Rodrigo Cordeiro anuncia retorno à indústria de eventos

Grandes temas pedem grandes estratégias. Eventos, mais do que estruturas, cenários, palcos e patrocínios, são possibilidades de encontros, de discussão, debates e consensos que mobilizam a sociedade. Mas, para que sejam realmente relevantes, dependem de uma ideia criativa, ponto de partida para o sucesso.
Rodrigo Cordeiro

Grandes temas pedem grandes estratégias. Eventos, mais do que estruturas, cenários, palcos e patrocínios, são possibilidades de encontros, de discussão, debates e consensos que mobilizam a sociedade. Mas, para que sejam realmente relevantes, dependem de uma ideia criativa, ponto de partida para o sucesso.

É assim que pensa Rodrigo Cordeiro, figura cuja trajetória se confunde com um tema, cada vez mais urgente e importante, a água. De volta à indústria de eventos depois de dois anos em pacto de não concorrência, esse filho de um funcionário de carreira do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo), vive essa temática desde sempre.

Em 1985, seu pai, Fernando Luiz Cordeiro, fundou a Acqua, consultoria que se tornou um símbolo de Congressos e Simpósios, muito antes do mundo se dar conta do fantasma da escassez da água. Eram tempos para pensar e discutir soluções para a poluição dos rios urbanos e preservar mananciais como Bilings, Cantareira e Alto Tietê.

Rodrigo se uniu ao pai em 1996, depois de uma breve experiência no setor hoteleiro. Nove anos mais tarde comprou a empresa, de estrutura enxuta, mas com uma taxa de recorrência invejável. Quem experimentava os serviços da Acqua continuava com ela, uma vez que sabia da qualidade das entregas.

Inquieto, Rodrigo jamais se conformou com as práticas e vícios do mercado nacional e sempre procurou novas possibilidades. Quando as empresas internacionais desembarcaram no Brasil, esse profissional fez questão de buscar a certificação da IAPCO - International Association of Professional Congress Organisers, raro entre empresas brasileiras e única no segmento.

Como resultado, incomodava as marcas globais pela assertividade e capacidade de realização. Outro ponto que sempre chamou a atenção do mercado eram os diferenciais dos eventos que sempre procuravam uma forma de mobilizar setores da opinião pública. Não tardou para que a área de atuação da Acqua transbordasse para temas como infraestrutura e meio ambiente.

O mercado reagiu. No final de 2014, a empresa foi vendida para a multinacional MCI, organizadora de renome que incorporou o seu principal ativo, Rodrigo Cordeiro, em princípio como Diretor de Congressos não Médicos. Um ano depois, já era diretor geral de Congressos exibindo resultados até então inéditos na MCI.

O ponto mais alto foi o 8° Fórum Internacional da Água, em 2018. Foi a maior edição do evento na sua história e também o maior evento no brasileiro até então. Os números impressionam: 120 mil visitantes, entre os quais 60 mil crianças. O tema da vida de Rodrigo transbordou e ganhou a agenda pública.

Rodrigo foi vencedor do Grand Prix Prêmio Caio na Categoria Eventos nos anos de 2015, 2016 e 2017

No Currículo de Rodrigo, mais de 1000 eventos associativos e corporativos; nacionais e internacionais; de médio e grande porte. Foi o vencedor do Grand Prix Prêmio Caio na Categoria Eventos nos anos de 2015, 2016 e 2017. Também conquistou o Prêmio Colaboração da IAPCO, foi presidente do MPI – Meeting Professionals International e atualmente é membro do Conselho Consultivo do São Paulo Convention & Visitors Bureau.

Rodrigo Cordeiro deixou a multinacional em 2019, a procura de novos horizontes e desafios. O empresário retorna agora ao mercado de eventos – à frente da NESTY’ Dados, Comunidades, Digital e Conteúdo - para fazer valer aquilo em que sempre acreditou: a estratégia vence o jogo.

Mesmo no período em que esteve distante, idealizou projetos como o Grafitti pela Água, unindo arte e sustentabilidade em uma série de ações que mobilizaram a cidade de São Paulo com retorno de mídia espontânea na casa dos milhões e possibilidades de replicação em outros centros urbanos. Novamente a água, fez girar a usina criativa e, como sempre, foi um sucesso.

O foco estratégico promete agora se consolidar em uma metodologia de trabalho que, ao contrário do que ainda preconiza o mercado, representa mais de 80% do processo que faz de um evento uma grande história para ser experimentada e relembrada.

Como a água, Rodrigo acredita na continuidade, na fluidez das relações e na transparência. Aprendeu percorrer os caminhos possíveis sem desistir dos destinos que sempre perseguiu. Caminha com resiliência, método e – que nunca falte – muita estratégia.