WTTC: Turismo e Viagens foram responsáveis por quase 9% do PIB das Americas em 2019

Resultados do Relatório de Impacto Econômico (EIR) mostram a capacidade de colaboração do segmento no renascimento da economia pós Covid-19

Divulgado esta semana, o Relatório de Impacto Econômico (EIR) de 2020 do WTTC - Conselho Mundial de Viagens e Turismo, é um grande indicativo do papel que os segmentos de viagens e turismo podem desempenhar na reconstrução da economia brasileira e mundial.

De acordo com o relatório, em 2019 viagens e turismo foram responsáveis por 8,8% do PIB das Americas. Além do peso na economia do continente, o relatório anual do WTTC aponta que a indústria empregava 45 milhões de profissionais em 2019, ou 9,8% de toda a força de trabalho das Americas.

Outro dado importante que consta do EIR é a representatividade do turismo e viagens na balança comercial do continente, sendo responsável por 7,3% das exportações da região: visitantes internacionais deixaram US$ 324 Bilhões nos destinos visitados.

O mercado de viagens domésticas representou 81% do volume, e as viagens internacionais 19%, sendo que as viagens de negócios foram responsáveis por 24% dos deslocamentos nas Américas, e o lazer 76%.

Outro dado que chama a atenção no EIR é que, pelo segundo ano consecutivo, a indústria de viagens e turismo das Américas teve um crescimento de 2,2%, superior ao da economia da região, de 1,9%.


Baixe na íntegra o Relatório de Impacto Econômico (EIR) de 2020 do WTTC no anexo abaixo.