Prêmio Nacional do Turismo 2018: conheça as iniciativas vencedoras

Saiba mais sobre os projetos e casos de sucesso que ajudam a consolidar o setor como ferramenta de desenvolvimento econômico, cultural e social no Brasil.

O Prêmio Nacional do Turismo 2018, entregue na noite desta quarta-feira (5) em cerimônia na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, consagrou sete iniciativas que contribuem para o fortalecimento do mercado de Viagens no Brasil. As ações, selecionadas entre 208 propostas habilitadas de acordo com as regras do edital, foram cadastradas por instituições públicas, privadas e do terceiro setor de todo o país e submetidas à análise de uma comissão julgadora composta por membros do Ministério do Turismo e do Conselho Nacional de Turismo (CNT). Clique aqui para conhecer as iniciativas finalistas, por categoria.

O ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, observou que a premiação incentiva a busca por inovações na área. “Nós queremos uma agenda de atração de investimentos ao país, de negócios, e o mundo inteiro quer investir no Brasil. É preciso abrir o Brasil para o mundo, criar uma nova narrativa do nosso país lá fora, que o turismo pode contar. E os vencedores do Prêmio estão sendo reconhecidos por isso. Homenageamos pessoas que geram emprego e renda e que podem servir de exemplo”, elogiou.

A professora Selma Batista, da Universidade do Estado do Amazonas, obteve a 1ª colocação com 61% (4.430 votos) de um total de 7.244 votantes na categoria Academia. Ela coordena o Observatório do Turismo da UEA e idealizou o projeto piloto Roteiro Inclusivo no Bosque da Ciência, criado para pessoas surdas em Manaus. "É um projeto que vai permitir a auto condução e acesso ao atrativo turístico”, frisou a professora.

O 1º lugar da categoria Governo ficou com Arialdo Pinho, que disputou o prêmio com outros quatro concorrentes do setor público. O atual secretário de Turismo do Ceará conquistou 34% da preferência dos votantes (1.805 votos). À frente da pasta no estado, Pinho adotou ações de fomento ao turismo local e contribuiu para o desenvolvimento de diversos setores da economia cearense com a transformação do aeroporto de Fortaleza em um centro de conexões internacionais no Nordeste. “Já transportamos em sete meses 1,2 milhões de turistas através do hub de Fortaleza. Precisamos ousar. Turismo é emprego, turismo é renda”, destacou o secretário. Os cinco finalistas da categoria obtiveram, juntos, 5.250 votos.

Danielle Noce teve a votação mais expressiva entre todos os profissionais de turismo que concorreram à premiação. A 1º colocada de Imprensa e Mídias Sociais ficou com 86% dos votos (17.806) do total de 20.768 destinados à categoria. A youtuber tem um dos canais de viagem mais acessados do Brasil, com 2,4 milhões de inscritos e mais de 800 vídeos – entre eles, séries feitas em vários destinos nacionais. “Fazemos esse trabalho com todo carinho. Gosto muito de divulgar nossa cultura, natureza e as maravilhas desse país incrível”, disse ela em vídeo gravado para a solenidade.

Com 29% dos votos (1.503), o diretor-presidente do Beto Carrero World, Rogério Siqueira, foi o 1º colocado entre os cinco empreendedores da Iniciativa Privada finalistas do Prêmio Nacional do Turismo, que obtiveram 5.182 votos. Além de conduzir os negócios do maior parque temático da América Latina, que fica em Penha (SC), ele é o atual presidente do Conselho Estadual de Turismo de Santa Catarina. “Você tem que acordar cedo, trabalhar muito e dormir tarde. Esse reconhecimento é um exemplo de toda essa aula que aprendi com o turismo”, disse o empresário.

Entre os profissionais de Organizações Não-Governamentais que foram para a final, Thaise Guzzati, técnica da Associação de Agroturismo Acolhida na Colônia, foi a escolhida por 72% dos internautas (4.166 votos) dos 5.758 que votaram nos concorrentes da categoria ONGs. O projeto da 1ª colocada tem como objetivo melhorar as condições de vida e trabalho dos pequenos agricultores por meio do agroturismo. “Brigamos pelo turismo de base comunitária. Estamos em 25 municípios catarinenses, Rio de Janeiro e São Paulo, contribuindo para que os agricultores jovens permaneçam no campo”, ressaltou.

MENÇÕES HONROSAS – Também foram concedidas medalhas a 18 personalidades do setor indicadas pelo ministro do Turismo, Vinicius Lummertz. A honraria foi entregue aos seguintes agraciados: Alexandre Sampaio (FBHA e CETUR); Carlos Fernando Carvalho (construtora Carvalho Hosken); Fernando Marcondes de Mattos (Costão do Santinho); Guilherme Paulus (GJP Hotels e Resorts e CNT); Guillermo Alcorta (Panrotas); José Roberto Tadros (CNC); Manoel Linhares (ABIH Nacional); Marcelo Ferreira Alves (Riotur); Marx Beltrão (Ex-Ministro do Turismo); Patrick Mendes (Accor América do Sul); Pedro Passos (Natura); Roberto Medina (Rock in Rio); Roberto Simon (União Internacional dos Arquitetos); Sergio Westphalen Etchegoyen (Ministro do GSI); Walfrido dos Mares Guia ( 1º Ministro do Turismo); Jorge Rebelo de Almeida (Vila Galè); Matín Fiedler (Museu de Carros Antigos de Gramado e Museus de Cera de Foz do Iguaçu e Gramado); e Roy Taylor (Mercado & Eventos).

Na categoria Inovação Tecnológica, o destaque foi o Voucher Digital de Barreirinhas (MA), porta de entrada dos Lençóis Maranhenses. O sistema utiliza pulseiras eletrônicas, entregues a visitantes por agências de turismo credenciadas, que monitoram atrativos procurados na região e subsidiam gestores públicos com estatísticas. Representando a Prefeitura Municipal, Albérico Filho citou benefícios do trabalho. “Isso permite monitorar visitas e garante um controle efetivo da nossa parte ecológica”, frisou.

Já o Plano de Desenvolvimento de Passageiros RIOgaleão, concessionária que administra o Aeroporto Internacional Tom Jobim, venceu no quesito Marketing e Apoio à Comercialização. A iniciativa estimula o fluxo de turistas a partir de marketing estratégico, dando suporte à criação de novas rotas e à atração de empresas. Bruno Reis, gerente da empresa, considerou simbólica a premiação. “Foram premiadas não só iniciativas do aeroporto, mas a percepção da chegada de um novo player à cadeia produtiva”, avaliou.

Na categoria Monitoramento e Avaliação, o destaque ficou com o Programa de Otimização de Performance da Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador. Lançado em 2017, o sistema proporciona o monitoramento online de opiniões públicas sobre equipamentos da área postadas em sites de avaliação de viajantes. Cláudio Tinoco, titular da Secretaria, apontou a relação com visitantes como diferencial. “É uma forma de interagir diretamente com turistas e melhorar nossos serviços”, sublinhou.

O Projeto Verena, por sua vez, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Norte, levou o título de Qualificação e Formalização. O programa promove o intercâmbio entre o estado e o governo alemão, contribuindo para a adoção de processos inovadores de capacitação. Marcelo de Queiroz, presidente do Conselho Regional do Senac-RN, destacou avanços da troca de experiências. “A parceria leva informações aos municípios, com acompanhamento permanente de técnicos alemães”, relatou.

Já a categoria Turismo de Base Local e Produção Associada reconheceu a operadora Vivejar, que oferece oportunidades de turismo responsável e de base comunitária em parceria com comunidades tradicionais do país. O objetivo é desenvolver ações transformadoras, como a qualificação de moradores. A fundadora da Vivejar, Marianne Costa, enalteceu a união de esforços. “Esse prêmio é de todas as comunidades com as quais trabalhamos. O objetivo é jogar luz nesse Brasil diverso e inclusivo”, resumiu.

Na categoria Turismo Social, o vencedor foi o projeto Acessibilidade como Fator de Inclusão, desenvolvido pelo Terra dos Sonhos Empreendimentos Turísticos, de Bueno Brandão (MG). No Hotel Fazenda, construído com a reutilização de contêineres, unidades e passeios são adaptados a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. O proprietário José Fernandes defendeu empenho por melhorias no atendimento. “Pessoas com deficiência realmente viajam e buscam produtos neste segmento”, enfatizou.

Já a segunda etapa do Cais do Sertão - Museu Luiz Gonzaga, no Porto de Recife, levou o prêmio na categoria Valorização do Patrimônio. Parte integrante da revitalização do Centro Antigo da capital pernambucana, o local busca reverenciar a cultura nordestina, articulando parcerias culturais e educacionais. O vice-presidente da Empresa de Turismo da cidade, Ciro Couceiro, comemorou a homenagem. “É uma honra Pernambuco receber um prêmio por valorizar o turismo através de uma cultura grandiosa”, declarou.

Os vencedores foram selecionados após avaliação meritória e eliminatória da comissão julgadora a partir da classificação de três finalistas por categoria da premiação. As iniciativas que avançaram cumpriram critérios como terem sido criadas especificamente para o setor turístico e implementadas há menos de 24 meses. A análise considerou ainda a apresentação de resultados obtidos pela mensuração de impactos diretos ou indiretos. Ao todo, foram computados 44,2 mil votos válidos para eleger os vencedores das categorias Academia, Governo, Iniciativa Privada, ONGs e Imprensa/Mídias Sociais.

Ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, discursa na cerimônia de premiação

SOBRE O PRÊMIO

O 1º Prêmio Nacional do Turismo, iniciativa do Ministério do Turismo, tem por objetivo identificar, reconhecer, premiar e disseminar iniciativas, práticas inovadoras e casos de sucesso relacionados aos setores público e privado e ao terceiro setor do turismo brasileiro. Além de projetos, foram condecorados também profissionais que tenham atuado de maneira criativa, inovadora e proativa em prol do desenvolvimento do turismo no país.

A premiação possui caráter simbólico, sem valor comercial ou financeiro, e é concedida na forma de troféus, entregues aos primeiros colocados de cada modalidade, e certificados, conferidos aos finalistas.

Além das iniciativas, profissionais e líderes do setor foram indicados pelas entidades do Conselho Nacional do Turismo e eleitos por votação popular, por meio da internet. Já as medalhas das menções honrosas foram concedidas a personalidades indicadas pelo ministro do Turismo, Vinicius Lummertz. Os profissionais selecionados para participar da disputa concorreram nas seguintes categorias: Academia, Iniciativa Privada, ONGs, Governo e Imprensa/Mídias Sociais. Clique aqui para conhecer os profissionais vencedores.

Fonte: assessoria