Governador dá posse a Paulo Renato na Setur/ES

Em solenidade realizada na manhã desta terça-feira (08), o governador Paulo Hartung nomeou Paulo Renato Fonseca Junior como secretário de Estado de Turismo.

Governador Paulo Hartung assina termo de posse do secretário de Turismo, Paulo Renato Fonseca, assistido pelo vice-governador Cesar Conlnago.

O evento foi realizado no Palácio Anchieta, em Vitória. Estavam presentes secretários de Estado, prefeitos, deputados, secretários municipais de Turismo, representantes do trade local e nacional, representantes de entidades não governamentais e de Conselhos.

A nomeação teve início com a apresentação da Banda de Congo Beatos de São Benedito, de Vila Velha, que alegrou o ambiente com seu som. Em seguida, foi o momento de fala das autoridades, que se fizeram presentes fisicamente e virtualmente, em vídeos exibidos onde parabenizando o governador e o novo secretário.

Durante o discurso, o governador Paulo Hartung destacou que as ações e projetos do Governo do Estado são resultados de uma obra coletiva e afirmou que o novo secretário terá um conjunto de oportunidades. O governador também defendeu uma gestão eficiente e de baixo custo no poder público e ressaltou a necessidade de união do setor para transformar o potencial do Estado em emprego, renda e oportunidades para jovens.

Governador Paulo Hartung

Oito meses é uma eternidade. O novo secretário terá uma oportunidade de trabalhar em um Governo Estadual que tem uma das melhores equipes do país. Irá atuar em uma gestão que já passou pelo pior da crise socioeconômica que castiga o país. Estamos organizados, planejados e com importantes ações e programas em andamento. Que a sua vinda sirva para o setor convergir em ações para aproveitarem os potenciais da indústria do turismo no Estado”, destacou Hartung.

O secretário Paulo Renato frisou em seu discurso a importância do turismo para o Espírito Santo. Ele disse que o turismo é muito importante, pois diversos segmentos refletem no turismo assim como o turismo reflete neles. O secretário reforçou que é parceiro de todas as Secretarias de Governo e que quer fazer uma gestão convergente.

Vamos focar em projetos de Governo que já estão em andamento, como a Escola Viva e o Reflorestar, agregando o valor e impacto positivo do turismo nessas ações. Também vamos nos aproximar ainda mais dos municípios, fazer um planejamento amplo, que não se limita a 2018, quero deixar projetos e resultados que possam ter continuidade. Precisamos trabalhar nesse sentido, somando e deixando uma estrada muito boa”, explicou Paulo Renato.

O presidente do Sindicato das Empresas de Promoção e Organização de Feiras, Congressos e Eventos (Sindiprom-ES), Alfonso da Silva, falou da importância de agir para conseguir os resultados. “Para Paulo, as cobranças serão maiores por ações eficazes e objetivas, com a habilidade de um operador do turismo que tem que estar sempre atento aos pequenos detalhes para satisfazer as necessidades dos turistas. O setor atinge aproximadamente 53 atividades econômicas e, apesar da evolução do mundo digital, não vai desaparecer, pois o ser humano precisa recarregar as energias. E a melhor maneira é fazendo turismo. Temos que estar preparados para este novo tempo e nosso destino preparado para receber o turista mais exigente”, finalizou.

Alexandre Sampaio, presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) também esteve na solenidade. “O turismo não é uma atividade comum como alguns pensam, é uma atividade complexa que exige uma multiplicidade de percepção de valores e de atuação, e exige profissionais qualificados na sua praxe. Então nós sentimos honrados em poder trabalhar junto com o Espírito Santo e com o Paulo Renato. Tenho certeza que a Fecomércio-ES tem muito a contribuir e colaborar para o desenvolvimento do Estado”, disse.

Além dos pronunciamentos de autoridades presentes, durante a cerimônia foram exibidos vídeos de congratulações do Ministro do Turismo, Vinicius Lummertz; do ex-secretário de Turismo do Espirito Santo, José Salles (vídeo gravado durante sua peregrinação pelo Caminho de Santiago da Compostela); do presidente da ABEAR e ex-presidente da Embratur, Eduardo Sanovicz; do presidente da AMPRO, Wilson Ferreira Junior; da presidente da ABEOC Brasil, Fátima Facuri; do presidente da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, Armando Campos Mello e da presidente do Fórum das Entidades do Setor de Eventos (For/Eventos), Elza Tsumori.

Também estavam presentes na posse o vice-governador César Colnago; a subsecretária de Estado de Turismo, Simone Modolo; o ex-secretário Estadual de Turismo, Nerleo Caus; Raimundo Peres, da Academia Brasileira dos Eventos e Turismo; Sergio Junqueira Arantes, presidente do Prêmio Caio e do Fórum Eventos; e Raphael Fhoca, vice-presidente da Ampro.

Paulo Renato Fonseca Junior

Paulo Renato Fonseca Júnior é empresário do ramo do turismo receptivo. Formado em Administração de Empresas com especialização em Análise de Sistemas, ocupou o cargo de presidente do Espírito Santo Convention & Visitors Bureau (ESC&VB) e vice-presidente de Relacionamento da Unedestinos. Paulo foi um dos fundadores do ES ESC&VB, em 1998, e já foi presidente da ADETUR – Metropolitana ES, presidente da Eventpool Brasil, e secretário de Turismo de Vitória. Paulo Renato foi capa da Revista Eventos 81.



Fonte: assessoria