Morre aos 80 anos Michel Tuma ( Michelão), um dos ícones no Turismo

Michel faleceu na madrugada desta terça-feira (29), aos 80 anos

Michel Tuma Ness

A notícia foi confirmada por familiares na manhã desta terça-feira. Michel Tuma, estava internado há algumas semanas, em decorrência de complicações de um infarto.

Michel Tuma Ness, mais conhecido como Michelão — tanto pelos mais de dois metros de altura quanto por um coração extrapolando o próprio peito —, faz jus à mesma definição de Wolfgang Amadeus Mozart feita pelo compositor Antônio Salieri: “Ele pega coisas banais e transforma em coisas maravilhosas.” Isso, por ser o pai de duas criações ícones dentro do turismo brasileiro trazendo este mesmo DNA: a origem simples, o resultado surpreendente.

Filho de imigrantes libaneses, natural do Município de Poá, criou o Clube do Feijão Amigo, almoço ou jantar comemorativo à base de arroz, feijão, bife e ovo frito, cardápio extremamente despojado. Depois, dentro dos eventos do Clube do Feijão Amigo, brindou os comensais com o sanduíche símbolo do paulistano: pão francês com mortadela.

Se o primeiro surge após a decisão de Michel Tuma Ness colocar um fim à humilhação dos funcionários almoçando como boias-frias no escritório da sua operadora, o segundo nasce do desejo de levar aos ambientes mais sofisticados um dos sabores mais autênticos da rica gastronomia popular da Cidade 24 Horas de São Paulo: os famosos sanduíches de pão com mortadela servidos no Mercado Municipal de São Paulo, transformados em iguaria das mais procuradas.

Nome de destaque no setor de turismo, Michelão passou por diversas funções no setor e atualmente ocupava a presidência da Fenactur e do Clube do Feijão Amigo. Dono de uma vitoriosa história no turismo, começou a trabalhar aos nove anos como engraxate até assumir a presidência da Transbrasil em 2002, quando acabou ficando apenas uma semana no cargo. Antes disso, Michelão fez carreira como vendedor, comercializando desde cintos, sapatos, máquinas de lavar, esparadrapos, até anúncios nas Listas Telefônicas.

Entrou no Turismo pelas mãos de um amigo de infância, o Tasso Gadzanis, um dos principais presidentes da história da Abav Nacional, que na época trabalhava no Banco Econômico. Após isso, Ness passou a vender pacotes para a Copa do Mundo e então criou a sua própria agência, a Status. E foi dentro dela que surgiu o Clube do Feijão Amigo.

Michelão durante noite de autógrafos de seu livro O Mundo da Gastronomia

Em 2015, lançou um livro de gastronomia com as suas receitas favoritas. Há alguns anos transformou um hobby em negócio com a Mortadela do Michelão, presente em diversos eventos do Turismo. Entre as diversas homenagens que recebeu em vida, em 2020, quando completou 80 anos, foi homenagado pelo Conselho Municipal de Turismo de São Paulo (Comtur) em um evento online, que contou um pouco de sua história.