Wellness Lifestyle Real Estate é tendência do mercado de turismo no "novo normal"

Primeiro hotel do Brasil construído dentro do conceito de saúde e bem-estar será selecionado em concurso promovido pelo Healthy Building Certificate - HBC, e pelo hotel Hotel Van der Werf.

O mercado de turismo e hotelaria se prepara para a retomada econômica após o início da pandemia causada pelo Covid-19. Uma das tendências dessa área é o Wellness Lifestyle Real Estate, conceito de saúde e bem-estar em áreas construídas. Nesse cenário, o Healthy Building Certificate, – HBC e o Hotel Van der Werf promovem o concurso Hotel Van der Werf-HBC, que vai eleger o melhor projeto que se enquadra nesse conceito. O resultado será divulgado no dia 14 de setembro e o vencedor terá seu projeto realizado em Holambra, São Paulo. Esse será o primeiro hotel do Brasil totalmente construído dentro dos protocolos HBC, que certifica ambientes construídos com uma visão holística voltada para a saúde e bem-estar dos residentes e que se enquadra no conceito tendência.

O mercado de Wellness Lifestyle Real Estate está em expansão, segundo o Global Wellness Institute - organização que promove educação sobre bem-estar e saúde preventiva do setor. O crescimento até 2022, segundo o Instituto, deverá chegar a U$ 919 bilhões, o que representa cerca de 20% do turismo global. Essa tendência aponta para um momento disruptivo do setor, que ocorre por conta da pandemia. O HBC busca consolidar essa cultura no mercado do “novo normal”.

“O objetivo do concurso para a construção do hotel em Holambra é estimular o desenvolvimento de edificações saudáveis e consolidar essa cultura no nosso país. Queremos expandir uma visão holística sobre o bem-estar das pessoas e sua relação com o ambiente construído. Com o hotel, turistas poderão usufruir de um projeto pensado para proporcionar um sono reparador em um empreendimento totalmente pensado para promover o bem-estar”, diz Allan Lopes, fundador do HBC.

De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, os estados do Rio de Janeiro e São Paulo concentram mais da metade das perdas do setor hoteleiro durante a pandemia. Essas perdas correspondem a mais de R$ 44 bilhões nos dois estados. A taxa de cancelamento do setor chegou a superar 90% durante os meses de isolamento social. “Nós queremos fomentar o mercado de maneira inovadora incentivando profissionais de diversas áreas a investirem no Wellness Lifestyle Real Estate”, diz Marcos Casado, CEO do HBC no Brasil.

O vencedor do concurso será construído sob o nome Hotel Van der Werf, em Holambra, São Paulo. Os três projetos finalistas são das arquitetas: Patricia O’Reilly; Bia Gadia; Louise Sander, Dani Guardini. “Este será o primeiro hotel construído, desde sua fundação, dentro do conceito Wellness, no país. A percepção das pessoas no mundo sobre os cuidados com a saúde, corpo e mente se fortaleceu e se transpôs para o mercado. A construção do hotel, por meio do concurso reflete esses valores e proporcionará esses cuidados às pessoas que se hospedarem nesse hotel em Holambra”, ressalta Allan Lopes.

Para a certificação, o HBC avalia aspectos em um ambiente construído, como: desenho arquitetônico; psicologia do ambiente; iluminação; qualidade acústica e de materiais; projeto hidráulico e elétrico, qualidade do ar, paisagismo e sustentabilidade.

Allan Lopes é fundador do Healthy Building Certificate – HBC e ministra cursos de capacitação para profissionais de vários setores sobre o mercado Wellness. A sede fica em Los Angeles, EUA, e a empresa também atua em Portugal, Austrália e China com profissionais certificados, além do Brasil.

Concurso Van der Werf - HBC

O Healthy Building Certificate - HBC, em parceria com a família de Ilonka Eijsink, proprietária do Hotel 1948, já existente, e do Hotel Van der Werf, a ser projetado dentro do conceito, querem estimular a prática de projetos e construções saudáveis. O objetivo é contribuir para a consolidação de uma cultura de construção saudável no Brasil. Este será o primeiro hotel do Brasil totalmente construído dentro do padrão Wellness Lifestyle Real Estate, construído e auditado pelo HBC.

A banca irá analisar os projetos enviados e o projeto vencedor será anunciado no dia 14 de setembro de 2020.

O vencedor terá o direito de firmar um contrato de prestação de serviço de projeto de arquitetura com a proprietária no valor total de R$ 45 mil reais e terá o projeto construído em Holambra, São Paulo. O vencedor receberá ainda um certificado e um troféu emitidos pelo HBC. Os dois demais finalistas receberão um certificado de menção honrosa.

Os três finalistas

ARQUITETA e HBC Pro: BIA GADIA

ARQUITETAS e HBC PROs: LOUISE SANDER DANI GUARDINI

ARQUITETA e HBC PRO: PATRICIA O`REILLY

Para saber mais sobre Healthy Building Certificate – HBC acesse aqui.

Para saber mais sobre Concurso Van der Werf - HBC acesse aqui.

Projeto Finalista - Hotel Van der Werf - de Bia Gadia
Projeto Finalista - Hotel Van der Werf - Bia Gadia 2
Projeto Finalisata - Hotel Van der Werf - Patricia Oreilly
Projeto Finalista - Hotel Van der Werf - Louise Sander e Dani Guardini


Fonte: assessoria