Grupo Cataratas é certificado empresa "Great Place to Work"

Critérios como diversidade e orgulho tiveram destaque nas avaliações dos colaboradores.

Na pesquisa de Competitividade do Fórum Mundial de Davos, o Brasil ocupa o primeiro lugar em Recursos Naturais. Boa parte destes recursos é constituído de parques naturais. Outros países, com uma riqueza natural muito inferior, têm nos seus parques parte considerável de seu turismo interno e internacional. No Brasil, até pouco tempo, o aproveitamento de nossos parques na geração de turismo era praticamente nula e ainda é muito incipiente. Há cerca de 10 anos, um grupo de empresários ganhou a licitação para administrar o Parque das Cataratas. Tem feito um excelente trabalho preservando o Parque e batendo recorde em cima de recorde de visitação. Se Foz do Iguaçu é hoje um dos melhores e mais visitados destinos brasileiros, deve grande parte disso ao Grupo Cataratas, que, nos anos seguintes, assumiu a gestão de inúmeros parques brasileiros, dentre eles o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, no qual tem feito um excelente trabalho.

Sorte de iniciante ou fruto de um trabalho diário para contagiar pessoas a mudarem sua relação com a natureza e despertar o propósito da conservação? Bruno Marques, CEO do Grupo Cataratas, é categórico ao afirmar que “todos os nossos esforços têm sido feitos para que o nosso time viva a experiência positiva que nossos visitantes têm nos parques que administramos. Essa certificação veio como reconhecimento, para termos certeza de que estamos no caminho certo”.

Vencedora na categoria Melhores Empresas para se trabalhar no Rio de Janeiro da certificação Great Place to Work em 2019, o Grupo Cataratas tem 800 colaboradores no Brasil, que são reconhecidos pela empresa como embaixadores dos propósitos institucionais ligados à natureza. Nas avaliações, a empresa ganhou destaque nos critérios diversidade e orgulho, com mais de 90% de avaliações positivas. Esse orgulho por trabalhar numa empresa com propósito real e que preza pela diversidade que vem de projetos importantes como o Multicor, que tem como propósito a promoção da diversidade no ambiente corporativo.

Fundada em 1999 com o desafio de assumir a concessão do Parque Nacional do Iguaçu e a visitação das Cataratas do Iguaçu, a empresa vem batendo recordes de visitação em todos os parques que administra, entre eles, o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, Patrimônio Natural da Humanidade declarado pela Unesco e o Parque Nacional da Tijuca, o mais visitado do país.

Outros ativos ligados à natureza, que tem o Cataratas à frente de sua operação, são o Zoológico do Rio de Janeiro, um dos mais antigos do país, que a partir de 2020 terá um novo conceito alinhado com as melhores práticas mundiais de bem-estar animal e foco em educação, pesquisa e conservação; o Aquário Marinho do Rio de Janeiro, que foi inaugurado em 2016 e se estabelece como um dos três principais atrativos turísticos da cidade e, por último, o Marco das Três Fronteiras, em Foz do Iguaçu, complexo que ajuda a resgatar a história das missões jesuíticas no Sul do país.

Sustentabilidade como missão

Em parceria com a ONU Meio Ambiente, o Grupo Cataratas por meio do “Instituto Conhecer para Conservar” promove os valores do Turismo Sustentável, trabalhando para gerar impacto positivo nas suas operações e entorno. Por conta disso, a empresa foi eleita a empresa mais sustentável do setor de turismo pelo Guia Exame de Sustentabilidade nos últimos dois anos e também conquistou o Prêmio Braztoa em 2017.

“Nos últimos dois anos assumimos de uma vez por todas o compromisso de propagar com força nossa mensagem de sustentabilidade e preservação ambiental. O Planeta precisa da gente e aqui levamos isso muito a sério”, destaca Akemi Gouvêa, diretora de Marketing.

A empresa também desenvolve projetos relacionados à valorização e recuperação da biodiversidade em unidades de conservação, uso de tecnologias sustentáveis e restauração de paisagens urbanas. Com isso, o grupo promove a conservação ambiental, a ecoeficiência e educação, que são utilizados como ferramentas para promoção de uma vida com mais equilíbrio ambiental e social.

Bruno Marques (CEO Grupo Cataratas), Marcelo Szpilman (AquaRio), Raphael Lobo (AquaRio) e Fernando Menezes (RioZoo)


Fonte: assessoria