Pesquisa Revela Que Brasileiros Pretendem Gastar em Média R$ 1.558,17 Com Viagem de Final de Ano

Apesar de 77% dos entrevistados acharem os preços abusivos nesta época, 32% consideram gastar mais no final de 2013 em comparação com 2012

Levantamento realizado pelo aplicativo PiniOn, plataforma que combina tecnologia mobile e crowdsourcing e que capta a opinião a respeito de marcas e temas diversos, mostra como os brasileiros estão se preparando para o final do ano e que 44% já se programaram para viajar no réveillon. Foram entrevistados seis mil usuários de smartphones de todo o Brasil.

Apesar de 77% dos entrevistados considerarem abusivos os preços cobrados nesta época do ano, uma situação financeira familiar considerada melhor agora do que no ano anterior por 54% permitirá um gasto de cerca de R$ 1.558,17 em média. Para 57% essa data é muito importante para passar com a família ou pessoas queridas, e vale o sacrifico de gastar um pouco a mais.

32% das pessoas consideram gastar mais do que em 2012. Os custos prioritários são alimentação (34%) e hospedagem (26%). Só 18% vão utilizar o 13º salário para custear estas despesas e 45% das pessoas que usarão o cartão de crédito como forma principal de pagamento vão parcelar os gastos.

Questionados sobre a escolha do local, 32% afirmaram que se sentem influenciados pelos familiares na hora de escolher para onde ir, outros 32% levam em conta as atrações turísticas do local, contra 29% que costumam avaliar a comodidade e praticidade do destino escolhido. Apenas 30% dos entrevistados se programaram com antecedência de dois meses para a viagem do final do ano e cerca de 41% optaram por fazer uma viagem curta e pretendem ficar apenas uma semana no destino escolhido.

Para chegar ao seu destino final, o principal meio de transporte para 54% dos entrevistados será o carro e 36% optaram pelo avião. Quanto à hospedagem, 24% pretendem se hospedar em um hotel e 22% têm residência própria na cidade escolhida, contra 20% que se hospedarão na casa de amigos.

É notável a presença dos meios digitais no processo de decisão das viagens de final de ano. Entre as pessoas que pretendem viajar, 88% costumam acessar sites como guias de viagens, destinos e restaurantes, e 83% acessam aplicativos com este conteúdo. A compra de passagens ou pacotes será realizada online por 28% dos entrevistados.

PiniOn

Fundado em janeiro de 2013, o PiniOn é uma plataforma que combina tecnologia mobile e o crowdsourcing, que capta a opinião a respeito de marcas e temas diversos bem como insights criativos de seus usuários durante o momento de consumo. Por meio do aplicativo mobile, as empresas oferecem aos usuários missões que geram recompensas aos participantes, de acordo com a complexidade de cada atividade. O PiniOn possibilita que os tomadores de decisão das companhias possam ter uma visão dinâmica e continua da opinião dos consumidores e seus públicos, e fornece dados para as empresas que podem ser decisivos na elaboração de suas estratégias . A plataforma já conta com 42 mil usuários cadastrados e mais de 250 mil respostas aprovadas.

Fonte: Assessoria