Eventos de sucesso!
Vanessa Martin
"O rápido crescimento da revolução tecnológica na indústria dos eventos levou à interrupção, bem como uma enorme oportunidade para um novo crescimento e um maior envolvimento dos participantes."
Joe Goldblatt
20
janeiro
2021

O virtual continuará forte em 2021. E o híbrido?

escrito por Vanessa Martin


O virtual continuará forte em 2021. 

E o híbrido?

Mudanças comportamentais e quarentena reforçam relevância do evento virtual e abrem caminho sólido para o híbrido.

Por Vanessa Martin

20/01/2021

Com o disparo do mercado online, do home office, das videoconferências e das restrições de deslocamento e proximidade física entre as pessoas, o comportamento do consumidor sofreu profundos impactos em 2020. Entre as principais alterações está a atenção e foco que se tornaram altamente voláteis e passaram a ser disputados ferozmente por todas as marcas, que continuam aprendendo a viver em ambiente preferencial ou completamente virtual.

Essas mudanças comportamentais também foram uma nova realidade no mercado de eventos em 2020, demandando inovação e tecnologia nas soluções que oferecem versatilidade, fácil navegabilidade e usabilidade para as atividades diárias do setor.

Há ainda a inegável complexa equação envolvendo a continuação do fluxo das ondas do COVID-19, as variações do vírus e a tão esperada vacinação, ainda em estágio inicial. Sendo bem realista, demanda muito tempo e investimento obter de 5 a 10 bilhões de uma única vacina, quando a produção de vacinas anual gira em torno de 6 bilhões/ano para todos os usos (¹). Sem falar nos prazos de distribuição e vacinação, entre outros aspectos.

Mas nem tudo são notícias ruins para 2021! Já existem 11 vacinas aprovadas ou em fase de liberação e a vacinação já começou. E também estão sendo desenvolvidos novos testes para detecção do vírus de forma rápida (15 min) e fácil (feito pelo mesmo profissional da saúde em seguida à coleta).

Há outros aspectos e informações relevantes para 2021:

O VIRTUAL CONTINUARÁ A CRESCER

Ainda por um período mais longo do que gostaríamos, os encontros remotos serão constantes, quer pela valorização do tempo disponível (que se torna mais escasso a cada dia), quer pela prevenção ao contágio

VALORIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO E AGILIDADE

O crescente volume de dados e de tarefas destaca a necessidade inexorável de se ter agenda pessoal e profissional eficiente. Com isso, as medidas de avaliação do tempo e atividades prioritárias ficam mais seletivas e exigentes pelo participante. O organizador de eventos também precisará aprimorar cada vez mais suas habilidades, buscando capacitação constante.

AUMENTAR A ABRANGÊNCIA GEOGRÁFICA

Essa é uma das principais vantagens oferecidas pelo híbrido: trazer para o evento aqueles que, por algum motivo, não poderiam estar presencialmente. O desafio está em integrar esses dois públicos e oferecer experiências complementares e envolventes.

APRIMORAMENTO DE PLATAFORMAS E FERRAMENTAS.

Aumento de demanda, gera aumento de oferta. Essa regra básica de economia, explica a explosão de plataformas digitais no seu número e no crescimento exponencial de novas ferramentas ofertadas em 2020. E continuará forte em 2021 tanto para o evento virtual, quanto para os híbridos.

RELEVÂNCIA DAS COMUNIDADES

Em momentos de crise, disrupção ou necessidade há forte movimento de agrupar e apoiar os seus pares. Vimos isso no ano passado, com a valorização dos grupos de interesse e associações. E essa tarefa ficará ainda mais complexa quando da integração do público online e o presencial. Este ano, aquele que construir e tratar com muito carinho sua comunidade de clientes e participantes possuirá fator decisivo de sucesso para os seus eventos.

CONCLUSÃO

O comportamento do participante foi afetado e alterado, solicitando das marcas e eventos muita inovação, conteúdo objetivo e assertivo, mas também primoroso e essencial.

Os indicadores apontam ainda que os encontros presenciais ainda demorarão um pouco mais para retornarem do que era esperado. E os eventos virtuais continuarão fundamentais ao longo do ano. Na medida que a vacinação consiga resultados significativos, a sensação de segurança impulsionará o híbrido que tenderá a ser mais e mais utilizado, consolidando a previsão de que este formato veio para ficar.


PARA SABER MAIS

  • (1) Bill Gates’ Blog - https://www.gatesnotes.com/About-Bill-Gates/Year-in-Review-2020
  • SURMONT, Beth, The 4 phases of virtual events - https://www.pcma.org/4-phases-virtual-events/
  • How seat selection empowered in-person attendees to find their safe place - https://www.meetingplay.com/blog/how-seat-selection-empowered-in-person-attendees-to-find-their-safe-place?utm_campaign=Blog&utm_medium=email&_hsmi=102179119&_hsenc=p2ANqtz-_Gy-OpzsYKMRvl-CR4Oohw23j0h-0DyR3o7Vx3UCzq6R7DbhdhDeB59-nel7pUCkjQI-aPLuga8ceog3tePP1-jhQ7jDnt8lHurugHtlGYylzH0Kw&utm_content=102179117&utm_source=hs_email
  • The benefits of hybrid event - https://www.meetingplay.com/blog/the-benefits-of-hybrid-events?utm_campaign=Blog%20Emails%20Focused&utm_medium=email&_hsmi=105709814&_hsenc=p2ANqtz-9JNt7WHkREPIW75ju7BLQnsYFToEf-H3G7l0ZONVkKXNdowv-IitvgWdTJpdKrqTbRG3NTnTTY6Wfqi57xillOE6Gtd_mhFMEApgkjEbRA3HFTreU&utm_content=105709814&utm_source=hs_email

Arquivos
Buscar nos Blogs
O que deseja procurar?
Escritores
Newsletter
Receba as novidades