Orquestra de Câmara da USP no Auditório Ibirapuera

A OCAM, Orquestra de Câmara da USP, inicia suas atividades de 2011 com um Concerto, no Auditório Ibirapuera, dia 27 de março, a partir das 11 horas. O evento tem a participação dos músicos argentinos Pablo Mainetti (bandoneon) e Zaida Saiace (piano) e traz repertório de Astor Piazzolla (1921-1992), Alberto Ginastera (1916-1983) e nosso contemporâneo Egberto Gismonti.

A OCAM foi criada em 1995 pelo maestro Olivier Toni, com o propósito de dar suporte às atividades pedagógicas desenvolvidas no Departamento de Música, propiciando, aos alunos de instrumentos, a prática necessária rumo a uma profissionalização competente. Através do programa Universidades, a OCAM, desde 2002, tem o patrocínio do Santander. A Ocam tem direção artística e regência titular do maestro Gil Jardim.

O bandeonista Pablo Mainetti nasceu em Buenos Aires e teve formação em Barcelona e Paris. Tem se apresentado com diferentes grupos e solistas, entre eles Orquestra de Tango da Cidade de Buenos Aires, Osvaldo Berlingieri, Sexteto Mayor, Selección Nacional de Tango, Nestor Marconi, Atilio Stampone Tango Reflections Trío. Entre suas gravações mais importantes está o Concerto para Bandoneón e Osquestra de Astor Piazzola, com a Orquestra de Câmara do Teatro Liure. Como compositor e diretor, realiza apresentações com seu quinteto, com o qual gravou três CDs: Gran Hotel Victoria, Tres Rincones (indicado para o Prêmio Grammy) e Complicidad, com o aclamado violonista Cesar Angeleri.

O maestro Gil Jardim é diretor artístico e regente titular da OCAM. É também professor Livre Docente e Chefe do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da USP. Realizou sua graduação no Departamento de Música da ECA-USP, tendo aulas com Olivier Toni, Gilberto Mendes, Willy Correa de Oliveira e Jean Noel Shagard, entre outros. Entre os trabalhos no exterior o maestro já dirigiu orquestras como a Brooklyn Academy of Music Symphony Orchestra, de Nova York; a Royal Phillarmonic Concert Orchestra, de Londres; a Camerata Mexicana; a Orquestra Regionalle del Lazio i Roma e a Orquestra de Camara Mayo, de Buenos Aires.

Programa

Egberto Gismonti, Sertões Veredas n°. 1, para Cordas Astor Piazzolla, Sinfonietta para Orquestra de Câmara, Op. 19 Astor Piazzolla, Concerto para bandoneón, Aconcagua Participações de Pablo Mainetti, bandoneon

(Argentina) e Zaida Saiace, piano (Argentina Alberto Ginastera, Danças do Ballet "Estância"

Serviço

Data: dia 27 de março de 2011

Horário: domingo, às 11 horas

Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia-entrada)

Classificação Indicativa: Livre