GL events Brasil bate recorde de público, eventos e faturamento em 2011

A GL events Brasil fechou 2011 com recordes de público, eventos realizados e de faturamento. A receita chegou a R$ 118 milhões - 27% a mais que em 2010 (R$ 93 milhões). Uma das cinco empresas do grupo no Brasil, o Riocentro bateu todos os recordes de sua história. Foram 70 grandes eventos nacionais e internacionais realizados, marcando cinco anos da gestão GL events Brasil. Um crescimento de 11% quando comparado a 2010 (63 eventos realizados). Já a HSBC Arena, também administrada pela GL events Brasil, recebeu 60% mais espectadores que em 2010. Foram 340 mil pessoas contra 212.871 no ano anterior. 

Ainda em 2011, o Riocentro foi escolhido para sediar a Rio + 20, o Centro Internacional de Transmissão (IBC) da Copa do Mundo da FIFA™ 2014 e o Comitê Organizador Local (COL) da FIFA. “Quando assumimos a gestão do Riocentro em 2006, os resultados eram deficitários. Desde então, investimos cerca de R$ 90 milhões para modernizar o espaço e transformá-lo em um centro de convenções com infraestrutura e gestão de padrão internacional. Agora, para os próximos três anos, vamos praticamente dobrar os investimentos já feitos para receber os megaeventos internacionais. Vamos construir, por exemplo, um hotel de 300 apartamentos, previsto para inaugurar já em 2013”, afirma Arthur Repsold, presidente da GL events Brasil, operação brasileira da segunda maior empresa do mundo no setor de eventos, a francesa GL events.

Segundo ele, a GL events Brasil tem hoje cerca de 6% da receita global da GL events. O Brasil já é o segundo país do grupo - que possui operações em 17 países - em faturamento, ficando atrás apenas da matriz (França), que concentra 52% da receita.

O crescimento do grupo se deve à consolidação do trabalho iniciado em 2006 no Brasil e também ao bom momento econômico do país. Na HSBC Arena, por exemplo, houve acréscimo no número de evento de 2010 para 2011, passando de 38 apresentações para 49 (28%). No entanto, o grande aumento foi na quantidade de público, o que mostra que as pessoas estão gastando mais com entretenimento e que o espaço se consolidou no cenário carioca.

“Os shows foram quase todos com lotação esgotada em 2011. As pessoas já conhecem a HSBC Arena, sabem do conforto, qualidade da acústica e passaram a frenquentar mais os eventos. Para isso, tivemos que desenvolver um modelo específico de gestão já que essa é a primeira arena multiuso do Brasil”, explicou Arthur Repsold.

Para o presidente da GL events Brasil, 2011 foi o melhor ano do grupo, que chegou ao Brasil em 2006. “No Riocentro batemos todos os recordes dos 34 anos de história do centro de convenções. Também foi o melhor ano da HSBC Arena. Sediamos eventos grandiosos como o UFC e shows internacionais como Amy Winehouse, Eric Clapton, Sade. Nós fizemos 24 feiras grandes, como a Bienal do Livro, feiras de negócios como a Interseg, a ExposPostos e a Première Vision Brasil, por meio da Fagga, uma de nossas empresas. Foi um ano muito bom. Pelo nosso calendário, a expectativa é que 2012 supere 2011, mantendo o crescimento da receita na casa dos 20% e com eventos da magnitude da Rio + 20 no Riocentro e na HSBC Arena.”, afirma.