Eventos de sucesso!
Vanessa Martin
"O rápido crescimento da revolução tecnológica na indústria dos eventos levou à interrupção, bem como uma enorme oportunidade para um novo crescimento e um maior envolvimento dos participantes."
Joe Goldblatt
29
março
2017

O chatbot veio para interagir mais os consumidores e as empresas!

escrito por Vanessa Martin

Interação maquina - humanos
Todas as atividades repetitivas e de fácil execução serão substituídas pelos bots. Se você navega na internet, já os conhecem, pois existem há bastante tempo. Mas, afinal, o que é bot?

Segundo a Wikipédia, bot é diminuitivo de robot, e ‘também conhecido como Internet bot ou web robot, é uma aplicação de software concebido para simular ações humanas repetidas vezes de maneira padrão, da mesma forma como faria um robô. Portanto, são softwares de resposta automática, ou programas de computador utilizados para automatizar procedimentos rotineiros e repetitivos e para realizar buscas automáticas e análises de informações em velocidades superiores à mente humana.

O relatório da Sabre Labs destacou três megatendências da tecnologia para o setor do turismo em 2017: interfaces de comunicação (novas formas de interagir com o consumidor), realidades digitais (realidade aumentada e virtual) e inteligência conectada (papel crescente na atuação de bots e robots).









Entre as aplicações mais conhecidas estão a exibição da propaganda mais adequadas ao usuário, em função da análise do seu comportamento durante a navegação e a implementação em sites para a comunicação com o internauta, como os chatterbots ou chatbot. São programas que simulam conversas com os usuários aparentando ser entre pessoas. Após receber a mensagem por escrito, analisam os dados e devolvem respostas automáticas de acordo com roteiro pré-definido. Como o MSN Messenger e o Yahoo! Messenger. Veja exemplo prático no vídeo da KLM (https://www.youtube.com/watch?v=PGLASey3MAE)

 Marcar reuniões
 Help Desk













Por oferecerem experiências diferencias e conteúdo personalizado ao consumidor, os bots já tem papel relevante no bate-papo online, no e-commerce e no atendimento ao cliente, oferecendo dicas e recomendações personalizadas de produtos e serviços. A cada dia, aparecem novas oportunidades de negócios com o marketing de conteúdo utilizando esta ferramenta digital.

Atento à estas potencialidades e às alterações de como os consumidores estão fazendo compras, interagindo e coletando informações sobre as marcas na web, algumas plataformas como o Facebook Messenger, Kik, Line e outros já permitem o desenvolvimento de bots (leia mais aqui).

Os aplicativos de eventos tornam-se ferramentas cada vez mais indispensáveis para a comunicação entre o evento, participantes e patrocinadores. Já há várias opções disponíveis dentro e fora do país. Opção interessante foi a Eva, criada pela event2mobile (e2m), no qual as necessidades dos participantes são resolvidas em chat, aparentemente entre duas pessoas. Mas é um chatbot para aplicativo de evento para agendamento ativo de reuniões, help desk, localização no local do evento, estímulo à participação em votações, quiz, perguntas e feedback, além de alertas proativos de updates e anúncios, como mostram as figuras a seguir.

 Indicar localização dentro do evento.













Os especialistas dizem que o chatbot não vai dominar por completo o relacionamento com o consumidor. Apenas ajudar a resolver as questões mais simples, deixando os mais complexos para a interação humana. Pelo sim e pelo não, a sua utilização reduz custos com mão-de-obra, acelera e otimiza o atendimento e aumenta da produtividade. Além disso, com a multiplicidade de aplicações possíveis e a agilidade do processo, entre outras vantagens para as empresas, a certeza é que eles vieram para ficar. O seu próximo evento usará chatbot?

Para saber mais

  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Bot
  • https://olhardigital.uol.com.br/noticia/entenda-de-uma-vez-por-todas-o-que-e-um-bot-e-como-ele-funciona/57075
  • http://www.midiatismo.com.br/chatbots-o-futuro-da-interface-de-interacao-entre-consumidor-e-empresa
  • http://elife.com.br/index.php/2017/03/23/social-media-na-pratica-automatizacao-atendimento-ao-cliente/?utm_source=Mailing+Brasil+%28atualizado%29&utm_campaign=2d9dea23c6-Tribos_de_Consumidores&utm_medium=email&utm_term=0_3c303d5255-2d9dea23c6-54311653&mc_cid=2d9dea23c6&mc_eid=df46f83a1c
  • http://www.businessleaders.com.br/categoria/lideranca/robos-farao-ate-o-trabalho-dos-ceos?utm_source=akna&utm_medium=email&utm_campaign=Audiencia+Business+Leaders+24-03-17
  • https://www.sprinklr.com/pt-br/the-way/os-top-7-casos-de-messenger-bots-para-marcas-e-por-que-eles-sao-incriveis
  • https://event2mobile.com/chatbots
  • https://chatbotsmagazine.com/heres-why-you-need-a-chatbot-for-your-next-great-event-81e5052852#.m8wk7rvd5

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