Diversidade e Turismo
Bayard Boiteux
"Turismo é aprender a conhecer outras culturas, respeitá-las e sobretudo fazer de cada morador um aliado no desenvolvimento turÍstico"
Bayard Boiteux
07
outubro
2021

Uma retomada intempestiva do Turismo que merece reflexões

escrito por Bayard Boiteux

Hoje,quero conversar com você sobre retomada da atividade,que todos ansiamos ,de forma intempestiva...

Quem não tem ânsia em ver o turismo sendo retomado e as pessoas voltando a viajar?Quem não quer o restabelecimento das empresas de turismo que foram tão prejudicadas com a pandemia?Devo confessar que todos nós ,que fazemos parte do trade turístico,estamos com um pensamento único:desafios para reviver a atividade,que já ia muito mal no Brasil e no último verão,antes da pandemia e que despencou.No entanto,é necessário termos em mente,a todo tempo ,que a pandemia não acabou e que não são medidas ,que considero politiqueiras em anunciar fim das máscaras ou retomada do Carnaval e do Réveillon,que vão nos ajudar.A cautela é um instrumento vital,no planejamento e deve se acoplar no pensamento científico,no momento de tomar decisões ,para que não sejam constantemente feitos desmentidos e não cause esperanças falsas.

A vacinação avança muito em nosso país,apesar do negacionismo de algumas autoridades federais,inclusive o Presidente da República que insiste em incentivar eventos populares em sua defesa,que trazem aglomeração ,falta de máscara e um caos na imagem internacional,que não entende até hoje a indicação por ele de fármacos ,não reconhecidos pela OMS.Volto a dizer que não se trata de alternância de poder ou de coloração partidária.Líderes de direita no Poder,como Macron e Merkel,para citar como dois exemplos,se comportam como Estadistas ,seres pensantes e não vivem de casuísmos diários,que afetam,eles sim,a economia.

Já estamos cientes de que nos próximos 2 anos pelo menos,viveremos do turismo domestico e de proximidade.Os turistas internacionais só deverão optar por destinos mais longinquos ,num segundo momento.Assim,os esforços promocionais com os poucos recursos que existem e podem ser alocados devem priorizar o mercado brasileiro ou no máximo a América do Sul.Partamos também para politicas publicas de destinos complementários e que o diferencial competitivo seja justamente a adoção de protocolos de segurança.O marketing da pandemia é mostrar que o turista que vai nos visitar está cercado de cuidados,que vão protegê-lo.Um deles é o ´passaporte da vacina,que mostra respeito pelo outro e pela viabilidade de retomada.

Acompanho,com muita atenção, o que vem ocorrendo em outros países e sinto que cada realidade é diferente e se baseia em parâmetros ditados por situações peculiares.É bom lembrar que em vários lugares,mundo a fora,a vacinação não chegou nem a 10./. da população,o que é preocupante e alarmante.É o caso da Africa,do Haiti,para citar alguns exemplos ,que demandam ajuda internacional urgente,além de alguns asiáticos,com o Vietnam.É tempo de solidariedade ,cada dia mais esquecida e preconizada.Não tivemos nenhuma lição efetiva em quase dois anos de pandemia?

O maior evento do turismo brasileiro,o Abav Collab tenta acontecer em Fortaleza,de forma hibrida.É um esforço muito grande dos agentes de viagens e que merece nossa atenção e apoio.Buscam colocar em pratica protocolos avançados de realização e esperamos que ali nasçam grandes discussões e busca de soluções viáveis.Parte das lideranças dos agentes se mostra combativa e não chapa branca.Outro grande problema é a falta de discernimento de alguns lideres do trade,que fazem politiica de boa vizinhança com todo o sistema oficial.

As empresas aéreas brasileiras seguem caminhos de vôos lotados,em seus deslocamentos nacionais e os aeroportos não se estruturaram devidamente com álcool gel,cartazes de orientação e embarques sem filas nos fingers que levam aos aviões.Algumas empresas internacionais mostram apreço pelo passageiro e criaram além de novas configurações internas ,politicas especificas de proteção.

A vontade de retomar custe o que custar ou com projetos irreais vai custar caro,para os empresários de turismo,que precisam entender seu posicionamento estratégico no turismo de proximidade e familiar.É hora de parar,pensar,seguir com a cabeça erguida mas com indagações e questionamentos !

Arquivos
Buscar nos Blogs
O que deseja procurar?
Escritores
Newsletter
Receba as novidades