TIM patrocina Hora do Planeta pela segunda vez

Em linha com seu compromisso com a sustentabilidade, a TIM, pelo segundo ano consecutivo, patrocina a Hora do Planeta. A empresa já iniciou uma campanha de mobilização da população para o movimento, que se estende até o dia do evento mundial, com o envio de mais de 15 milhões de mensagens de texto convidando a participar da ação, promovida pela Rede WWF.

“Em 2011, mais uma vez, temos a satisfação de apoiar a Hora do Planeta e planejamos iniciativas voluntárias. Além do patrocínio, estamos colocando nossa estrutura de telecomunicação à disposição e utilizando nossa capacidade de impactar milhões de pessoas para angariar adeptos a essa causa tão importante defendida pela WWF”, explica Maurício Bacellar diretor de Comunicação e Sustentabilidade da TIM Brasil.

Integrante da carteira do mais novo Índice de Carbono Eficiente, a TIM também participa – pelo terceiro ano seguido – do Índice de Sustentabilidade Empresarial, ambos da BM&F Bovespa. Além do disparo das mensagens de texto, a empresa usará o seu site (www.timbrasil.com.br) e seu perfil no Twitter (www.twitter.com/timtimportimtim) para promover a Hora do Planeta, direcionando os visitantes para o hotsite do movimento.

Na página da operadora na Internet ainda será possível acompanhar a contagem regressiva para o dia D, quando apagará as luzes de suas principais empenas publicitárias (publicidade no alto de prédios) no Rio de Janeiro, Niterói, Nova Iguaçu e Nilópolis (RJ); Campinas (SP); Belo Horizonte, Juiz de Fora, Governador Valadares e Pouso Alegre (MG); Brasília e Taguatinga (DF); Vitória (ES); Porto Alegre (RS); Florianópolis (SC); Recife (PE); Goiânia (GO); Cuiabá (Mato Grosso); e Belém (PA).

Compromisso com a sustentabilidade

O compromisso da TIM com a sustentabilidade está presente no dia a dia da empresa. Recentemente, a operadora concluiu seu inventário de carbono, contando com a consultoria de uma empresa especializada no tema. O levantamento das emissões de gás carbônico das operações foi baseado na reconhecida metodologia Greenhouse Gas Protocol (GHG Protocolo) e será fundamental para o planejamento de ações com o objetivo de reduzir os impactos ambientais.

O investimento em iniciativas “ecológicas”, no entanto, é anterior a esse processo e se mantém constante. Um destaque foi a criação do TIM PDV, solução que possibilita a compra de recarga pelos clientes, com transações onlines. O sistema já contribui para a redução do consumo de 13 toneladas plástico e 82 toneladas de papel, usados na produção 69 milhões de cartões de recarga, e da emissão de gás carbônico proveniente do seu transporte.

Outra importante ação de eficiência foram os testes, ao longo de 2010, do projeto Power Saving, que evita o desperdício de energia através do uso mais racional dos recursos. A nova funcionalidade permite que os equipamentos de rede da empresa sejam colocados em stand-by quando há redução da demanda.

Os resultados do piloto estão sendo avaliados, com a perspectiva de levar o projeto para 1/3 da rede da companhia ao longo de 2011. A TIM participa ainda do programa Empresas pelo Clima, iniciativa voluntária coordenada pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGVCes), plataforma que reúne líderes setoriais preocupados com as questões climáticas no mundo e seus efeitos.

A TIM também está atenta aos movimentos do mercado no sentido do consumo responsável, considerado de grande importância para preservação do meio ambiente e recursos naturais. A oferta TIMChip Avulso, por exemplo, permite ao cliente contratar um plano de serviços independente do aparelho, recebendo como desconto na conta o valor do subsídio a que teria direito.

A iniciativa diminui a produção do lixo eletrônico, já que não estimula a “compra desnecessária” de novos aparelhos e evita o descarte de equipamentos em bom estado. Para os consumidores que, ainda assim, querem adquirir um novo modelo, a operadora disponibiliza soluções que estimulam o consumo consciente e comercializa alguns celulares produzidos com menor impacto ambiental.

São exemplos o Motocubo A45 Eco e o Motorola SPICE, fabricados com material reciclado de garrafas plásticas e plástico de pós-consumo reciclado, respectivamente. Além disso, a empresa conta com programas de recolhimento de baterias, aparelhos celulares, cabos USB, carregadores e pilhas, sendo uma iniciativa própria – projeto Recarregue o Planeta – e uma parceria com o Grupo Santander, que disponibiliza urnas do Papa-Pilhas em lojas e sedes administrativas. Em 2010, foram encaminhadas para tratamento e reciclagem mais de 15 toneladas de materiais recolhidos nos postos de coleta dos dois programas.

Fonte: Hora do Planeta