9º Encontro Nacional do Puma neste fim de semana

Evento organizado pela Federação Brasileira de veículos Antigos, Puma Clube, Clube dos Automóveis Antigos de Santos, traz exposição do carro esportivo que começou nas corridas e ganhou as ruas, onde conquistou o público jovem. Na década de 60 e 70.

Um dos modelos de carro considerado um clássico das décadas de 1960 e 70, o Puma, poderá ser conferido de perto neste sábado (12), e domingo (13), na Praça das Bandeiras, (Avenida Marechal Deodoro da Fonseca), no calçadão da praia das Pitangueiras, ao lado Shopping La Plage, no Guarujá.

O 9º Encontro Nacional do Puma contará com exposição de vários modelos, como os GTE, GTS e GTB. Já na sexta-feira (11), a organização do evento estará no local para eventuais informações, inscrições e recepção dos participantes.

No sábado (12), a partir das 8 horas, os carros começam a chegar à Praça das Bandeiras. Às 8h30 horas, estará aberta a exposição e a feira de peças para o público. Entre 13 e 15 horas, será feita a vistoria dos carros pela comissão julgadora, para avaliação do Concurso Elegância. A visitação segue até às 18 horas. No domingo (13), o público poderá conferir os carrões, das 8 às 15 horas, quando ocorrerá o encerramento do encontro.

O evento é organizado pela Federação Brasileira de veículos Antigos, Puma Clube, Clube dos Automóveis Antigos de Santos, com apoio da Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Turismo.

Para o secretário de Turismo de Guarujá, José Carlos Rodriguez, o evento deve atrair um grande público. “Assim como em julho, quando realizamos o Encontro de Carros Antigos, no mesmo local e, atraímos um publico grande e diversificado, mais uma vez, tanto a população quanto os visitantes terão a oportunidade de encontrar verdadeiras raridades automobilísticas, em mais uma opção de lazer que a Prefeitura oferece gratuitamente. É entretenimento para toda a família”.

Puma – Projetado para duas pessoas, o carro tem espaço extremamente reduzido atrás dos bancos. Ele é equipado com rodas de aço aro 14″, volante esportivo de três raios cromados revestido em couro, painel exclusivo com cinco instrumentos (incluindo conta-giros) e bancos reclináveis. A história do Puma começou nas corridas e ganhou as ruas, onde conquistou o público jovem.

Nos anos 1970, fila de espera era condição obrigatória para se adquirir um Puma. O felino pioneiro entre os esportivos nacionais deixou sua marca na história automotiva brasileira a ponto de ser alvo de grande admiração até hoje. Foi o esportivo de maior sucesso da indústria nacional. Exportado para mais de 50 países, ele chegou a lugares como Alemanha, Canadá, EUA, África do Sul e Austrália.

No inicio dos anos 1980, no entanto, a marca vinha apresentando problemas financeiros que se acentuaram com o tempo. A situação se agravou ainda mais com um problema de um lote que seria exportado para os EUA e foi recusado por não cumprir as especificações de segurança locais. Entre 1986 e 1989 foram fabricados apenas 36 carros, até que a produção cessou definitivamente.

Fonte: Assessoria