Eventos de sucesso!
Vanessa Martin
"O rápido crescimento da revolução tecnológica na indústria dos eventos levou à interrupção, bem como uma enorme oportunidade para um novo crescimento e um maior envolvimento dos participantes."
Joe Goldblatt
26
fevereiro
2020

Collaborative learning space: seu evento precisa ter!

escrito por Vanessa Martin

Collaborative learning space: seu evento precisa ter!

O espaço de aprendizado colaborativo em eventos veio para ficar.

Conheça um pouco mais sobre ele!

Por Vanessa Martin

26/02/2020

Cada participante quer personalização, networking e conteúdo. De qualquer evento que participa.

Seja no evento social, no qual ele quer se enturmar naquele grupo ou comunidade e saber mais sobre as pessoas presentes e sobre o tema/motivo do evento. Seja em qualquer evento corporativo, onde o conteúdo relevante é essencial para sua qualificação profissional, além de ser um momento único para conhecer novos contatos e estreitar relacionamento com quem ele já conhece. E a personalização do evento para ele oferece exatamente o que cada participante busca.

E o aprendizado colaborativo oferece tudo isso: personalização, networking e melhor absorção do conteúdo. Este pode ser o caminho mais curto para que se possa oferecer o grau de personalização dos eventos desejado pelos participantes.

Aprendizado colaborativo x espaço colaborativo

“É uma abordagem educacional do aprendizado que envolve grupos de pessoas trabalhando juntas para resolver um problema, concluir uma tarefa ou criar um produto.”(1)  Oferece vários pontos positivos na sua utilização, como ajudar a estimular e criar comunidades em torno de objetivos de aprendizado comuns, estimular a cooperação, diminuir a ansiedade e oferecer experiência sensorial e psicológica positiva.

É fato que todo ambiente pode afetar fortemente as emoções e o comportamento das pessoas. Os collaborative learning spaces, ou espaços de aprendizado colaborativos, são desenhados para encorajar grupo de pessoas ao networking, a aprender algo, realizar tarefas específicas ou conversações direcionadas e construtivas. Este ambiente inclusivo deve fazê-los se sentirem seguros, confortáveis e abertos para compartilhar seus conhecimentos com o outro.

Dicas para seu próximo evento

Para Smriti Bansal, o “ensino colaborativo é o futuro do networking”(2)  uma vez que propicia espaço que estimula a criação de comunidades para as pessoas a se conectarem e aprenderem umas com as outras, formando relacionamentos mais profundos e duradouros.

Algumas dicas dos especialistas dele e de outros especialistas para aplicar este conceito em seu próximo evento:

  1. Entenda o que os participantes querem aprender – Organize o conteúdo do seu evento baseado nas informações obtidas previamente em pesquisas pré e pós evento.
  2. Planeje sessões menores de aprendizado colaborativo – em grupos menores, os participantes poderão se envolver mais ativamente entre eles e aprofundar temas de interesse comum.
  3. Networking com propósito – anotar no crachá palavras que indicam suas preferências é um quebra-gelo simples sugerido por ele.
  4. Event design com leveza e foco - Ingrid Lee sugere que o design do evento utilize elementos que possam adicionar alegria e estimular a estado mental positivo (luz natural, elementos da natureza). mesas redondas e cores brilhantes). E que, assim como Bansal, o design deve ser estruturado a partir da compreensão clara dos objetivos e do que será ensinado.
  5. Desenhando o espaço de ensino colaborativo - O espaço deve estimular o pensamento crítico, a comunicação e a criatividade entre os envolvidos:
  6. Escolha orgânica - Dar opção de escolha dos assentos pelo participante como, por exemplo, ficar em pequenos ou grandes grupos, tipo de assento, etc.
  7. Flexibilidade - Ser flexível na escolha do mobiliário (oferecer vários tipos diferentes), na sua disposição e também em como são utilizados (devem ser fáceis de mover). Se a escolha recair sobre móveis incomuns, eles precisam ser confortáveis.
  8. Outros - Utilize ferramentas e instrumentos variados: quadro branco, flip chart, marcadores, Lego, etc.

TAKE AWAY

Use todas as opções que puder em seus eventos para estimular os participantes a ‘saírem da caixa’ e estarem abertos ao networking. Criatividade é a palavra da ordem. No formato das sessões/programação. Na escolha de mobiliário e sua disposição pelo espaço do evento. No tema e palestrante. No tipo de mobiliário. Em tudo!

Dizem que os espaços de aprendizado colaborativo devem ser parte de todo evento. Eu assino embaixo. E você?

(1) https://helloendless.com/why-collaborative-learning-is-the-future-of-event-networking/

(2) https://helloendless.com/why-collaborative-learning-is-the-future-of-event-networking/.


PARA SABER MAIS

Arquivos
Buscar nos Blogs
O que deseja procurar?
Escritores
Newsletter
Receba as novidades