no que toca à organização de grandes eventos e ponderadas todas as condicionantes”, não estavam reunidas as condições para manter a sua participação na BTL 2020 na data prevista para a sua realização, seja “através de stand próprio seja através dos diversos eventos inicialmente programados”. Estas entidades revelaram ainda a pretensão de promover apenas eventos nas plataformas digitais.

PATROCINADORES

A Turismo de Portugal anunciou na última quarta-feira (04) o cancelamento da sua participação presencial na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), tal como as estruturas regionais de turismo do continente, Açores e Madeira e de outras sete associações do setor.

De acordo com um comunicado, aquelas entidades “entendem que, atentas as últimas recomendações da Direção-Geral da Saúde no que toca à organização de grandes eventos e ponderadas todas as condicionantes, não estão reunidas as condições para manter a sua participação na BTL 2020 na data prevista para a sua realização, seja através de stand próprio seja através dos diversos eventos inicialmente programados”.


No texto, o Turismo de Portugal frisa, no entanto, que “cientes da importância” da Bolsa de Turismo de Lisboa “e considerando o fato de este ser o momento de encontro entre muitos compradores e fornecedores do setor, muitos internacionais”, as 15 entidades signatárias do comunicado “estão a envidar os melhores esforços para manter algumas das acões previstas em formato digital, sem prejuízo da possibilidade de o evento poder decorrer noutra data se assim for decidido”.


Mundo Abreu também adiado para Maio

Outra grande feira de viagens portuguesa, o Mundo Abreu, organizado pela Agência Abreu, programada para março, já tinha sido adiada na quarta-feira, para maio, também por causa dos receios e segurança em redor do novo coronavírus.

Queremos, essencialmente, que o evento se realize numa data em que as pessoas estejam descontraídas, a pensar no Verão, nas suas férias”, comentou ao PÚBLICO o diretor comercial da agência, Pedro Quintela. “Esperamos que nessa altura o pico de disseminação de Covid-19 já esteja em rescaldo”.

Fonte: Portal Público