Tourism International Academy vai nascer no Estoril, em Portugal

O projeto representa um investimento de 24 milhões de euros, dos quais 40% serão privados.

A Tourism International Academy (T.I.A.), o mais ambicioso projeto de formação em Turismo, vai nascer no Estoril, em Portugal, com a requalificação do campus da Escola do Turismo de Portugal e da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril.

Além de um Centro de Formação da OMT, cujo protocolo foi assinado pelo secretário-geral da Organização Mundial do Turismo, e das duas escolas em funcionamento (Escola do Turismo de Portugal e ESHTE), a T.I.A. irá integrar um espaço para incubação de empresas do setor, o Instituto de Formação Turística de Macau (IFT), um hotel de aplicação e uma residência com capacidade para receber 150 estudantes, cujo concurso público de concessão também foi lançado.

O projeto representa um investimento de 24 milhões de euros - dos quais 40% são assumidos por privados – para um total de 21.000 m2 dedicados à formação de Turismo em Portugal, que cobre todas as áreas da formação, desde o ensino técnico profissional até programas de executivos.

O projeto contempla a renovação do edifício escolar atual com equipamentos e instalações que respondam às novas necessidades de formação, com 7.000 m², onde ficarão instaladas a Escola do Turismo de Portugal-Estoril e outras escolas internacionais, como a IFT Macau. Também está prevista a recuperação de um edifício de 1.500 m², atualmente devoluto, para espaços de coworking.

No novo campus será construído um hotel de aplicação, com 5.000 m² e 150 quartos, e, através da reabilitação de um edifício com 2.500 m², atualmente devoluto, uma residência para estudantes, com 80 quartos. Estes dois edifícios serão alvo de concurso público de concessão para os privados. Será ainda construído um edifício com 2.500 m², para instalar o Centro de Excelência em Turismo, gerido pela ESHTE, e um outro edifício com 2.500 m² para instalações independentes da ESHTE.

O projeto conta, ainda, com o envolvimento de várias entidades públicas e privadas, entre as quais, a Universidade NOVA de Lisboa, CITUR, Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril e Turismo de Portugal, para além de grupos privados como o Grupo Pestana, PortoBay, Vila Galé, Hoti, Martinhal, Vip, entre outros, num consórcio que pretende, não apenas dar resposta às necessidades do setor, como incluir a componente de Turismo em áreas das Ciências e Humanidades.

Além da internacionalização do campus e das escolas presentes, a T.I.A. passa a integrar a Escola Internacional de Turismo no âmbito da Academia da Organização Mundial de Turismo (OMT), num projeto que deverá estar concluído até 2023, altura em que duplicará o número de alunos para 5.000.

Para a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, “este projeto é fundamental para qualificar recursos humanos no Turismo e afirmar Portugal como país de referência, também na formação turística. Teremos como parceiros chave a OMT e o Instituto de Formação Turística de Macau, criando pontes para a capacitação de pessoas de todo o mundo. Por outro lado, o projeto é aberto às empresas de Turismo que queiram participar para aproximar a resposta da formação às necessidades da procura”.

Para o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, “considerando a localização estratégica do campus, a aposta na formação como grande desafio do setor, a promoção de Portugal como destino para estudantes e o posicionamento do nosso país como hub internacional para o desenvolvimento de novos projetos em Turismo, entendemos que este é o momento certo para que o projeto Tourism International Academy seja dinamizado”.

Fonte: assessoria