Cancelamento do Carnaval impacta aumento de desempregados e deve gerar prejuízo de 8 bilhões na economia no país

Estudo em Nova Iorque demonstrou que o setor de restaurantes e similares responde por apenas 1,48% do índice de contaminações pela covid-19, ou seja, tudo isso mostra que quando é feito com responsabilidade, com segurança como o setor fez desde o início, o segmento de restaurantes e similares pode funcionar perfeitamente bem.

Bares
O presidente da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, Roberto Nedelciu e o vice-presidente da Confederação Nacional do Turismo, Carlos Augusto Pinto Dias foram os entrevistados na ‘Live JR’, exibida nesta sexta-feira (12), nas plataformas digitais da Record. O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), oficializou em coletiva de imprensa o cancelamento do feriado mais importante para os brasileiros. Contando com a mediação dos jornalistas Celso Freitas e Luiz Fara Monteiro, a ‘Live JR’ repercute o cancelamento do feriado de Carnaval nas cidades brasileiras afeta diretamente o turismo nacional.

O Carnaval gera anualmente uma grande movimentação na economia principalmente com os investimentos aportados por diversas marcas patrocinadoras dos eventos que duram em média 4 dias. O adiamento do feriado para o mês de julho significa um prejuízo de mais de 8 bilhões de reais. O impacto maior se dará no setor de serviços seja ele formal ou informal.

"A nossa estimativa é que cerca de 30% das empresas que atuam neste setor encerrarão suas atividades, ou seja, cerca de 250 mil empresas que fecharão as portas em definitivo. Isso é mais de um milhão de empregos diretos que deixarão de existir por conta da pandemia, fora o impacto para os autônomos, terceirizados, ambulantes etc.", afirma Dias.

O setor de bares e restaurantes já sofreu muitos prejuízos no ano de 2020 por conta da pandemia, mesmo respeitando todas as regras de segurança impostas pelo Governo de São Paulo. Segundo Dias, o índice de contágio nesses locais foi muito baixo, pois os estabelecimentos respeitaram as determinações impostas pelo Governo Dória. "Acaba de ser divulgado um estudo em Nova Iorque mostrando que o setor de restaurantes e similares responde por apenas 1,48% do índice de contaminações pela covid-19, ou seja, o estudo demonstra que quando é feito com responsabilidade, com segurança como o setor fez desde o início, o segmento de restaurantes e similares pode funcionar perfeitamente bem", afirmou.

Ao serem questionados sobre como seria uma ajuda ideal por parte do Governo Federal, ambos defenderam a enorme relevância do turismo para o setor da economia. "Espero que o Governo Federal reconheça que hoje o turismo representa 8.1% do PIB brasileiro e nós temos um potencial de crescimento muito grande. Então qualquer investimento que se faça no turismo, a resposta é muito rápida". concluiu Nedelciu.

Esse e outros assuntos podem ser acessados na ‘Live JR’.