Marketing, Comunicação & Eventos
Eduardo Moreira
"Cada segundo é tempo para mudar tudo para sempre."
Charles Chaplin
13
janeiro
2021

Por que meu evento precisa de um site?

escrito por Eduardo Moreira


São os pequenos detalhes que inovam e revolucionam, 
independente do porte do seu projeto ou evento já consolidado.


Até a chegada do Carnaval de 2020 tudo acontecia, normalmente entre aspas, na face da Terra. Depois da reviravolta que o mundo sofreu. Todos fomos obrigados, de certa forma, e uns mais outros menos, a sair da nossa zona de conforto. Esta mudança se deu através das ferramentas que já eram disponibilizadas na internet, tanto isto é fato que, por exemplo, as funções de streaming¹ e lives no Instagram, estão disponíveis no Brasil desde janeiro de 2017.

Claro que foi necessário que todos se ajudassem neste processo, até que em abril de 2020, o Instagram lançou a função de fazer doações por QR Code para colaborar com ONGs, instituições e pessoas que sofreram fortemente o impacto da pandemia.

Um dos profissionais mais afetados foram os que vivem de eventos. E se não pode ter aglomeração, cada um se virou para fazer o que podia e seguir adiante. “E assim caminha a humanidade''.


Tá, mas o que isso tem a ver com sites e, mais,
o que isto tem haver com sites para eventos?


Pensando nisso, cito abaixo alguns pontos que considero importantes e venho com o objetivo de lhe ajudar, até ao final deste artigo, entender o quanto um website produzido de forma profissional fará ou não diferença para o seu trabalho. Vamos lá?

Divulgar sua imagem com este elemento do marketing digital é um processo delicado, demanda conhecimento e estratégia específicas, principalmente se o cliente tem o objetivo de promover seu site, e em especial no Google, ou criar anúncios em qualquer outra plataforma com SEO, que nada mais é do que um conjunto de ferramentas que otimizam a busca na internet (Search Engine Optimization, em inglês).

E aqui cabe deixar sempre destacado que cada cliente é único e que todos possuem necessidades exclusivas e, muitas das vezes, até extremamente específicas, onde me permito reforçar aqui a importância de se pensar “fora da caixa” todos os dias de nossas vidas.


O QUE VOCÊ PRECISA OU PODE TER?

Normalmente, ao contratar os serviços de um WebMaster², o host³ (ou a agência de comunicação contratada) lhe oferece alguns pacotes onde inclui e-mails e números limites de alterações mensais no seu website.

Atenção. Fique atento ao que você precisa, ao que o universo digital disponibiliza e, não menos importante, à capacidade técnica do profissional a quem você vai confiar este trabalho.

Não se esqueça de se informar também sobre o backup (cópia de segurança), o tráfego, a velocidade, a transferência de dados, a manutenção, o suporte, e quais outras vantagens, além de dar preferência por websites responsivos, e se informar dos direitos e deveres que você terá com esta hospedagem.

Não se esqueça de se informar sobre quem é o proprietário do domínio contratado, além dos e-mails criados, se é você ou o profissional.


CONCENTRE TODAS AS INFORMAÇÕES

Nunca foi tão bem aplicável a frase “tempo é dinheiro”. Uma página na internet hoje é considerada uma das principais ferramentas que mostra a credibilidade e o profissionalismo do seu negócio, além de ser uma excelente forma de hospedar as informações e facilitar a utilização dos seus serviços. Vale lembrar que é também uma maneira importante de se aproximar do público. Páginas que coletam os dados dos usuários (sempre de forma transparente e legal) facilitam o desenvolvimento de campanhas de marketing no futuro.

O site deve fazer a ponte entre a equipe por trás da instituição e o público-alvo.

O site deve ser agradável, com imagens cuidadosamente escolhidas e tratadas, seguindo a identidade da marca / evento, a fim de cativar a atenção dos internautas e criar neles o interesse pelo seu evento, por exemplo, se o evento é de música eletrônica, quanto mais luzes e fundo preto, com neons e pessoas alegres, melhor.

Leia mais: Desenvolva a Estrutura do Seu Projeto em 15 Minutos


FIDELIZAÇÃO DO CLIENTE

O mercado hoje está repleto de ofertas. Existem muitas informações. A chave aqui é: mostre o seu diferencial. Fidelize seu cliente.

Neste patamar, a preocupação é com a colheita do que foi plantado ao longo de meses e até anos de investimentos (feitos de forma eficiente ou não). O importante aqui é rever tudo o que foi feito, refazer o que for necessário para não perder o cliente, seja estratégia de marketing, administração ou produto.

Em termos de estratégia de marketing, quem não gosta de receber mimos ou recompensas conforme você for utilizando os serviços daquela empresa? Todo mundo, não é? Eu, com certeza, amo. Até passo a olhar para a empresa com outros olhos. Vocês não?

Identificado um desafio, vamos trabalhar em inovações, supostas possibilidades que poderão amadurecer e trazer muitos clientes fiéis para seu projeto, seja ele uma empresa, um comércio ou um evento. De toda forma, estamos falando de pessoas com emoções, que pegam carinho, afeto ou ranço de marcas e produtos por qualquer motivo aparente ou não.

A sugestão aqui é uma plataforma simples ou mesmo um cartão de fidelidade, onde você faz a coleta dos dados dos seus clientes que futuramente precisará para entrar em contato, ou guardará com um fim específico (evite coletar informações que não serão usadas; não gere desconfiança, ao contrário, deixe seu cliente confortável e seguro em fornecer as informações que você quer.

Assim é possível interagir mais com seu cliente, marcar presença e se aproximar dele a fim de entendê-lo melhor.

Se você pensar e agir assim, seja honesto, quem não vai desejar ir aos seus próximos eventos?

Acredite: isso não é caro. E saiba, “se der ruim”, ao menos você aprendeu com tudo e é só dar um CTRL + Z e recomeçar. O cliente admira quem se reinventa para melhor atender às suas necessidades.


No mundo dos eventos, você já deve ter ouvido muito em Hotsite.

MAS AFINAL, O QUE É HOTSITE?

Imagine que Website (conjunto de páginas de internet) é um iceberg e o hotsite é a ponta dele que normalmente é usada em eventos.

De forma geral, o hotsite é uma página desenvolvida para uso temporário, ficando online apenas alguns dias, semanas ou, dependendo do objetivo e do prazo pré-determinado pelo contratante, alguns meses disponível para o público. Normalmente é usado para promoções de empresas ou algum evento, e costuma ter, além do formulário de contato, a inscrição, o formulário de cadastro, o regulamento e a descrição de prêmios, ou, em casos específicos, a função de pré-venda para o lançamento de um produto ou eventos.

Claro que produtoras e eventos já consolidados, possuem websites que sofrem atualizações periódicas e permanecem online por tempo indeterminado.

Leia mais: Marketing e Comunicação em Eventos


TERCEIRIZE!

Em muitos casos, a solução para te ajudar a impulsionar suas vendas, mostrar seu produto ou se expor mais e da melhor forma, pode estar na terceirização de serviços, onde o trabalho de todas as equipes seguem fluindo e vão mais além do que se esperava.

Seus fornecedores precisam estar aptos para desenvolver um projeto especial para seu evento, seja empresa, projeto ou pré-projeto, com a coleta do briefing, campanhas, e outras formas que sua agência (ou produtora) poderá trabalhar.


Por fim, o mais importante é se preocupar com a experiência que o seu cliente tem ao se deparar com a sua marca.


EDUARDO MOREIRA
Produtor de Conteúdo
Estúdio 520 Comunicação
eduardo.estudio520.com

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Streaming¹ - tecnologia de transmissão de dados pela internet, principalmente aúdio e vídeo, sem a necessidade de baixar o conteúdo. Muitos utilizados: YouTube, Spotify, Lives (instagram), etc.
WebMaster² - profissional capacitado para a criação e o desenvolvimento de sites, a partir de funções gerenciais, não necessariamente com programação - apesar de ter noção dessas ferramentas.
Host³ - servidor de hospedagem de site.

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