Vinicius Lummertz é empossado em Brasília

Catarinense assume Ministério do Turismo em cerimônia promovida pelo presidente da República, Michel Temer, e defende abertura do Brasil.

Um evento realizado na tarde desta terça-feira (10) no Palácio do Planalto, em Brasília, marcou a posse do novo ministro do Turismo, Vinicius Lummertz. O catarinense assinou o termo de posse na presença do presidente da República, Michel Temer, em cerimônia que marcou a entrada de outros nove ministros no governo federal.

Durante o discurso de boas-vindas ao novo ministro, o presidente Michel Temer aproveitou para agradecer ao antecessor da Pasta, o alagoano Marx Beltrão. “Com sua experiência parlamentar e trajetória de homem público ele soube colocar o turismo a serviço do desenvolvimento do Brasil. Certamente esse trabalho terá continuidade na gestão de Vinicius Lummertz que tem larga experiência na Embratur e certamente trará ainda mais resultados nessa área em que o Brasil tem as maiores possibilidades”, afirmou.

Ainda durante a tarde, o novo ministro participou da cerimônia de transmissão do cargo realizada no auditório do Ministério do Turismo. A solenidade contou com a participação de empresários e lideranças dos diversos segmentos do turismo e representantes da bancada federal de Santa Cataria. O deputado federal Rogério Peninha destacou o perfil técnico do novo ministro. “Tenho certeza que, pelo seu conhecimento do turismo, você vai fazer um grande trabalho como ministro. Conte com o nosso apoio político”, disse.

AGENDA

Lummertz acredita que a melhoria dos processos deverá impactar positivamente para a geração de empregos no país. “Esse é um setor que dá respostas rápidas às reformas e a previsão é a geração de dois milhões de empregos com o Brasil + Turismo”. O ministro ainda reforçou as chamadas novas fronteiras do turismo utilizando como exemplos os parques e orlas brasileiros, além das cidades históricas. O novo ministro agradeceu o apoio do trade turístico com quem pretende trabalhar para desenvolver a atividade e fortalecer a economia do turismo.

O ministro ressaltou a importância de conquistas recentes para o turismo como a política de “céus abertos” para o fim do limite de voos entre Brasil e Estados Unidos e a concessão de vistos eletrônicos além da necessidade de avanço no projeto em tramitação no Congresso Nacional que prevê a abertura das companhias aéreas para o capital estrangeiro, mudanças na Lei do Turismo, além da modernização da Embratur para fortalecer o turismo interno e a imagem externa do Brasil. “Precisamos construir uma grande imagem do Brasil para criarmos condições de atrair investimentos”, defendeu.

DESPEDIDA

O deputado federal Marx Beltrão ressaltou o apoio do trade ao novo ministro e avaliou o trabalho realizado enquanto esteve à frente do ministério. “Estou muito orgulhoso com o trabalho que fizemos ao longo desses 18 meses que garantiu, entre muitas conquistas, o recorde de movimentação de turistas estrangeiros em 2017, número maior que o obtido na Copa do Mundo e Olimpíada”, comentou.

Para o governador de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira, presente à cerimônia, o novo ministro terá um papel fundamental no fortalecimento da atividade. “Acredito que nesse período você dará as bases para que o turismo se torne cada vez mais fundamental para a economia brasileira e consequente geração de emprego e renda para a população”, afirmou.

CURRÍCULO

Natural de Santa Catarina, Lummertz tem 57 anos e é formado em Ciências Políticas pela Universidade Americana de Paris, com cursos de gestão na Kennedy School, da Harvard University; no IMD de Lausanne, Suíça, e possui MBA-Executivo na Amana Key, em São Paulo. À frente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), desde junho de 2015, o executivo já atuou como secretário Nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo, de setembro de 2012 a maio de 2015.

Fonte: assessoria