Canais
Turismo
publicado em 11 de junho de 2015 - 11h38

Colômbia celebra a cultura e o folclore em junho

Como reflexo da história do país, costumes e peculiaridades de cada região, as feiras e os festivais tradicionais na Colômbia são uma homenagem à arquitetura das vilas, ruas e cidades que a cada ano convidam o país e estrangeiros a comemorar.

Da Redação

A Procolombia, organização governamental focada em promover o turismo, as exportações e os investimentos da Colômbia em diversos países, nomeadamente no Brasil, destaca as festas culturais e folclóricas do mês de junho. Conheça um pouco mais sobre as festas de San Juan y San Pedro em Huila; o Festival Folclórico de Ibagué; a Fiesta Nacional del Café e o Villa Jazz Festival, em Villa de Leyva.

Festa de San Juan y San Pedro

As festas de San Juan e San Pedro são comemoradas com três feriados. O objetivo é ensinar cultura, dança e tradição na região de Huila, no centro do país. Um exemplo disso é o Festival Folclórico y Reinado Nacional del Bambuco em Neiva, que em 2015 será realizado entre os dias 12 e 28 de Junho. Este festival, considerado um dos mais importantes da Colômbia, inclui em seu programa o Reinado Nacional del Bambuco, desfiles, feiras de alimentos, passeios a cavalo, touradas e danças ao som do ritmo sanjuanero, típico da região.

Festival Folclórico em Ibagué

No coração do país, no departamento de Tolima, Ibagué é conhecida popularmente como a Cidade Musical da Colômbia. Um dos eventos culturais mais reconhecidos de Ibague é o Festival Folclórico realizado todos os anos em junho, na véspera do festival de San Juan e San Pedro. Em 2015, entre 20 e 30 de junho, a cidade se veste de festa e as praças e os parques tornam-se palcos musicais onde as pessoas dançam ao som de ritmos andinos tradicionais: sanjuaneros, bambucos e pasillos. O evento é considerado Patrimônio Cultural e Artístico da Nação.

Festival Nacional de Café/ Fiesta Nacional del Café

Desde 1960, o município de Calarcá, no departamento de Quindío, um departamento da Paisagem Cultural Café, comemora Festival Nacional do Café. Durante 10 dias, de 19 a 29 de junho, a região, tradicionalmente conhecida pelo cultivo do café, presta homenagem à cultura deste território com o Concurso y Desfile de Yipao, tradicionais vans que trafegam nas fazendas de café. Além disso, é realizada a Feira de Artesanato e Mercado, o Encontro Regional de bicicletas e passeios a cavalo. É realizado também, o concurso “Reinado Nacional del Café”, que combina a beleza das mulheres colombianas com o conhecimento no mundo do café.

Jazz na Villa de Leyva

A tradicional cidade de Villa de Leyva, onde converge a história colonial e da cultura do país, é realizado o Festival Internacional de Jazz, Villa Jazz Festival. Um festival que tem se posicionado ao longo dos últimos três anos como um evento de alta qualidade e que permite a apresentação de artistas de jazz na região. A quarta edição do evento, que vai de 28 a 30 de junho, busca gerar nas pessoas o interesse pela cultura do jazz por meio de concursos entre bandas e shows de artistas de jazz de renome. A entrada para concertos e oficinas é gratuita e as empresas esperam incentivar o desenvolvimento artístico das crianças e dos jovens do país e, especialmente, da região.

A Procolombia é uma organização governamental focada em promover o turismo, as exportações e os investimentos da Colômbia em diversos países, nomeadamente no Brasil. Com a sua rede nacional e internacional de escritórios presta assessoria e suporte técnico para os clientes através da prestação de serviços e instrumentos que facilitam a concepção e implementação de estratégias de internacionalização, que visam criar, desenvolver e fechar oportunidades de negócios.


Canal Turismo - Patrocínio
Pacotes & Passagens
11.3507-1977
www.pacotesepassagens.com.br


Fonte: Assessoria

Veja também:

01/10/2019
Caso da operadora Thomas Cook gera reflexões
Abav-SP ressalta importância do seguro de Responsabilidade Civil Profissional (RCP).
27/09/2019
Dia Mundial do Turismo: crescimento do setor beneficia o mercado de seguros
Porto Seguro registrou um aumento no número de contratações do seguro viagem no primeiro semestre deste ano.
24/09/2019
A falência da Thomas Cook
Colapso da mais antiga operadora de turismo em atividade no mundo deixa 600 mil abandonados e traz alguns alertas.
17/09/2019
ABAV Tech prepara conteúdos especiais para a ABAV Expo 2019
A ABAV Tech – Grupo de Trabalho de Tecnologia da ABAV Nacional – que reúne, voluntariamente em apoio à entidade, grandes nomes do setor do turismo na busca das melhores soluções tecnológicas para agências de viagens, terá papel de destaque na Vila do Saber da ABAV Expo 2019, com duas ações especiais. Para a feira deste ano, o grupo trabalhou na elaboração de um conteúdo indicado em pesquisa feita com os próprios associados como os que mais afligem o setor.
Newsletter
Receba as novidades