Vinicius Lummertz recebe Ordem de Rio Branco

Em cerimônia no Ministério das Relações Exteriores, o ministro do Turismo recebeu a mais alta comenda de honra da diplomacia brasileira.

O ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, recebeu pessoalmente, nesta quinta-feira (26), a medalha da Ordem de Rio Branco, no grau de Grã-Cruz, maior honra ao mérito da diplomacia brasileira. A condecoração, prevista em decreto do presidente da República, Michel Temer, foi entregue pelo ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes. A cerimônia no MRE em homenagem aos agraciados com a insígnia ocorreu no último dia 20, quando o ministro do Turismo participava de missão oficial na Itália para a atração de turistas e de investimentos.

A medalha é concedida em reconhecimento à atuação de pessoas físicas, jurídicas, corporações militares, instituições civis nacionais ou estrangeiras pelos seus serviços e méritos excepcionais. A honraria é constituída por cinco graus distintos - Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro, além de uma Medalha anexa à Ordem.

Para o ministro Lummertz, o significado do mérito congratula o trabalho realizado à frente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), de junho de 2015 a abril de 2018, quando assumiu a Pasta federal de Turismo. Como presidente da Embratur, o ministro participou ativamente de um dos marcos para o turismo nacional: os Jogos Olímpicos Rio 2016. Também atuou junto ao ministro Aloysio Nunes e ao então ministro do Turismo, Marx Beltrão, na implementação do visto eletrônico para turistas americanos, canadenses, japoneses e australianos.

RECONHECIMENTO HISTÓRICO

A Ordem do Rio Branco foi instituída pelo Decreto 51.697, em 5 de fevereiro de 1963, com o objetivo de, ao distinguir serviços meritórios e virtudes cívicas, estimular a prática de ações e feitos dignos de honrosa menção. O nome foi dado em homenagem ao Barão do Rio Branco, considerado o patrono da diplomacia brasileira.

Fonte: Assessoria