Cidade Saudável é o primeiro guia online de bem estar do país

Parceria entre Saútil e Catraca Livre lança dia 5 de julho, no Hotel Renassaince, o projeto que reúne atividades gratuitas, de cultura, saúde e lazer, da cidade de São Paulo
 
Pela primeira vez em um só lugar, todas as informações necessárias para encontrar atividades físicas, saúde, prevenção, bem estar e lazer estarão reunidas. Com o objetivo de facilitar o acesso da população a diversos serviços gratuitos, o projeto Cidade Saudável dá seu primeiro passo com o lançamento oficial do site para São Paulo, dia 5, quinta-feira, às 14h, no Renassaince São Paulo Hotel.
 
“É o primeiro guia de bem estar da cidade que, em médio prazo, possibilitará a um grande número de pessoas interagir e encontrar maneiras facilitadoras de pensar a cidade em função de temas como mobilidade, saúde e entretenimento”, afirma Lia Roitburd, gestora do Catraca Livre, vencedor do prêmio de melhor blog do mundo em língua portuguesa, oferecido pela Deustche Welle – emissora pública da Alemanha.
 
Com botões simples para cada tema, o São Paulo Cidade Saudável foi estruturado com o intuito de linkar serviço a serviço de forma clara para cada necessidade, assim como para compor grupos de interesse. A plataforma encaminha para atividades relacionadas à saúde e ao bem-estar. O usuário encontra programas oferecidos por instituições públicas e privadas – sempre relacionados ao bem estar, entre consultas, tratamentos e atividades físicas. Para o caso das opções de lazer, a página disponibiliza a programação por data ou região. E assim, para cultura, dentro de teatro, dança, música, etc.
 
Em comum, a gratuidade do banco de dados. Toda e qualquer atividade mapeada pelo projeto deverá cumprir o pré-requisito de ser aberto à população. “Assim como pensamos o Saútil como forma de prover informação e acesso àqueles que não conseguem chegar aos serviços oferecidos pelo SUS, essa parceria tem como prioridade disseminar qualidade de vida sob o lema de cidades mais educadas a partir de ideias inovadoras”, afirma Edgard Morato, sócio-fundador do projeto.
 
O São Paulo Cidade Saudável contará ainda com conteúdo colaborativo e estará aberto a dicas e adendos do público. Para cada lugar visitado, atividade praticada ou serviço experimentado, o internauta poderá deixar seu comentário, assim como indicar novas programações que poderão ser incluídas na agenda.
 
A partir da capital paulista, o projeto será expandido para outras cidades.
 
Saútil - O portal Saútil atende mais de 100 milhões de pessoas em 3.800 municípios. No total, estão catalogados mais de 2.400 itens de medicamentos, 3.500 de exames, 80 de equipamentos e 110 de consultas referentes às capitais e principais cidades do país. Por meio da ferramenta, o objetivo dos sócios-fundadores Fernando Fernandes, Tatiana Magalhães, Edgard Morato e Gustavo Greggio é ajudar a população das classes C, D e E, a encontrar de forma simples, rápida e organizada todas as informações necessárias para a realização de consultas, atendimento ambulatorial, exames, vacinação e retirada de medicamentos oferecidos gratuitamente pelos programas de governo. O projeto não possui nenhum vínculo governamental.
 
Catraca Livre - Projeto jornalístico criado para ajudar as cidades a serem mais educadas, acolhedoras e criativas. Temos um foco especial em cultura, mas também selecionamos  diariamente as melhores oportunidades gratuitas ou a preço popular nos mais variados serviços  na região metropolitana de São Paulo, abrangendo educação, esportes, consumo, trabalho, saúde e empreendedorismo. Como apostamos na engenhosidade da comunidade, a seleção das notícias é complementada por milhares de pessoas cadastradas em nossa Rede. As informações são distribuídas por nossa “Teia Comunicadora” que abrange todos os tipos de mídia: jornal, internet, rádio. Para prover conteúdo e desenvolver projetos de inclusão pela comunicação. O Catraca Livre ganhou em 2012 o prêmio de melhor blog do mundo em língua portuguesa, oferecido pela Deustche Welle – emissora pública da Alemanha. O prêmio é focado em projetos na internet que ajudam a fortalecer a cidadania.
 
Artemisia - Fundada em 2003 pela Potencia Ventures, a Artemisia é a organização pioneira e referência em negócios sociais no Brasil, a Artemisia potencializa e capacita talentos e empreendedores para a geração de negócios de alto impacto social por meio de iniciativas nas áreas de educação, disseminação de conhecimento e aceleração de negócios sociais.
 
 
Lançamento oficial SÃO PAULO CIDADE SAUDÁVEL
Dia 5 de julho, das 14h às 19h
Renassaince São Paulo Hotel – Al. Jaú, 1.620 – Jd. Paulista
(Durante evento de graduação – Artemisia)
 
Programação:
14h – Início
15h – Convidado: Gilberto Dimenstein
16h – Aceleradora de impacto
17h30 - Coquetel
 
Com a presença do jornalista Gilberto Dimenstein e dos sócios-fundadores do Projeto Cidade Saudável: Edgard Morato (Saútil) e Fernando Fernandes (Saútil).
 
Site do projeto:
www.spsaudavel.com.br
 
Parceria entre Saútil (
www.sautil.com.br) e Catraca Livre (www.catracalivre.com.br)