Mulheres ainda são minoria nos cargos de gestão

Levantamento Michael Page aponta que 72% dos contratados para cargos de média e alta gerência são homens

A Michael Page, empresa líder mundial em recrutamento especializado em média e alta gerência, preparou um comparativo de contratações entre homens e mulheres em 2012. Nos cargos de gestão, com salários acima de R$ 8 mil, 72% dos candidatos contratados são homens. Em nenhuma das áreas estudadas as mulheres receberam uma faixa salarial acima da aplicada aos homens, para os mesmos cargos e divisões.

Avaliando todas as posições em geral, as mulheres estão desvantagem. Em cargos de gestão, os maiores destaques se dão para as áreas de seguros e varejo, em que os homens recebem, respectivamente, 65% e 34% a mais do que as mulheres.

Vendas, engenharia, construção, saúde, advocacia, petróleo e gás e TI também demonstram discrepância salarial entre eles e elas, e nestas áreas os salários femininos, em média, não atingem 80% dos salários aplicados aos homens de mesmo cargo.

Por outro lado, a área que melhor remunera as mulheres é a de recursos humanos. Nesta, os homens recebem, em média, apenas 6% a mais do que as mulheres. Esta área, no entanto, é a mais feminina dos setores analisadas, com 67% de participação feminina nas contratações. Os setores de engenharia e finanças foram os que mais cresceram em contratação no ano passado e, juntos, representaram 41% das contratações totais em todos os escritórios da empresa.

CONFIRA O SOBE E DESCE DAS CONTRATAÇÕES NA MICHAEL PAGE EM CARGOS DE SUPORTE À GESTÃO NO ANO DE 2012:

A pesquisa foi feita com dados de 2012 dos 11 escritórios no Brasil da Michael Page, que abrangem os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e regiões Norte e Nordeste.

Michael Page - A Michael Page é um dos maiores players mundiais em recrutamento especializado. Fundada na Inglaterra em 1976, é especializada em recrutar candidatos em middle e top management, em todo o mundo, sendo a consultoria de recrutamento líder e pioneira na América Latina. Atualmente possui mais de 5.400 colaboradores em 34 países nos 5 continentes, contando com uma base global com mais de 2 milhões de candidatos qualificados e 164 escritórios.

No Brasil, a Michael Page atua nas seguintes divisões: Finance & Tax, Engineering & Manufacturing, Supply Chain & Procurement, Sales, Marketing, Property & Construction, Retail, Legal, Banking & Financial Services, Insurance, Healthcare, Information Technology, Human Resources e Oil & Gas.

Fonte: Conteúdo Comunicação