Accor assina apoio à campanha internacional “Não desvie o Olhar”

Empresa utilizará seus hotéis em todo o Brasil para alertar a sociedade sobre o crime de exploração sexual de crianças e adolescentes

A Accor, líder mundial de operação hoteleira, assinou nesta quinta-feira (5), em Salvador, o apoio à campanha internacional “Não Desvie o Olhar”, que tem como objetivo combater a exploração sexual de crianças e adolescentes durante a Copa do Mundo do Brasil.

Coordenado pelo Sesi/CN, em parceria com a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), nas onze cidades sedes da Copa do Mundo de Futebol, e com a Secretaria da Criança do Governo do Distrito Federal (DF), em Brasília, o programa também tem a participação da rede ECPAT (End Child Prostitution, Child Pornography and Trafficking of Children for Sexual Purpose), além do apoio da União Europeia.

Campanha internacional “Não Desvie o Olhar” Evento de apoio à Campanha internacional “Não Desvie o Olhar”
Realizado na capital baiana, o evento contou com a participação do governador da Bahia, Jaques Wagner, do prefeito de Salvador, Antônio Carlos Magalhães Neto, além dos prefeitos das cidades sedes. Representando a Accor esteve Fernando Viriato, diretor de Recursos Humanos da Accor e Antonietta Varlese, responsável pela área de CSR da Accor.

A Accor já tem uma longa trajetória no combate à exploração sexual de crianças em viagens e turismo. Em 2005 a empresa assinou sua participação no The Code, Código de Conduta para Proteção de Crianças contra Exploração Sexual em Viagens e Turismo, uma iniciativa da indústria de turismo em parceria com a ECPAT Internacional, financiada pela Unicef e apoiada pela UNWTO - United Nations World Tourism Organization.

Segundo Fernando Viriato, “a empresa, inclusive, possui um treinamento dedicado ao tema, que é realizado por todos os colaboradores dos hotéis sobre como prevenir este tipo de crime nas unidades. No último ano, quase 4 mil colaboradores em todo o Brasil passaram pelas aulas, que fazem parte da formação obrigatória da operação hoteleira da Accor”.

Para Antonietta Varlese, “é extremamente importante esta iniciativa para sensibilizar os cidadãos brasileiros e estrangeiros quanto a este crime, alertando sobre as punições cabíveis no país e estimulando as denúncias através do Disque 100”.

De acordo com dados do Disque Direitos Humanos, somente em 2012 foram recebidas mais de 130 mil denúncias de violência contra crianças e adolescentes no Brasil, um aumento de 58,3% em relação a 2011. Além disso, neste mesmo ano o Ministério da Saúde registrou mais de 14 mil notificações de violência doméstica, sexual, física e outras agressões contra crianças menores de dez anos.

“Esse é um projeto de muita importância, que será desenvolvido em 15 países, e fizemos questão de fazer parte, principalmente porque é um tema constantemente discutido e combatido pelo Grupo”, afirmou Viriato.

Fonte: Assessoria