Feira do Livro de Porto Alegre chega a sua 58ª edição

Evento é organizado pela Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL)

A abertura oficial da 58ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre ocorre nesta sexta-feira. A cerimônia será no Teatro Sancho Pança, no armazém B, no Cais do Porto, a partir das 19h. Estarão presentes todos os diretores e coordenadores da Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL), responsável pela organização do evento.

Entre as autoridades com presença confirmadas estão o secretário de Estado da Cultura, Luiz Antonio de Assis Brasil (representando o governo do Estado); o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Postal; o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati; e Galeno Amorim, presidente da Fundação Biblioteca Nacional (representando o Ministério da Cultura).

Serão mais de 700 sessões, em um total que ultrapassa os 1,6 mil autores. O evento vem crescendo junto com a cidade. A expectativa de público – 1,7 milhão de pessoas – supera até mesmo a população de Porto Alegre. Segundo dados de 2010, a capital tem 1,4 milhão de habitantes.

A feira é sediada em espaços emblemáticos do Centro Histórico do município: a Praça da Alfândega e o Cais do Porto. A praça abriga as bancas de editoras, distribuidores e livrarias. O cais comporta expositores e a programação da área infantil e juvenil. Crianças e os adolescentes poderão desfrutar de quase 200 atividades.

Em prédios no entorno da Praça, como o Santander Cultural, serão realizadas mesas-redondas, oficinas e apresentações artísticas da programação adulta, totalizando mais de 300 atividades. Para tanto, a CRL conta com a parceria de mais de 150 instituições e entidades.

Dando continuidade à novidade apresentada em 2011, os dias temáticos estão divididos da seguinte forma: Bibliotecas (26/10), Jorge Amado (27/10), Bem Viver (28/10), Cuba (29/10), Viagem (30/10), Poesia (31/10), Imagem e Literatura (1º/11), América Latina (2/11), HQ (3/11), Literatura Fantástica (4/11), Rio Grande do Sul (5/11), História (6/11), Humor (7/11), Música (8/11), Cultura Popular (9/11), Novos Leitores (10/11) e Consciência Planetária (11/11). Diariamente, está prevista pelo menos uma atividade temática na programação.

Porto Alegre inova com seu estande em forma de um estádio de futebol, que será decorado com maquetes, fotos e informações sobre os projetos da cidade para a Copa 2014. A reforma promovida pelo Programa Monumenta já recuperou 95% do espaço. As intervenções incluíram uma ampla pesquisa arqueológica.

Entre as obras estão o calçamento das vias públicas e dos passeios, colocação de frades nas entradas da praça, iluminação pública das vias e recuperação das grades dos canteiros, dos bancos, ajardinamento, limpeza e restauração das esculturas e colocação da obra de arte "Pegada Africana" no piso da praça.

Serviço: a 58ª Feira do Livro de Porto Alegre acontece de 26 de outubro a 11 de novembro de 2012 com entrada franca. As áreas geral e internacional têm visitação das 12h30min às 21h. Já a área infantil e juvenil, com o objetivo de atender às turmas escolares do turno da manhã, funciona das 9h30min às 20h.

Fonte: Assessoria