Colômbia celebra a cultura e o folclore em junho

Como reflexo da história do país, costumes e peculiaridades de cada região, as feiras e os festivais tradicionais na Colômbia são uma homenagem à arquitetura das vilas, ruas e cidades que a cada ano convidam o país e estrangeiros a comemorar.

A Procolombia, organização governamental focada em promover o turismo, as exportações e os investimentos da Colômbia em diversos países, nomeadamente no Brasil, destaca as festas culturais e folclóricas do mês de junho. Conheça um pouco mais sobre as festas de San Juan y San Pedro em Huila; o Festival Folclórico de Ibagué; a Fiesta Nacional del Café e o Villa Jazz Festival, em Villa de Leyva.

Festa de San Juan y San Pedro

As festas de San Juan e San Pedro são comemoradas com três feriados. O objetivo é ensinar cultura, dança e tradição na região de Huila, no centro do país. Um exemplo disso é o Festival Folclórico y Reinado Nacional del Bambuco em Neiva, que em 2015 será realizado entre os dias 12 e 28 de Junho. Este festival, considerado um dos mais importantes da Colômbia, inclui em seu programa o Reinado Nacional del Bambuco, desfiles, feiras de alimentos, passeios a cavalo, touradas e danças ao som do ritmo sanjuanero, típico da região.

Festival Folclórico em Ibagué

No coração do país, no departamento de Tolima, Ibagué é conhecida popularmente como a Cidade Musical da Colômbia. Um dos eventos culturais mais reconhecidos de Ibague é o Festival Folclórico realizado todos os anos em junho, na véspera do festival de San Juan e San Pedro. Em 2015, entre 20 e 30 de junho, a cidade se veste de festa e as praças e os parques tornam-se palcos musicais onde as pessoas dançam ao som de ritmos andinos tradicionais: sanjuaneros, bambucos e pasillos. O evento é considerado Patrimônio Cultural e Artístico da Nação.

Festival Nacional de Café/ Fiesta Nacional del Café

Desde 1960, o município de Calarcá, no departamento de Quindío, um departamento da Paisagem Cultural Café, comemora Festival Nacional do Café. Durante 10 dias, de 19 a 29 de junho, a região, tradicionalmente conhecida pelo cultivo do café, presta homenagem à cultura deste território com o Concurso y Desfile de Yipao, tradicionais vans que trafegam nas fazendas de café. Além disso, é realizada a Feira de Artesanato e Mercado, o Encontro Regional de bicicletas e passeios a cavalo. É realizado também, o concurso “Reinado Nacional del Café”, que combina a beleza das mulheres colombianas com o conhecimento no mundo do café.

Jazz na Villa de Leyva

A tradicional cidade de Villa de Leyva, onde converge a história colonial e da cultura do país, é realizado o Festival Internacional de Jazz, Villa Jazz Festival. Um festival que tem se posicionado ao longo dos últimos três anos como um evento de alta qualidade e que permite a apresentação de artistas de jazz na região. A quarta edição do evento, que vai de 28 a 30 de junho, busca gerar nas pessoas o interesse pela cultura do jazz por meio de concursos entre bandas e shows de artistas de jazz de renome. A entrada para concertos e oficinas é gratuita e as empresas esperam incentivar o desenvolvimento artístico das crianças e dos jovens do país e, especialmente, da região.

A Procolombia é uma organização governamental focada em promover o turismo, as exportações e os investimentos da Colômbia em diversos países, nomeadamente no Brasil. Com a sua rede nacional e internacional de escritórios presta assessoria e suporte técnico para os clientes através da prestação de serviços e instrumentos que facilitam a concepção e implementação de estratégias de internacionalização, que visam criar, desenvolver e fechar oportunidades de negócios.


Canal Turismo - Patrocínio
Pacotes & Passagens
11.3507-1977
www.pacotesepassagens.com.br


Fonte: Assessoria