Anya Ribeiro toma posse na Cadeira nº 13 da Academia Brasileira de Eventos e Turismo nesta segunda-feira

A nova acadêmica foi eleita no dia 07 de dezembro de 2021, e vai suceder Paulo Gaudenzi, Acadêmico Fundador da Cadeira que tem como Patrono Manoel Castro

A cidade de Fortaleza vai sediar nesta próxima segunda-feira, dia 4 de outubro, a Cerimônia de Posse da profissional do turismo Anya Ribeiro de Carvalho, eleita em dezembro de 2020 para a Cadeira nº 13 da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, vaga desde o início de 2019, com o falecimento do acadêmico Paulo Renato Gaudenzi.

A Cerimônia de Posse será realizada presencialmente à partir das 18h25 desta segunda-feira, no Auditório Waldyr Diogo, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), e contará com a participação presencial e remota de membros da Academia, representando suas respectivas unidades federativas, além de autoridades locais e convidados de vários segmentos profissionais.

Os interessados que não puderem comparecer pessoalmente, poderão assistir ao evento online, ao vivo, com transmissão através do canal no YouTube da Academia Brasileira de Eventos e Turismo.

Para prestigiar a posse da nova acadêmica, a Academia Brasileira de Eventos e Turismo, em conjunto com a ABEOC Ceará, estará promovendo nos dias 4 e 5 de outubro o Seminário Academia Brasileira de Eventos e Turismo/ ABEOC 2021, com o tema Retomada do Turismo Pós Pandemia, que terá mais de vinte acadêmicos como palestrantes e Carlos Alberto Júlio como âncora.

ELEIÇÃO - Com o avanço da Pandemia da Covid-19, desde abril de 2020 as reuniões do Colégio Acadêmico vem sendo realizadas online. A reunião do Colégio Acadêmico foi aberta pelo presidente da Academia, Sergio Junqueira Arantes.
 
A candidatura de Anya Ribeiro de Carvalho à Cadeira nº 13 da Academia Brasileira de Eventos e Turismo foi apresentada pelos acadêmicos Enid Câmara Vasconcellos, presidente da ABEOC Ceará, Raimundo Peres, ex-diretor do Salvador Destination, Roberto Pereira, ex-presidente da CTI Nordeste, e Virgílio Carvalho, Diretor Nacional do SESTUR – Serviço Social do Turismo da CNTur.
 
Na reunião do Colégio Acadêmico, a defesa da candidatura foi feita pela acadêmica Enid Câmara, uma das apresentantes da candidatura de Anya Ribeiro à Cadeira nº 13. Encerrada a defesa, Anya foi eleita por unanimidade como a nova imortal da Academia Brasileira de Eventos e Turismo.

ANYA RIBEIRO DE CARVALHO - Com formação multidisciplinar, Anya é expert em gestão pública e privada, nos campos da educação, arquitetura, urbanismo, administração, turismo e eventos.

Em 1998, destaque na edição 02 da Revista Eventos como Secretária de Turismo do Ceará Em 1998, destaque na edição 02 da Revista Eventos como Secretária de Turismo do Ceará
Com quase cinco décadas de bons serviços prestados ao turismo brasileiro (confira aqui o perfil completo), Anya Ribeiro foi a primeira titular da Secretária de Turismo do Estado do Ceará (1995-2000), pasta criada no ano de 1995, priorizou em sua gestão o segmento de Eventos, como setor estratégico para as relações públicas e privadas do marketing e da comunicação do Destino Ceará. No período, ações bastante diversificadas foram implementadas sob sua orientação e coordenação.
Em 2005, no Ministério do Turismo, com Airton Pereira (Embratur), Herculano Anghinotti (secretário de Turismo de MG) e Milton Zuanazzi (Ministério do Turismo) Em 2005, no Ministério do Turismo, com Airton Pereira (Embratur), Herculano Anghinotti (secretário de Turismo de MG) e Milton Zuanazzi (Ministério do Turismo)

No ano de 2003, assumiu como diretora de planejamento e avaliação do Ministério do Turismo (2003-2007), onde desenvolveu diversas ações, tais como Políticas Públicas, Planejamento, Gestão Institucional Descentralizada, Conselho Nacional do Turismo – Entidades Nacionais, Sistema de Monitoramento e Avaliação do PNT, Alianças e Parcerias, Estruturação de Governanças para o Turismo Macrorregional com organização de agências.


Em 2020, a frente da Câmara Setorial de Turismo e Eventos do Ceará Em 2020, a frente da Câmara Setorial de Turismo e Eventos do Ceará

Desde 2019 é presidente da Câmara Setorial de Turismo e Eventos do Ceará.

POSSE - A Cerimônia de Posse de Anya Ribeiro de Carvalho como nova titular da Cadeira nº 13 da Academia Brasileira de Eventos e Turismo estava programada para ocorrer no primeiro trimestre de 2020, em Fortaleza/CE.

Com o recrudescimento da Pandemia da Covid-19 no início do ano, a Cerimônia foi adiada, e irá acontecer agora, neste dia 04 de outubro de 2021, em Fortaleza/ CE.

Na Cerimônia de Posse, o acadêmico Roberto Pereira, um dos padrinhos da candidatura de Anya Ribeiro junto ao Colégio Acadêmico, representará os demais padrinhos da candidatura e fará a apresentação da nova imortal da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, e empossará a nova acadêmica, ao lado dos outros apresentantes da sua candidatura.

Manoel Figueredo de Castro Manoel Figueiredo de Castro, idealizador e primeiro presidente da Bahiatursa, é o Patrono da Cadeira nº 13 da Academia Brasileira de Eventos e Turismo

CADEIRA nº 13 - A Cadeira nº 13 tem como Patrono o economista baiano Manoel Figueiredo Castro, idealizador e primeiro presidente da Bahiatursa - Empresa de Turismo da Bahia S/A de 1971 à 1975, empresa que revolucionou o marketing de destino brasileiro.

Com a criação da Bahiatursa, o Governo da Bahia passou a tratar o turismo como uma de suas prioridades, criando grandes políticas, estratégias e programas para a alavancagem do turismo no Estado. Até então, as políticas setoriais estavam restritas ao âmbito da capital Salvador. Ocorreu então a elaboração do Plano de Turismo do Recôncavo, marco para o planejamento do turismo no Estado, e que serviu de modelo para o resto país.

Foi ainda Secretário da Indústria e do Comércio do Governo da Bahia de 1979 à 1983 e prefeito da cidade de Salvador de 1983 à 1986. Foi deputado federal pelo estado da Bahia por quatro mandatos, de 1986 à 1998, e presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia de 2002 à 2005 e de 2008 à 2009.

A Cadeira nº 13 foi ocupada já em 2006, na fundação da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, por Paulo Renato Gaudenzi, Acadêmico Fundador da Cadeira nº 13, que indicou Manoel Figueiredo de Castro como Patrono da Cadeira.

PAULO GAUDENZI - Paulo Renato Dantas Gaudenzi foi um 15 membros fundadores da Academia Brasileira de Eventos e Turismo no ano de 2006, e Acadêmico Fundador da Cadeira nº 13, e tomou posse na Cerimônia de Fundação da Academia no dia 19 de fevereiro de 2006, em São Paulo. A Cerimônia de Posse foi comandada pelo primeiro presidente da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, José Rafael Guagliardi. Gaudenzi tomou posse ao lado dos outros quatorze membros fundadores da instituição.

Em 2006, tomando posse como Acadêmico Fundador da Cadeira nº 13 da Academia Brasileira de Eventos e Turismo Em 2006, tomando posse como Acadêmico Fundador da Cadeira nº 13 da Academia Brasileira de Eventos e Turismo

Uma das figuras mais marcantes, conhecidas e queridas do turismo brasileiro, foi secretário de Turismo da Bahia no período 1979/2005. Personagem singular, apaixonado pelo turismo, com propostas originais, Paulo Renato Dantas Gaudenzi mudou o turismo e criou um novo modelo de gestão na cultura do Estado da Bahia. Isso nos anos 70.

Nascido em Salvador, Gaudenzi construiu sua trajetória aos poucos. Operário do Turismo - titulo de seu livro sobre turismo – inicialmente formou-se em economia pela Universidade Católica de Salvador, com licenciatura em história.

Como secretário de Turismo da Bahia, com o escritor Jorge Amado Como secretário de Turismo da Bahia, com o escritor Jorge Amado

Em 1971, com Antonio Carlos Magalhães a frente do Governo da Bahia, Paulo Gaudenzi começou o trabalho em prol do desenvolvimento e consolidação do destino Bahia, com a implantação de hotéis, centro de convenções, investimento e infraestrutura, saneamento básico e construção de estradas.

Trabalhou como secretário de Turismo até 2005, com diversos governadores, como Antonio Carlos Magalhães, Paulo Souto e Cesar Borges.

Os resultados da gestão de Gaudenzi estão espalhados por todo o Estado, que oferece dezenas de produtos turísticos diferentes nas prateleiras das agências de viagens do mundo, com opções para todos os gostos, desde o turismo de sol e praia, até o cultural, passando pelo ecoturismo, esportes radicais, aventura e evento.


Paulo Gaudenzi com o então governador da Bahia, Antonio Carlos Magalhães Paulo Gaudenzi com o então governador da Bahia, Antonio Carlos Magalhães

Foi homenageado pelo trade de Eventos e Turismo em 2007 com o Grand Prix Prêmio Caio. Em sua Edição 47, a Revista Eventos publicou um perfil completo da trajetória de Paulo Gaudenzi. No ano anterior, em sua posse na Academia Brasileira de Eventos e Turismo, afirmou: “continuarei vindo a São Paulo para as reuniões do Colégio Acadêmico e me engajando para contribuir com o setor. Pretendo proferir palestras, escrever livros e atuar como consultor em todo país, principalmente em Salvador e São Paulo”. E assim foi.

Homenageado como Grand Prix Prêmio Caio 2007 Homenageado como Grand Prix Prêmio Caio 2007

Paulo Gaudenzi faleceu no dia 04 de fevereiro de 2019.