CVC lança movimento #ElasNoTurismo

Iniciativa enaltece o papel das mulheres que ajudam a fomentar o empreendedorismo no turismo, em todo o ecossistema do setor, no Brasil e exterior

A CVC, operadora líder de turismo no Brasil, aproveita o mês das mulheres para lançar o Movimento #ElasNoTurismo, que promove a valorização do empreendedorismo feminino no turismo brasileiro, destacando mulheres que lutam pelo desenvolvimento do setor no país.

Para dar voz às mais de 8 mil mulheres que trabalham direta e/ou indiretamente nos negócios da CVC Corp, o que envolve as franquias CVC, Experimento e, também colaboradoras que trabalham em diferentes linhas de negócios do grupo, a iniciativa foi lançada no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, e convida a todas as mulheres do turismo a compartilharem suas histórias de inspiração, com a #ElasnoTurismo em suas redes sociais.

Para se ter ideia da força feminina nos negócios da CVC, atualmente 67% dos colaboradores diretos e indiretos da operadora CVC é formado por mulheres, boa parte liderando franquias ou gerências das mais de 1.200 lojas franqueadas por todo o Brasil.

É inegável a contribuição das mulheres para o turismo, destacada ainda mais neste momento de retomada, por isso esse movimento convida todas as mulheres a dizerem ‘sim’ aos desafios da vida, a se inspirarem em muitas mulheres com histórias brilhantes de empreendedorismo”, diz Daniela Bertoldo, Diretora Executiva dos Negócios B2C da CVC Corp, executiva que aceitou o desafio de liderar a CVC e a Experimento, em novembro de 2020, depois de uma carreira de 22 anos em outro setor. “Saí da zona do conforto e aceitei o desafio de vir para a CVC e esse setor que são apaixonantes”.

Dados do IBGE indicam que o turismo no país contribui, diretamente, para cerca de 3,7% do PIB nacional e representa em torno de 7,4 milhões de empregos. Em 2020, mesmo sendo um dos setores mais afetados pela pandemia, o Turismo gerou mais de 21,5 mil empregos, o que representa cerca de 15% do total de ocupações geradas no ano passado no Brasil.

Do total de profissionais do Turismo e da Hotelaria no Brasil, cerca de 60% são mulheres. No entanto, uma pesquisa da Organização Internacional do Trabalho (OIT) revela que, no setor, as mulheres ganham 32% menos do que os homens e que a maioria delas não ocupa posições condizentes ao seu potencial. Em 2019, a pesquisa Women in Business, da Grant Thornton, registrou uma proporção de apenas 31% de mulheres em cargos de liderança nesses setores.

E é essa realidade que o grupo CVC Corp quer ajudar a mudar. Hoje, as mulheres representam cerca de 60% do quadro de colaboradores no Brasil e 62% nas empresas do grupo na Argentina, sendo que a representatividade em posições táticas ou estratégicas é, em média, de 40% e 19%, respectivamente, no Brasil e na Argentina.

Paula Domingues, Diretora de RH e Sustentabilidade do grupo CVC Corp, também é um exemplo que chegou recentemente à companhia, em fevereiro de 2021, reportando-se diretamente ao presidente do grupo, ao lado de Daniela Bertoldo (B2C), Eliane Lapa (Diretora Executiva de Governança Corporativa) e Melina Villader (Diretora de Clientes). E, na Argentina, com as colegas Cecilia Gorgo (Diretora Geral da Ola) e Victoria Bassurto (CFO Almundo Argentina).

Independente de cargo, temos um compromisso de ser referência para muitas jovens que entram no mercado de trabalho, que queiram empreender e deslanchar em seus projetos de vida e de desenvolvimento”, complementa Paula Domingues.

#ElasnoTurismo

Franqueadas e agentes de viagens CVC que hoje estão em todo o Brasil já enviaram cerca de 100 depoimentos de mulheres em vídeos, com o objetivo de disseminar histórias de mulheres inspiradoras que atuam no turismo nacional, e convidam colegas de todo o setor a fazerem o mesmo: a gravarem e publicarem seus depoimentos em suas redes sociais, com o #ElasnoTurismo.

Os depoimentos também ficarão disponíveis nas redes sociais da marca CVC (instagram, facebook e linkedin), divulgados ao longo de março.

O movimento começou no dia 08, com postagem no instagram da CVC e você pode conferir a primeira história - Para conferir, o link é https://www.youtube.com/watch?v=kuSRJxLb7U8 .


Fonte: Assessoria