Marketing de Relacionamento e Incentivo
Edmundo Monteiro de Almeida
"A arte da comunicação não se resume apenas em saber falar e escrever, mas principalmente em saber se fazer entender.”
GUTEMBERG LAND
12
março
2021

Um combustível chamado motivação

Qual é o papel do Marketing Motivacional?

Ainda que pareça óbvio a motivação se desenvolve individualmente, apoiada em fatores cognitivos, trazendo realizações pessoais e contribuições.

Porém, o mais importante é que a verdadeira motivação só é efetivamente conseguida quando associada à realização pessoal.

O grande diferencial do Mkt motivacional não é gerar energia num momento o pontual, exemplo: o incentivo, mas mantê-la em longo prazo.

Não existe receita pronta nem fórmula mágica, a motivação nasce das necessidades humanas se desenvolve individualmente. Porem acreditamos que a energia da motivação multiplica o resultado de todas as atividades.

O que sabemos concretamente é que a motivação é o resultado interativo entre o propósito, a situação e o ator, no caso o ser humano.

Assim a motivação é uma força que aciona e direciona o nosso comportamento

No ponto de vista da psicologia a Motivação é inata, ela é uma força que atua sobre o intelecto fazendo o ser humano movimentar-se ou agir, na comunicação, no esporte, na vida, na autoestima, nos desafios.

O grande segredo da Motivação está no foco, na determinação que é o grande motivador do comportamento

Neste sentido ressalto as experiências vivenciais cada vez mais presentes na economia, na vida social, na vida corporativa, no turismo e no ato da compra?

Já no campo corporativo, há uma relação cognitiva das vivências empresariais, através do alinhamento das ações estratégicas coletivas, proporcionando aos participantes uma relação de parceria e colaboração difícil de ser conseguida de outro modo, a não ser fazendo participando

Nos jogos corporativos e nas vivências empresariais são utilizadas historias e fatos que vão da realidade à imaginação, utilizando metáforas e analogias, associadas aos negócios reais, na prática uma ação lúdica associada a estratégias, à motivação aos sentidos.

São ações que realizam sonhos, geram conhecimento e participação.

Uma comunicação que se revela nas experiências cognitivas, no imaginário, nas emoções que atuam nos sentidos, na realidade emocional, resgatando personalidade e identidade nas experiências.

Uma motivação que resgata nas vivências o envolvimento, a imaginação estimuladora dos sentidos.

As experiências motivacionais podem ser utilizadas como pratica e recurso criativo nas empresas, nas premiações e até como um grande diferencial nas viagens corporativas e Incentivo.

Neste sentido, ressalto as mudanças comportamentais focadas no desenvolvimento de competências relacionamento e resultados

Aqui a motivação não atua sozinha, ela está alinhada diretamente com a inovação.

Na prática a inovação é a reformulação, a mudança, de algo já feito ou construído.

Assim, ao analisarmos estas questões, precisamos entender a importância da inovação dentro do contexto da motivação comportamental.

Uma motivação focada nas necessidades internas ou externas, buscando nas mudanças nos relacionamentos, no trabalho, na inovação. O resultado é a criatividade decorrente da motivação.

Na relação com o consumidor, a influência da inovação é mais complexa. Assim, quanto mais clara e emocional for a linha de comunicação, mais clara é a forma da forma do consumidor decodificar informações e estímulos, e mais objetiva é a motivação do consumidor.

Porem, para que isso aconteça são necessárias mudanças comportamentais em todos os níveis, pessoais e profissionais, incluindo a criação de um ambiente motivacional inovativo que contribua para o desenvolvimento de novos produtos, ou formas de organização.

Finalizando, ressalto a importância da felicidade na arte de viver. Uma responsabilidade pessoal, uma meta na realização motivacional do ser humano realizado e feliz.

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