Canais
Aéreo
publicado em 12 de janeiro de 2018 - 10h41

Antonoaldo Neves vai ser o novo presidente da TAP

Antonoaldo Neves vai substituir o brasileiro Fernando Pinto, no cargo há 17 anos e liderou o processo de privatização da companhia.

Da Redação
 Antonoaldo Neves novo presidente da TAP

O ex-presidente da Azul Antonoaldo Neves assumirá o comando da companhia aérea TAP a partir de fevereiro. O brasileiro já é membro dos conselhos executivo e administrativo da empresa portuguesa, na qual é responsável pela área comercial desde agosto do ano passado. 

Desde que Neves chegou à TAP, já se comentava que ele sucederia Fernando Pinto, hoje com 68 anos. Em carta a funcionários da TAP a qual o Estado teve acesso, Pinto afirmou que permanecerá como assessor da companhia pelos próximos dois anos. “A TAP é hoje três vezes maior do que quando eu aqui cheguei e cresceu muito também neste dois anos de privatização. (…)Saio com a certeza de que a empresa está numa rota de crescimento. O nosso caminho é crescer. E irei acompanhar esse crescimento de perto, uma vez que continuarei ligado à companhia nos próximos dois anos enquanto assessor da TAP”, escreveu o executivo, que também já presidiu a Varig.

Desafios. Pinto destacou ainda as dificuldades que enfrentou enquanto esteve à frente da empresa aérea – o brasileiro assumiu o comando da TAP quanto a então estatal estava à beira da falência. “Foram 15 anos (até a privatização) de sobrevivência. Sobreviver à falta absoluta de capital, às imensas flutuações cambiais, à reestruturação da frota e por fim à chegada das low cost (de baixo custo).”

A TAP encerrou 2017 com 14,3 milhões de passageiros transportados – 21,7% a mais que no ano anterior. Em 2016, a empresa teve um prejuízo de ¤ 27,7 milhões, um recuo diante do resultado negativo de ¤ 156 milhões de 2015. O resultado do ano passado ainda não foi divulgado.

Em 2016, a Azul investiu cerca de US$ 100 milhões em títulos conversíveis em ações preferenciais da TAP, o que fez com que a companhia brasileira passasse a deter 40% do capital da portuguesa. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

Fonte: Isto É

Veja também:

20/04/2018
Air France-KLM terá maior operação da história no Brasil
Novas rotas para Fortaleza e aumento de voos para o Rio de Janeiro fazem com que o Grupo alcance 44 frequências semanais e mais de 1,3 milhão de assentos disponíveis em 2018.
17/04/2018
Em Joinville, presidente da ABEAR aborda os desafios da aviação
A palestra acontece no dia 19 de abril a partir das 14h, no Centro de Convenções Expoville.
17/04/2018
Avianca Brasil estreia operações em Vitória (ES) com dois voos diários
A cidade será atendida com modernos Airbus A320 com capacidade para transportar 162 passageiros e equipados com sistema de entretenimento individual.
11/04/2018
Turkish Airlines comemora 10 anos de associação com a Star Alliance
O evento ocorreu na sede da Companhia, na Turquia.
Newsletter
Receba as novidades