Reed deixará de organizar feiras do setor de defesa

A Reed Elsevier anunciou que está prestes a se desligar do setor de exposições na área de defesa, a decisão é fruto da crescente preocupação mundial em prol do desarmamento que poderia “contaminar” a imagem da empresa. A companhia informa que ainda divulgará futuros anúncios sobre a decisão, mas já adianta que organizará as cinco exposições que compõe seu portifólio no setor de defesa, somente até o fim de 2007, não deixando de honrar com suas obrigações com parceiros, clientes e outros acionistas chave.
 
Segundo Crispin Davis, chefe executivo da Reed Elsevier, “Nossas exposições de defesa são negócios de qualidade que têm apresentado ótima performance nos últimos anos. No entanto, tem se tornado cada vez mais claro que um número crescente de importantes clientes e autores têm preocupações bastantes reais em relação a nosso envolvimento no setor de exposições de defesa. Nós temos acompanhado de perto essas preocupações e elas nos levaram a concluir que as exposições de defesa não são mais compatíveis com a posição da Reed Elsevier de editora líder de conteúdo científico, médico, legal e de negócios”.
 
Essa decisão afeta diretamente o Brasil, já que um desses cinco eventos é o LAAD (Latin American Aero and Defence), maior e mais importante feira voltada às forças armadas e às indústrias de defesa da América Latina. O Laad acontece a cada dois anos no Rio de Janeiro, sendo que sua última edição foi realizada de 17 a 20 de abril no Riocentro. Sua próxima edição já tem data marcada, como pode ser constatado no site oficial do evento
www.laadexpo.com, para 14 a 17 de abril de 2009, também no Riocentro. Fica em aberto a questão de quem será sua organizadora.
 
Foi publicado no site da revista Eventos®, no dia 3 de maio desse ano, a fusão entre a Reed Exhibitions e a Alcantara Machado, no Brasil, para a promoção de feiras. É importante constatar que o acordo não continha a LAAD, sendo os motivos não divulgados na época. A matéria pode ser conferida no link:
http://www.revistadoseventos.com.br/bn_conteudo.asp?cod=8378
 
Anunciada no início de junho a decisão diz respeito, além da LAAD, a mais quatro feiras. São elas: DSEi - Defence Systems and Equipment International, a exposição de defesa com o mais alto índice de crescimento do mundo e que acontece a cada dois anos em Londres, IDEX - International Defence Exhibition and Conference, o mais importante evento sobre defesa do Oriente Médio acontece bienalmente em Abu Dhabi; ITEC é uma exposição de treinamento e simulação que acontece a cada dois anos em diferentes cidades da Europa; e TADTE (Taipei Aerospace & Defence Technology Exhibition) feira bienal do Taiwan.
 
A LAAD, DSEI, IDEX, ITEC e TADTE, portanto, estão à venda, mas os interessados não poderão comprá-las individualmente, elas serão vendidas em pacote.
 
Esse portifólio de cinco exposições é parte da divisão de negócios globais da Reed Elsevier e representa por volta de 0,5% dos lucros anuais do grupo. Apesar de lucrativa a área é alvo de ataques constantes por parte de organizações e movimentos desarmamentistas e por isso, a Reed assume, assim como todas as grandes empresas globais, a posição de risco preventivo.
 
Reed Elsevier é uma editora e fornecedora de informações líder mundial. Suas empresas mães são a Reed Elsevier PLC e Reed Elsevier NV. O grupo emprega 37.000 pessoas, incluindo aproximadamente 20.000 na América do Norte.